O eNPS consiste em uma métrica adaptada da NPS, voltado a mensurar o quanto o público interno recomenda uma marca para as outras pessoas.
Trata-se de um recurso que possibilita analisar e incentivar o comprometimento do time com a organização, o que impacta em seu desempenho. Neste artigo, explicamos tudo sobre o assunto. Confira!
Colaboradores motivados e engajados fazem toda a diferença no desempenho de uma organização, além de serem potenciais promotores de uma marca empregadora.
Porém, para garantir seu engajamento, vários aspectos devem ser levados em consideração, como uma cultura organizacional que promova a diversidade e a atuação de um líder servidor.
De todo modo, é possível mensurar o quanto os colaboradores de uma empresa a recomendam para outras pessoas por meio do Employee Net Promoter Score (eNPS). Sendo assim, preparamos este texto para explicar tudo sobre o tema. Nosso conteúdo está dividido em tópicos:
- eNPS: o que é essa métrica?
- Qual é a sua importância?
- Employer branding e o eNPS
- Millennials, Geração Z e o eNPS
- Como fazer o cálculo eNPS?
- Pesquisa ePNS na prática: veja o passo a passo para aplicá-la
Boa leitura!
eNPS: o que é essa métrica?
Para entender o que é eNPS, em primeiro lugar, é necessário compreender o conceito de NPS.
Net Promoter Score ou NPS se trata de uma métrica que tem a finalidade de mensurar o quanto um cliente recomendaria uma organização a partir do seguinte questionamento: “em uma escala de 0 a 10, quais seriam as chances de você recomendar nossa empresa?”.
Na prática, quanto maior a pontuação, maior o nível de satisfação do cliente com a marca, bem como sua fidelidade.
Esse conceito foi elaborado em 2003 pela consultoria Bain & Company e, atualmente, é aplicado por milhões de empresas a fim de analisar a maneira como são percebidas por seu público.
O e-NPS ou Employee Net Promoter Score, por sua vez, é uma adaptação dessa métrica, voltada ao público interno de uma organização e usada para analisar o quanto seus colaboradores a recomendam.
Nesse caso, quem classifica a empresa, a liderança e os produtos em uma escala de 0 a 10 é o próprio funcionário, que ainda é motivado a explicar o porquê em perguntas descritivas.
Suas respostas indicam seu nível de satisfação e comprometimento com a companhia, fatores que impactam diretamente em seus resultados.
Qual é a sua importância?
O eNPS é um indicador útil para as organizações por diversos motivos, veja a seguir alguns benefícios de aplicar essa métrica:
- Agilidade: trata-se de uma avaliação que pode ser aplicada rapidamente, trazendo informações relevantes para serem utilizadas de modo imediato nas estratégias que visam promover melhorias;
- Feedbacks sinceros: os colaboradores são encorajados a responder com sinceridade, uma vez que recomenda-se que os feedbacks sejam anônimos. Dessa forma, é possível buscar soluções mais assertivas;
- Acolhimento dos profissionais: o eNPS permite compreender as expectativas e sentimentos dos colaboradores da empresa. Além disso, garante que esses profissionais se sintam acolhidos e valorizados, despertando ou fortalecendo sua sensação de pertencimento e melhorando seu desempenho na hora de executar suas funções;
- Permite diagnosticar e resolver problemas: esse mecanismo contribui com a identificação e resolução de problemas, na medida em que aponta quais setores de uma empresa possuem mais funcionários desmotivados, possibilitando às lideranças buscar meios de reverter esse quadro.
Employer branding e o eNPS
Você já deve ter ouvido falar de employer branding, ou marca empregadora. Esse conceito se refere às características positivas de uma empresa percebidas por seus colaboradores, que tratam de promover essa organização e contribuir com a atração de novos talentos para o negócio.
Na prática, trabalhar o employer branding de sua empresa gera inúmeros benefícios, entre eles:
- Reforçar os valores da organização, deixando claro seu posicionamento aos novos talentos que chegam;
- Atrair candidatos que estejam alinhados à cultura organizacional da empresa, possibilitando uma melhor performance desses profissionais;
- Ganhar promotores da marca entre os próprios empregados, que irão desenvolver senso de pertencimento e ter orgulho de dizer que trabalham na companhia;
- Melhorar o clima organizacional, graças a um melhor entendimento entre as pessoas;
- Aumentar a atração e retenção de talentos: profissionais capacitados com várias opções de trabalho terão mais chances de escolher sua empresa para trabalhar. Além disso, haverá um número menor de desligamento, reduzindo os gastos com demissão;
- Melhorar os resultados: uma empresa com os melhores talentos e funcionários motivados que promovem a marca e vestem a camisa da organização tem tudo para crescer cada vez mais.
O eNPS contribui com a implementação de ações voltadas a fortalecer a marca empregadora de uma empresa na medida em que permite avaliar o nível de satisfação dos seus colaboradores.
