• Daniel Santa Cruz

05 consequências do baixo engajamento de equipe para as empresas

Queda da produtividade, altos índices de turnover e aumento de custos integram a lista dos impactos gerados pelo baixo engajamento de equipe.

A falta de engajamento dos funcionários pode significar o fracasso de uma empresa. Afinal, é a força dos colaboradores que faz os objetivos das companhias serem alcançados.

Veja neste artigo os principais efeitos do baixo engajamento de equipe e os prejuízos que ele traz para as organizações.

  1. BAIXA PRODUTIVIDADE

Geralmente, a queda da produtividade é o primeiro aspecto percebido quando o engajamento da equipe diminui, uma vez que ela ressoa diretamente nos resultados da empresa. Por isso, é muito importante que os líderes de áreas e, principalmente, os gestores de Recursos Humanos das companhias estejam sempre atentos, procurando entender por que as pessoas não estão engajadas. Só assim será possível implantar as ações e os programas adequados para manter e/ou aumentar o engajamento da equipe.

  1. TURNOVER

A “fuga dos talentos” é uma das mais temidas consequências do baixo engajamento de equipe. O turnover, além de gerar altos custos financeiros, implica outros impactos negativos para as organizações, como o comprometimento do clima organizacional e até da relação com os clientes. Em 2015, uma pesquisa realizada pela Deloitte revelou que a alta rotatividade de funcionários está ligada, principalmente, à falta de lideranças qualificadas. Estes gestores despreparados não conseguem lidar junto às suas equipes com uma série de situações cotidianas. Os colaboradores, por outro lado, se sentem desvalorizados e desmotivados, e acabam rapidamente se interessando por outras oportunidades de trabalho.

  1. MENOR POTENCIAL DE INOVAÇÃO

É muito comum que pessoas pouco engajadas em suas funções façam apenas o suficiente para manterem os seus empregos. O espaço para o diálogo, para novas ideias e novos projetos tem relação direta com o sentimento de pertencimento e a conexão com o propósito da empresa, dois importantes agentes do engajamento. Por isso, equipes pouco engajadas também apresentam menor potencial de inovação.

  1. AUMENTO DE CUSTOS

Pense em um funcionário do setor operacional de uma fábrica, que deve seguir um conjunto de procedimentos para a produção de uma mercadoria. Agora suponha que este colaborador esteja com o engajamento baixo. Será que ele estará atento aos processos, estará comprometido em reduzir os desperdícios, minimizar os erros e evitar os acidentes de trabalho? Provavelmente, não. O senso de responsabilidade deste funcionário com relação às suas atividades estará fragilizado e o principal impacto disso a empresa sentirá “no bolso”.

  1. CLIMA ORGANIZACIONAL TÓXICO

Segundo Philip Kotler, considerado um dos maiores especialistas em marketing da atualidade, clientes satisfeitos contam sobre a sua experiência positiva para cerca de 3 pessoas, enquanto que os clientes insatisfeitos relatam sobre a sua experiência negativa para cerca de 11 pessoas.

Esta mesma lógica pode ser aplicada para os funcionários de uma empresa: a desmotivação de uma equipe com baixo engajamento pode influenciar e contaminar outros colaboradores, de maneira muito rápida e intensa, contribuindo para um clima organizacional geral muito tóxico.

Gostou do assunto da matéria? Quer compartilhar suas dúvidas e opiniões sobre engajamento de equipe conosco? Deixe o seu recado no campo de comentários!

VEJA TAMBÉM EM NOSSO BLOG

O que fazer para estimular o intraempreendedorismo na sua empresa?

Campanha motivacional para funcionários: por onde começar?

Questionário de clima organizacional: como fazer?

Imagem: Freepik

Compartilhe isso:

  1. Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)

  2. Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)

  3. Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)

  4. Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

#baixoengajamentodeequipe #baixoengajamentodefuncionarios

0 visualização

Posts recentes

Ver tudo

©2020 por Santo Caos.