A construção de um ambiente de trabalho saudável passa pela qualidade da comunicação que existe ali entre todos que atuam em determinada empresa, o que inclui gestores e colaboradores. Afinal, nem tudo são números! O êxito de uma organização está ligado também aos relacionamentos interpessoais que surgiram naquele espaço e à confiança que norteia as equipes. E é aqui que entra um aspecto fundamental: a escuta empática. Entenda qual a sua importância para a vida do profissional e como ela ajuda no engajamento, aqui neste conteúdo da Santo Caos.
O que é escuta empática?
Primeiramente, vamos começar pelo básico e falar sobre do que se trata a escuta empática. Todos nós, quando estamos tendo um diálogo com alguém, queremos que essa outra pessoa não esteja ali apenas como um ouvinte, desejamos que ela se mostre atenta ao que está sendo exposto e não faça somente aquela famosa “cara de paisagem”. No fundo, o que nós desejamos é que o outro compreenda o nosso ponto de vista.
Ou seja, na escuta empática o ouvinte não demonstra somente atenção, ele mostra compreensão para o interlocutor, considera a sua opinião, reconhece os seus sentimentos sobre o tema e se coloca no lugar do outro. Por isso, não espere conselhos e críticas. Quem pratica a escuta empática oferece apoio e encorajamento. O respeito é um dos seus pilares.
Benefícios da escuta empática no ambiente de trabalho
Tendo em vista a definição sobre o que é escuta empática, você pode estar pensando que ela é crucial somente quando o assunto é vida pessoal. Mas saiba que ela também traz uma série de vantagens para a construção de um ambiente de trabalho saudável. Veja alguns exemplos:
- Maior produtividade: o estresse e a má qualidade da comunicação afetam diretamente a saúde emocional dos colaboradores. Neste tipo de cenário é difícil apresentar um bom rendimento. Por isso, em um ambiente de escuta empática, os resultados tendem a ser melhores. Aqui os colaboradores conseguem perceber o seu valor dentro da empresa e trabalhar mais motivados;
- Uma comunicação interna mais eficaz: a escuta empática está na raiz de uma boa comunicação. Portanto, em um lugar onde ela é estimulada há um diálogo saudável entre os gestores e suas equipes. Além disso, esse tipo de escuta está diretamente relacionado à prática de dar e receber feedbacks;
- Gestão de conflitos: esse ponto está diretamente ligado ao anterior. Com uma melhor comunicação, são bem menores as chances de existirem ruídos e falhas que costumam dar origem a conflitos dentro das empresas;
- Relacionamento interpessoal mais sólido: escuta empática e trabalho em equipe andam juntos. O profissional que é adepto desse tipo de escuta se comunica melhor, faz alinhamentos de forma satisfatória e consegue entender as opiniões dos outros. Dessa maneira, os relacionamentos interpessoais são fortalecidos e o trabalho em equipe é favorecido;
- Um ambiente mais acolhedor: onde a escuta empática é praticada, os colaboradores se sentem mais confortáveis para expor e defender as suas ideias, o que torna o ambiente mais leve, pois eles sabem que serão compreendidos;
- Menor rotatividade: se o colaborador se sente tão bem no ambiente de trabalho, não há motivo para ele querer ir embora, certo? A escuta empática contribui diretamente para a retenção de talentos;
- Estímulo à inovação: quando se está em um lugar onde há a sensação de confiança para expressar suas opiniões e ideias, é normal que a criatividade aflore. Afinal de contas, uma equipe reúne pessoas com diferentes backgrounds, e da combinação de suas visões pode sair a solução ideal.
A escuta empática como ferramenta de engajamento
Como a escuta empática garante um ambiente de trabalho mais fluido, comunicativo e baseado na confiança, as equipes se sentem mais motivadas a dar o seu melhor porque sabem que todos serão reconhecidos. Gestores que atuam com base na empatia conseguem reconhecer as qualidades e diferenciais de cada membro do seu time.
E com um clima organizacional calcado no espírito de coletividade, as empresas conquistam uma boa imagem no mercado e atraem bons profissionais para os seus quadros. Viu como investir na escuta empática compensa?
O desenvolvimento da escuta empática
É possível trabalhar a escuta empática no dia a dia a fim de desenvolver essa habilidade. Uma ação básica é falar sobre o tema no cotidiano com os colaboradores. Ela pode ser tema de rodas de conversa e até reuniões. Uma outra ótima medida é convidar especialistas no assunto para dar workshops e treinamentos.
A empresa ainda pode criar políticas de acolhimento e fazer pesquisas internas para verificar como os colaboradores se sentem em relação à empresa e como avaliam o processo de escuta existente. Criar e fortalecer a cultura de feedbacks é outro ponto crucial.
Quer conhecer outras formas de desenvolver a escuta empática dentro da sua empresa? Então entre já em contato com a Santa Caos. Desde 2013, transformamos a relação entre pessoas e empresas para gerar mais satisfação, orgulho em pertencer, inclusão e melhores resultados. Obtenha a transformação real que você tanto deseja para o seu negócio. Clique aqui para falar com a gente e saber qual é a solução ideal para a sua organização.