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Implementação de um programa de diversidade

Estruturar um programa de diversidade tem sido uma das principais demandas das organizações nos últimos anos.

Isso acontece não apenas por pressão dos stakeholders e pelo crescimento da agenda ESG nas empresas, mas também porque a inclusão pode trazer ganhos financeiros.

Assim, implantar um programa de diversidade acaba sendo um caminho muito importante para tornar as empresas mais justas, inclusivas e competitivas.

Neste artigo, falaremos um pouco mais sobre a importância de um programa bem estruturado e que possa ter resultados mensuráveis. Confira!

 

Como mensurar os resultados de um programa de diversidade?

O processo de inclusão de diferentes minorias dentro da sua empresa é cada vez mais importante. Mas, como medir se isso está funcionando? Preparamos algumas dicas para você. Dê uma olhada!

Estudos mostram que empresas com um quadro de funcionários que inclui minorias pode alcançar mais lucros do que suas concorrentes. Além disso, é muito comum estas organizações ganharem visibilidade no mercado pelo fato de darem importância ao tema da inclusão. Por isso, muitas companhias já possuem programa de diversidade. Mas a questão que fica é: será que estes programas têm tido efetividade? Neste artigo, selecionamos algumas dicas que ajudarão você a mensurar os resultados do programa de diversidade de sua companhia. Acompanhe!

Faça um recenseamento interno sobre o seu quadro de funcionários.

O primeiro passo para medir os resultados de um programa de diversidade na empresa é verificar regularmente se o seu quadro de funcionários é inclusivo: quantos negros, LGBTQ+s, PCDs, mulheres, entre outras minorias, trabalham na organização? Estes números já revelarão se você pode se orgulhar ou se preocupar com o programa de diversidade vigente.

Aqui, também é importante observar se estas minorias ocupam cargos de liderança dentro da companhia. Este é mais um indicativo essencial para avaliar se o seu programa de diversidade está realmente funcionando ou ainda precisa de ajustes.

Cruze dados do programa de diversidade com indicadores da empresa.

Saber se o programa de diversidade está sendo efetivo é fundamental para o bem-estar geral da empresa. Para que isso aconteça, é necessário avaliar o antes e depois de diversos indicadores, a partir da contratação de minorias.

Além do recenseamento regular, que analisa os dados diretamente relacionados à diversidade, como a presença de mulheres, negros, LGBTQ+s e PCDs na empresa, também é importante avaliar, por exemplo, como ficou o clima organizacional e os resultados da companhia após as novas contratações.

Também é interessante examinar as taxas de absenteísmo, de Estruturar um programa de diversidade tem sido uma das principais demandas das organizações nos últimos anos.e até mesmo impactos sobre a satisfação dos clientes.

Veja se os funcionários compreendem a importância de um programa de diversidade.

Procure saber dos próprios funcionários o que eles pensam sobre o programa de diversidade implantado pela empresa. Se você perceber que eles não têm claro o propósito da ação, pode ser um sinal de que o projeto não atingiu os seus objetivos. Os colaboradores devem entender o quanto um programa de diversidade é benéfico para a organização e para eles próprios. A troca e convivência com pessoas de diferentes gêneros, etnias, culturas e realidades sociais proporcionam grande crescimento pessoal e profissional.

Sua empresa já possui um programa de diversidade? Você tem alguma dica para ajudar a mensurar os resultados de ações de inclusão?  Não? fale conosco

Sua empresa fala de diversidade fora das datas comemorativas?

Por conta do Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, comemorado dia 28 de Junho, este é um mês em que os temas relativos à diversidade e inclusão ganham muita visibilidade nas empresas e no mercado como um todo, muitas vezes se concentrando nas discussões de orientação sexual e identidade de gênero. Aqui na Santo Caos, acreditamos sim que as datas comemorativas são importantíssimas para trazer assuntos à tona. Mas as ações não podem acontecer apenas nestes dias ou meses específicos. Defendemos que, assim como em Novembro – por conta do Dia da Consciência Negra, e em Junho – quando vemos as empresas usando as cores da bandeira LGBTQIA+ em suas comunicações e trabalhando com influencers do tema em campanhas, a diversidade deveria ser uma preocupação constante e independente de um ou outro contexto.

Seguir um “calendário de diversidade” é uma das maneiras de começar a trabalhar o assunto nas organizações. Isso não é um problema. Passa a ser uma questão quando se para por aí. Mais do que reconhecer determinado público em datas específicas, para trabalhar a diversidade e a inclusão de forma efetiva, é preciso pensar nela de maneira mais ampla.

Algumas perguntas podem ajudar

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