- Daniel Santa Cruz
Por que contratar uma consultoria especializada na gestão de cultura corporativa?
Contar com o apoio de profissionais especializados pode ser o grande diferencial para que sua empresa passe bem por períodos sensíveis, como momentos de fusão ou transição de gestão
Atualmente o mercado corporativo já reconhece que a cultura de cada organização é fundamental para o sucesso das companhias e, por isso, há consultorias especializadas em gestão de cultura organizacional, como nós, da Santo Caos. Para ilustrar e refletir sobre a importância desta questão, vamos apresentar dois cases reais que aconteceram em duas empresas, uma que contou com o apoio de uma consultoria especializada e outra não.
Uma empresa chinesa do setor de energia comprou a operação de empresas brasileiras do mesmo ramo de atividades. Eles optaram por implantar uma cultura que dialogasse com elementos da cultura chinesa e da brasileira. Com a ajuda de uma consultoria de cultura organizacional, eles desenvolveram um amplo diagnóstico, avaliando quais seriam os pontos delicados desta fusão de culturas, o que poderia causar atritos e frustrações e o que poderia ser “aproveitado” de cada cultura.
A partir deste estudo, a consultoria especializada estabeleceu junto ao cliente uma nova cultura organizacional de integração, aliando a disciplina chinesa ao senso de colaboração brasileiro, e vem obtendo bons resultados. O trabalho da consultoria de cultura organizacional consistiu em entender o contexto geral e presente da empresa, definir novos modelos de processos e valores, alinhá-los com as lideranças, comunicando para os colaboradores, com transparência e eficiência, esta nova etapa da companhia.
Já o outro caso que vamos apresentar agora demonstra que mudanças podem ser frustrantes, e que caso o contexto da própria empresa não seja muito favorável à criação da nova cultura, a chance de a empresa passar por um momento turbulento sem a ajuda de uma consultoria de cultura organizacional é grande.
Uma empresa brasileira do setor automotivo, com cerca de 6.000 funcionários, foi comprada por um fundo multinacional. Sai de cena o antigo CEO, popular entre os colaboradores, e chega o novo board: três CEOs de nacionalidades diferentes e com idiomas nativos distintos. São eles atualmente os responsáveis por tocar a operação no Brasil.
Eles não contrataram uma consultoria de cultura organizacional para promover esta fusão, que precisaria integrar os funcionários e sedimentar a nova cultura. Os próprios diretores divergem entre si, e acabam não dando diretrizes claras para os colaboradores, que ficam perdidos e frustrados. De uma hora para outra, já não se sabe quais os valores da companhia e até a logomarca foi substituída. A gestão foi súbita, verticalizada e impositiva: os colaboradores não foram consultados, nenhum diagnóstico foi realizado, o que tornou a adaptação a essa mudança muito difícil e já afeta os resultados da empresa no Brasil.
Estes dois cases ilustram bem como o apoio de uma consultoria de cultura organizacional é fundamental em um momento crucial como uma fusão ou transição de cultura. A consolidação de uma cultura exige um trabalho detalhado, rigoroso, um diagnóstico completo que escute e preze por contemplar a todos os colaboradores. Qualquer mudança gera medo e insegurança, por isso, a comunicação precisa ser muito cuidadosa.
É preciso saber prever os riscos inerentes a esse tipo de situação, e profissionais especializados podem apoiar as organizações para que este processo seja o mais fluido possível, minimizando conflitos, evitando altas taxas de perda de funcionários e uma possível queda de produtividade em decorrência dessas dificuldades.
VEJA TAMBÉM NO BLOG DA SANTO CAOS:
TRÊS QUESTÕES QUE UMA CULTURA ORGANIZACIONAL BEM DEFINIDA PODE RESOLVER EM SUA EMPRESA
COMO NÃO PERDER A CULTURA DA EMPRESA DURANTE UMA FUSÃO
COMUNICAÇÃO INTERNA: QUAIS AS AÇÕES REALMENTE EFETIVAS PARA ENGAJAR FUNCIONÁRIOS?