- Daniel Santa Cruz
5 ideias para o seu time valorizar a diversidade em empresas
Compreender o quadro de funcionários como o reflexo da organização social permite otimizar estratégias para ações lucrativas.
O tema diversidade em empresas é muito relevante para os estudos de melhorias organizacionais. A força de trabalho vem se diversificando, e é um movimento social do qual o universo corporativo pode se beneficiar.
A gestão pautada na diversidade é vista hoje como aliada enquanto enfrentamento da desigualdade social, principalmente, porque a igualdade de oportunidades para todos os cidadãos está garantida por lei. Além disso, é lucrativa para a empresa, pois a fortalece em diversos aspectos frente ao mercado.
Confira, a seguir, algumas ideias para conscientização e valorização da diversidade em empresas: 1. Faça o mapeamento do quadro de funcionários.
Se pensarmos sob a perspectiva de que todos somos diferentes em algum aspecto, notaremos que a diversidade em empresas já existe. Ao realizar o levantamento do perfil das identidades grupais presentes na organização – quanto ao gênero, idade, raça, etnia, PcDs, orientação sexual etc. ─, haverá abertura à compreensão apurada do grupo dominante entre os colaboradores.
2. Elabore soluções que tragam mais heterogeneidade na empresa.
A partir dos dados colhidos, analise as gaps identificadas. Ter ciência das lacunas permitirá traçar um plano de ação, seguindo critérios de acordo com as necessidades mais urgentes. Com isso, é possível, por exemplo, obter maior diversidade na empresa ao equilibrar a representatividade dos grupos em um próximo recrutamento, implantar programas de retenção, plano de carreira ou desenvolvimento de liderança visando à inclusão. 3. Mostre aos gestores os benefícios da diversidade.
A ênfase na diversidade em empresas atribui maior possibilidade da liderança trabalhar de forma colaborativa para buscar soluções. Uma equipe heterogênea traz grande chance de crescimento sustentável e lucrativo, porque carrega consigo inovação, expansão de perspectivas e, com isso, retorno em longo prazo sobre os investimentos. 4. Incentive a cultura inclusiva.
Para fomentar a diversidade em empresas, é preciso criar uma série de novos hábitos e procedimentos a favor do respeito, empatia e acolhimento no cotidiano corporativo. Assim, ofereça condições de trabalho confortáveis e equiparadas em termos de comunicação, acessibilidade e adaptação ao ambiente. Além disso, para uma real transformação cultural da empresa e do dia a dia da companhia, também é fundamental o engajamento dos líderes, abraçando a ideia. 5. Filie-se em associações que têm a diversidade como pauta.
Não basta adotar a política da diversidade em empresas. É preciso, também, retirar do plano das ideias e aplicar em sua organização. Filiar-se a associações que tratam deste assunto pode ser uma forma eficaz de alinhamento entre discurso e prática.
O Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, por exemplo, é uma Oscip cuja missão consiste em mobilizar, sensibilizar e ajudar as empresas a gerir seus negócios de forma responsável eticamente, em prol de uma sociedade economicamente próspera e socialmente justa.
Já a #Iniciativa Empresarial pela Igualdade representa uma plataforma de articulação entre empresas comprometidas em buscar um desempenho ainda mais significativo na abordagem do tema diversidade em empresas, constituindo-se em um espaço de diálogo do empresariado brasileiro em torno dos seus compromissos com a inclusão, a promoção e a valorização da diversidade étnico-racial. Ela encabeça o projeto os “10 compromissos das Empresas com a Promoção da Igualdade Racial”, ao qual diversas empresas estão aderindo.
Gostou do nosso artigo? A sua organização pratica alguma ação voltada para a valorização da diversidade em empresas? Deixe seu comentário abaixo.
VEJA TAMBÉM EM NOSSO BLOG: Inclusão Racial: O que as empresas podem fazer para mudar o status quo
Deficiente intelectual no mercado de trabalho: um tabu
Como mensurar os resultados de um programa de diversidade?