• Daniel Santa Cruz

Por que contratar uma consultoria especializada na gestão de cultura corporativa?

Contar com o apoio de profissionais especializados pode ser o grande diferencial para que sua empresa passe bem por períodos sensíveis, como momentos de fusão ou transição de gestão

Atualmente o mercado corporativo já reconhece que a cultura de cada organização é fundamental para o sucesso das companhias e, por isso, há consultorias especializadas em gestão de cultura organizacional, como nós, da Santo Caos. Para ilustrar e refletir sobre a importância desta questão, vamos apresentar dois cases reais que aconteceram em duas empresas, uma que contou com o apoio de uma consultoria especializada e outra não.

Uma empresa chinesa do setor de energia comprou a operação de empresas brasileiras do mesmo ramo de atividades. Eles optaram por implantar uma cultura que dialogasse com elementos da cultura chinesa e da brasileira. Com a ajuda de uma consultoria de cultura organizacional, eles desenvolveram um amplo diagnóstico, avaliando quais seriam os pontos delicados desta fusão de culturas, o que poderia causar atritos e frustrações e o que poderia ser “aproveitado” de cada cultura.

A partir deste estudo, a consultoria especializada estabeleceu junto ao cliente uma nova cultura organizacional de integração, aliando a disciplina chinesa ao senso de colaboração brasileiro, e vem obtendo bons resultados. O trabalho da consultoria de cultura organizacional consistiu em entender o contexto geral e presente da empresa, definir novos modelos de processos e valores, alinhá-los com as lideranças, comunicando para os colaboradores, com transparência e eficiência, esta nova etapa da companhia. 

Já o outro caso que vamos apresentar agora demonstra que mudanças podem ser frustrantes, e que caso o contexto da própria empresa não seja muito favorável à criação da nova cultura, a chance de a empresa passar por um momento turbulento sem a ajuda de uma consultoria de cultura organizacional é grande.

Uma empresa brasileira do setor automotivo, com cerca de 6.000 funcionários, foi comprada por um fundo multinacional. Sai de cena o antigo CEO, popular entre os colaboradores, e chega o novo board: três CEOs de nacionalidades diferentes e com idiomas nativos distintos. São eles atualmente os responsáveis por tocar a operação no Brasil.

Eles não contrataram uma consultoria de cultura organizacional para promover esta fusão, que precisaria integrar os funcionários e sedimentar a nova cultura. Os próprios diretores divergem entre si, e acabam não dando diretrizes claras para os colaboradores, que ficam perdidos e frustrados. De uma hora para outra, já não se sabe quais os valores da companhia e até a logomarca foi substituída. A gestão foi súbita, verticalizada e impositiva: os colaboradores não foram consultados, nenhum diagnóstico foi realizado, o que tornou a adaptação a essa mudança muito difícil e já afeta os resultados da empresa no Brasil.

Estes dois cases ilustram bem como o apoio de uma consultoria de cultura organizacional é fundamental em um momento crucial como uma fusão ou transição de cultura. A consolidação de uma cultura exige um trabalho detalhado, rigoroso, um diagnóstico completo que escute e preze por contemplar a todos os colaboradores. Qualquer mudança gera medo e insegurança, por isso, a comunicação precisa ser muito cuidadosa.

É preciso saber prever os riscos inerentes a esse tipo de situação, e profissionais especializados podem apoiar as organizações para que este processo seja o mais fluido possível, minimizando conflitos, evitando altas taxas de perda de funcionários e uma possível queda de produtividade em decorrência dessas dificuldades.

VEJA TAMBÉM NO BLOG DA SANTO CAOS:

TRÊS QUESTÕES QUE UMA CULTURA ORGANIZACIONAL BEM DEFINIDA PODE RESOLVER EM SUA EMPRESA

COMO NÃO PERDER A CULTURA DA EMPRESA DURANTE UMA FUSÃO

COMUNICAÇÃO INTERNA: QUAIS AS AÇÕES REALMENTE EFETIVAS PARA ENGAJAR FUNCIONÁRIOS?

Compartilhe isso:

  1. Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)

  2. Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)

  3. Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)

  4. Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

0 visualização

Posts recentes

Ver tudo

©2020 por Santo Caos.