• Daniel Santa Cruz

7 desafios de engajamento que a sua empresa pode estar enfrentando

Chegamos em outubro, o Mês do Engajamento! E iniciamos as comemorações do aniversário de 7 anos da Santo Caos com um artigo especial. Nele, listamos os sete problemas que a sua empresa pode estar enfrentando, sem perceber que são na verdade desafios de engajamento. Confira quais são os efeitos mais comuns que a falta de engajamento traz para as empresas, e que ajudamos a solucionar em mais de 75 clientes:

Cultura pouco alinhada

Peter Drucker, guru internacional da gestão de negócios, disse a seguinte frase: “Culture eats strategy for breakfast”. Em tradução livre, “A cultura come a estratégia no café da manhã”. O que Drucker quis dizer com isso é que, se não houver uma cultura organizacional bem desenhada, alinhada e comunicada, nenhuma estratégia corporativa é capaz de ter sucesso nos dias de hoje.

Isso porque a cultura dita a forma como as pessoas (conscientemente ou não) executam suas tarefas no dia a dia, os comportamentos esperados, os perfis desejados pela organização… Enfim, permeia tudo que acontece numa empresa, do macro ao micro.

É de se esperar, portanto, que a cultura organizacional tenha um impacto enorme na estratégia de uma empresa, e em sua execução.

Mas, para que uma cultura organizacional esteja bem alinhada, é preciso levar em consideração fatores como o propósito da empresa, a percepção dos líderes e dos colaboradores em geral. E isso passa por um forte movimento de engajar pessoas em torno de uma cultura desejada.

Aqui na Santo Caos, já realizamos projetos de transformação cultural para empresas como Grupo Águia Branca, Fleetcor e Sabesp. E percebemos que para um movimento desses ter sucesso, conhecer o contexto da empresa é fundamental. Assim como é fundamental que as pessoas estejam engajadas com isso.

Empresa pouco inclusiva

Algumas empresas ainda não veem essa conexão, porém a falta de inclusão é sim um desafio de engajamento. As causas de uma empresa ser pouco inclusiva podem ser várias: cultura que repele as diferenças, liderança que não abraça o tema, colaboradores sem preparo para conviver com o diferente, vieses inconscientes no recrutamento e promoção etc.

Todas essas causas têm em comum um ponto fundamental que é a falta de engajamento dos atores internos da organização. Do RH aos líderes, passando pelos colaboradores, todos precisam estar engajados com o tema. Portanto, para falar de diversidade e inclusão, é preciso considerar fortemente a questão do engajamento. Aqui na Santo Caos, já ajudamos empresas como MRV, GPA, Bank of America Merrill Lynch, Ortho Clinical e Portocel a desenvolverem iniciativas de inclusão.

Produtividade em queda

Pode parecer óbvio, mas se a sua equipe não atinge as metas esperadas, isso provavelmente envolve um desafio de engajamento. E isso não é necessariamente culpa do colaborador.

Em muitos casos, as metas não ficam claras, ou não fazem sentido; a interação entre áreas prejudica o andamento do trabalho; o estilo de liderança praticado não favorece uma utilização eficiente dos recursos. Enfim, nem sempre a falta de produtividade é resultado de uma falta de dedicação do time. Por isso, para ficar nos exemplos anteriores, é importante entender como engajar as pessoas com seus objetivos, como favorecer uma melhor integração, de que forma o líder pode agir para otimizar processos etc. E tudo isso passa necessariamente por escutar as pessoas, entender suas necessidades e solucioná-las da melhor forma. Ou seja, por engajar todos em torno de um objetivo comum.

Comunicação ineficiente

Já falamos aqui sobre como a comunicação impacta diretamente nos resultados de projetos e até mesmo de um negócio. Porém, a comunicação ineficiente tem efeitos também sobre o engajamento das equipes. Em nosso estudo “Migué”, uma das principais causas apontadas para esse comportamento foi a comunicação falha entre liderança e colaborador. Sabemos que a liderança é hoje um dos principais canais de comunicação dentro de uma organização. Se o líder não faz a comunicação fluir, pode não ter compreendido seu papel nesse aspecto, ou não estar capacitado. Para engajar um líder e transformá-lo em comunicador, é preciso ter em mente todos esses aspectos. E entender que isso impacta também no engajamento do time. Nestes 7 anos, já ajudamos empresas como Pepsico, Jalles Machado, Claro e Edenred a solucionar desafios de engajamento com a comunicação.

Migué e absenteísmo

Já que falamos de migué, é importante apontar que nem toda tentativa de “fugir” do trabalho se deve à má comunicação. Uma empresa que sofre com migués frequentes, absenteísmo e “sumiço” dos colaboradores com certeza tem um desafio complicado de engajamento para resolver.

Para entender as raízes disso, é preciso mergulhar a fundo no dia a dia da empresa e investigar o que pode estar causando esse desengajamento. Uma pesquisa de engajamento aliando metodologias quanti e quali, por exemplo, seria uma ferramenta poderosa. Para a partir daí, desdobrar planos de ação específicos e melhorar esse cenário.

Perda de talentos

Se a sua empresa está perdendo talentos para a concorrência, seja pela saída de bons profissionais, quanto pela dificuldade em recrutar, pode ter certeza que isso é um tema de engajamento. O alto turnover é comum em alguns setores, porém se ele começa a afetar a qualidade, deve-se olhar com cuidado.

O mesmo vale para a dificuldade em recrutar: provavelmente isso se deve a uma EVP (proposta de valor) pouco atrativa, e a uma marca empregadora que não demonstra os diferenciais da empresa. Nós ajudamos o McDonald’s a solucionar esse desafio, e o turnover da gigante de alimentos caiu de 170% para 80% em dois anos.

Dificuldade em inovar

Se as equipes não ficam confortáveis para inovar, elas podem estar enfrentando desafios de engajamento. A falta de inovação pode ser um sintoma de que as pessoas sequer sabem como poderiam fazer para inovar; ou até mesmo de que existam barreiras que as impeçam de sugerir novas ideias. Independente de qual seja a hipótese mais provável, é comprovado que equipes engajadas inovam mais. Por isso, se a sua empresa não tem facilidade em inovar, é hora de se preocupar com engajamento.

Como vimos, muitos desafios das empresas podem estar relacionados ao engajamento. E aí, a sua empresa está passando por algum deles? Conte conosco para ajudar nessa jornada de engajamento!

Compartilhe isso:

  1. Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)

  2. Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)

  3. Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)

  4. Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

#comunicaçãointerna #inovação #liderançaeengajamento #produtividade

2 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

©2020 por Santo Caos.