Além disso, nas perguntas descritivas, os funcionários têm abertura para justificar suas notas, apontando eventuais aspectos a serem melhorados e contribuindo com o alcance de resultados mais satisfatórios.
Millennials, Geração Z e o eNPS
A Geração Y ou Millennials, como as pessoas nascidas entre os anos 1980 e início da década de 1990, são conhecidas por considerarem como sucesso o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal, buscando satisfação e qualidade de vida. Essa ideia é ainda mais intensa quando pensamos na Geração Z (Gen Z), pessoas nascidas entre 1996 e 2010, que já estão no mercado de trabalho.
Sendo assim, empresas que desejam contratar profissionais nessas faixas etárias, precisam investir fortemente no clima organizacional, em benefícios que vão além de fatores financeiros e no fortalecimento de sua marca empregadora.
Por outro lado, durante a contratação, é necessário evitar alimentar expectativas que não irão se concretizar para não ter que lidar com funcionários frustrados depois.
Se sua empresa tem Millennials e Gen Z como colaboradores, você tem ainda um motivo a mais para investir em eNPS e monitorar o nível de satisfação desse funcionário, que apresenta um perfil mais exigente e imediatista.
Assim, é possível mensurar seu nível de engajamento e pensar em estratégias de motivação que levem sua empresa aos melhores resultados.
Como fazer o cálculo eNPS?
Para fazer o cálculo eNPS, em primeiro lugar, é necessário solicitar que seus funcionários respondam: “de 0 a 10, qual é a probabilidade de você indicar nossa empresa como um bom lugar para trabalhar?”.
Pergunta semelhante pode ser feita sobre a liderança e sobre a recomendação do produto a terceiros, seguida de uma justificativa sobre a opção escolhida.
Com essas respostas, os profissionais são classificados em três tipos, conforme você pode ver a seguir:
- Promotores: funcionários que classificam a empresa entre 9 e 10 analisam positivamente as ações desenvolvidas pela marca e podem ser considerados engajados e leais.
Nesses casos, recomendamos que a organização busque maneiras de valorizar seu trabalho e evidenciar sua importância para os negócios, mantendo essa motivação.
- Neutros: aqueles que respondem entre 7 e 8 não estão 100% comprometidos com a empresa em que atuam, mas têm potencial para isso, desde que se descubram quais são os estímulos ideais para despertar seu engajamento. E é justamente esse o desafio da organização, que pode usar a seu favor as explicações contidas nas respostas descritivas.
- Detratores: colaboradores que classificam a empresa entre 0 e 6 podem ser considerados detratores, afinal, não indicariam a marca e sua desmotivação pode prejudicar a performance da organização.
Aqui, é fundamental identificar e combater os motivos da insatisfação imediatamente, a fim de garantir a qualidade do trabalho.
Com as respostas dos questionários de seus colaboradores, é necessário aplicar a seguinte fórmula:
eNPS = % de promotores – % de detratores
Esse cálculo, leva em consideração a diferença entre promotores e detratores e desconsidera os funcionários neutros.
Com os resultados em mãos, considere que:
- Acima de 75 o eNPS é um número ótimo;
- De 50 a 74 é considerado aceitável;
- Entre 49 e 0 é necessário buscar aperfeiçoamento;
- Números inferiores a 0 indicam eNPS crítico.
Pesquisa ePNS na prática: veja o passo a passo para aplicá-la
Veja quais etapas deve seguir para aplicar a pesquisa ePNS de modo efetivo:
- Antes de aplicar a pesquisa ePNS, você deve compreender sua importância. Na prática, sabemos que funcionários engajados são essenciais para que uma companhia atinja um bom desempenho e esse recurso possibilita mensurar a satisfação e comprometimento de seus empregados
- Explique o motivo dessa iniciativa aos seus colaboradores. Com isso, você terá mais adesão ao processo, garantindo um resultado condizente com a realidade
- Descomplique: não faça muitas perguntas e fuja dos questionamentos complexos que possam dificultar as respostas e a avaliação
- Calcule o eNPS: classifique os colaboradores e mensure como está a porcentagem de profissionais promotores e detratores, conforme ensinamos no tópico anterior
- Utilize o resultado de modo produtivo: as respostas de seus colaboradores devem ser usadas como base para tomar iniciativas que gerem mais satisfação no time e uma melhor performance para o seu negócio
Neste artigo, você aprendeu que:
- ePNS é uma métrica utilizada para mensurar o quanto o público interno recomenda a empresa em que trabalha para as outras pessoas;
- Esse indicador permite otimizar os resultados das empresas, na medida em que proporciona agilidade aos processos, feedbacks anônimos e sinceros, acolhimento dos funcionários;
- O ePNS é extremamente útil para empresas que desejam investir em seu employer branding;
- Como fazer o cálculo eNPS e aplicar essa pesquisa.
Quer saber mais detalhes sobre como utilizar o eNPS em sua empresa? Entre em contato com a Santo Caos.