• Daniel Santa Cruz

5 ideias para o seu time valorizar a diversidade em empresas

Compreender o quadro de funcionários como o reflexo da organização social permite otimizar estratégias para ações lucrativas.

O tema diversidade em empresas é muito relevante para os estudos de melhorias organizacionais. A força de trabalho vem se diversificando, e é um movimento social do qual o universo corporativo pode se beneficiar.

A gestão pautada na diversidade é vista hoje como aliada enquanto enfrentamento da desigualdade social, principalmente, porque a igualdade de oportunidades para todos os cidadãos está garantida por lei. Além disso, é lucrativa para a empresa, pois a fortalece em diversos aspectos frente ao mercado.

Confira, a seguir, algumas ideias para conscientização e valorização da diversidade em empresas: 1. Faça o mapeamento do quadro de funcionários.

Se pensarmos sob a perspectiva de que todos somos diferentes em algum aspecto, notaremos que a diversidade em empresas já existe. Ao realizar o levantamento do perfil das identidades grupais presentes na organização – quanto ao gênero, idade, raça, etnia, PcDs, orientação sexual etc. ─, haverá abertura à compreensão apurada do grupo dominante entre os colaboradores.

2. Elabore soluções que tragam mais heterogeneidade na empresa.

A partir dos dados colhidos, analise as gaps identificadas. Ter ciência das lacunas permitirá traçar um plano de ação, seguindo critérios de acordo com as necessidades mais urgentes. Com isso, é possível, por exemplo, obter maior diversidade na empresa ao equilibrar a representatividade dos grupos em um próximo recrutamento, implantar programas de retenção, plano de carreira ou desenvolvimento de liderança visando à inclusão. 3. Mostre aos gestores os benefícios da diversidade.

A ênfase na diversidade em empresas atribui maior possibilidade da liderança trabalhar de forma colaborativa para buscar soluções. Uma equipe heterogênea traz grande chance de crescimento sustentável e lucrativo, porque carrega consigo inovação, expansão de perspectivas e, com isso, retorno em longo prazo sobre os investimentos. 4. Incentive a cultura inclusiva.

Para fomentar a diversidade em empresas, é preciso criar uma série de novos hábitos e procedimentos a favor do respeito, empatia e acolhimento no cotidiano corporativo. Assim, ofereça condições de trabalho confortáveis e equiparadas em termos de comunicação, acessibilidade e adaptação ao ambiente. Além disso, para uma real transformação cultural da empresa e do dia a dia da companhia, também é fundamental o engajamento dos líderes, abraçando a ideia. 5. Filie-se em associações que têm a diversidade como pauta.

Não basta adotar a política da diversidade em empresas. É preciso, também, retirar do plano das ideias e aplicar em sua organização. Filiar-se a associações que tratam deste assunto pode ser uma forma eficaz de alinhamento entre discurso e prática.

Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, por exemplo, é uma Oscip cuja missão consiste em mobilizar, sensibilizar e ajudar as empresas a gerir seus negócios de forma responsável eticamente, em prol de uma sociedade economicamente próspera e socialmente justa.

Já a #Iniciativa Empresarial pela Igualdade representa uma plataforma de articulação entre empresas comprometidas em buscar um desempenho ainda mais significativo na abordagem do tema diversidade em empresas, constituindo-se em um espaço de diálogo do empresariado brasileiro em torno dos seus compromissos com a inclusão, a promoção e a valorização da diversidade étnico-racial. Ela encabeça o projeto os “10 compromissos das Empresas com a Promoção da Igualdade Racial”, ao qual diversas empresas estão aderindo.

Gostou do nosso artigo? A sua organização pratica alguma ação voltada para a valorização da diversidade em empresas? Deixe seu comentário abaixo.

VEJA TAMBÉM EM NOSSO BLOG: Inclusão Racial: O que as empresas podem fazer para mudar o status quo

Deficiente intelectual no mercado de trabalho: um tabu

Como mensurar os resultados de um programa de diversidade?

Compartilhe isso:

  1. Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)

  2. Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)

  3. Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)

  4. Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

0 visualização

Posts recentes

Ver tudo

©2020 por Santo Caos.