Estratégia de crescimento
Para crescer e alavancar os negócios a empresa traça metas, elabora processos, faz todo um planejamento para alcançar seus objetivos com base em muito estudo.
Alguns pontos do crescimento corporativo:
- Conheça seu público – quando a empresa entende seu público ela passa a se preocupar em suprir as necessidades de seus clientes e se especializar cada vez mais naquilo que se propõe a fazer, pois são seus clientes que fazem o negócio existir;
- Encontre o que te diferencia dos concorrentes – ofereça algo que eles não tenham para oferecer, invista em tecnologia de ponta, em atendimento ao cliente com excelência, em inovação dos produtos e serviços. Se destaque no mercado.
- Valorize seus colaboradores – Sim, algumas empresas podem se esquecer disso, mas é de extrema importância engajar seus funcionários e fazer eles acreditarem na empresa e nas atividades que realizam. Pessoas motivadas trabalham melhor, produzem mais e com mais qualidade, e além disso, organizações não crescem sozinhas, então é preciso ter pessoas empenhadas que queiram crescer junto.
Você sabe dizer o que a cultura tem a ver com a motivação?
Tem tudo a ver! Primeiramente vamos falar sobre o que é motivação.
Motivação nada mais é do que impulsionar as pessoas e seus comportamentos para atingir um determinado objetivo. É a energia que faz com que elas se movimentem ou o motivo que leva a pessoa a uma determinada ação. Por exemplo, acordar cedo para ir para a academia pode ser motivador para aquele que percebeu que isso lhe traz mais qualidade de vida e mantém o corpo em boa forma, motivação é algo que vem de dentro, mas quando não se tem um propósito bem definido, acordar cedo pode ser um martírio.
Para manter seus funcionários motivados é preciso que eles encontrem um propósito para tal, senão tentar motivá-los será em vão. É preciso uma comunicação com clareza, que eles saibam o que acontece na organização, precisam se sentir parte do todo e que são valorizados.
Quando a empresa como um todo (não só alguns líderes isolados) têm essa preocupação de motivar os funcionários e proporcionar um bom ambiente de trabalho, isso se incorpora a cultura da empresa. Por isso que a motivação deve fazer parte da cultura e não ser apenas praticada por alguns.
A palavra engajamento é bastante confundida com a motivação, mas são coisas distintas.
Enquanto a motivação é algo interno, o engajamento é externo, envolve a coletividade.
É quando todos estão “no mesmo barco” e em busca de um mesmo objetivo.
A empresa que tem em sua cultura uma estratégia bem definida de motivação já tem um grande diferencial em comparação com a concorrência, pois aumenta a probabilidade de se ter mais qualidade nas entregas, aumenta a produtividade, diminui os índices de absenteísmo, entre outros fatores.
O papel da liderança no comportamento organizacional
Já vimos como é importante manter as pessoas motivadas no ambiente de trabalho, e que quando isso se torna uma prática da cultura da empresa, ao invés de serem casos isolados, traz muitos benefícios para a organização. O papel da liderança nesse processo motivacional é fundamental, ele pode inspirar sua equipe e conduzi-los para atingirem os objetivos e metas estipuladas e assim alcançar os resultados esperados, mas se sua liderança for “tóxica”, o efeito é outro, ele vai desmotivá-los.
Suas atitudes estão diretamente ligadas ao comportamento das pessoas na organização. Se for uma boa liderança ele vai conseguir engajar o time, desenvolver as pessoas, melhorar o clima de trabalho, e com isso vai conseguir atingir melhores resultados. Uma liderança ruim é capaz de causar dores aos seus liderados, emocional e psicológica, e isso se reflete no absenteísmo e turnover. A satisfação no trabalho está diretamente ligada às oportunidades de aprendizagem e desenvolvimento que são fornecidas e ao reconhecimento profissional que se tem, e não apenas às recompensas financeiras.
Cito abaixo alguns benefícios de uma boa liderança:
- Retenção de talentos
Quanto mais as pessoas sentirem que fazem parte do time, maior será seu engajamento e consequentemente, as chances de ele querer sair da empresa diminuem. Um bom líder torna o ambiente mais leve, as atividades mais prazerosas e as pessoas mais motivadas.
- Retenção de pessoas capacitadas
Desenvolvendo as habilidades da equipe você tem uma equipe mais preparada para desempenhar suas funções, o que trará resultados cada vez melhores para a organização. Estimule as pessoas a estudarem, fazerem cursos e se capacitarem. Isso é bom para a carreira individual de cada um, instiga as pessoas a terem novas ideias e isso contribui para os resultados da organização.
- Maior cumplicidade na equipe
Um líder aberto, que troca experiências com a equipe, que participa das atividades (não apenas delega), que é honesto com todos e os deixam a par de tudo o que acontece na organização, tende a ter funcionários mais leais, e a produtividade se torna consequência.
- Mediação de conflitos
As pessoas são diferentes, possuem opiniões, visões, experiências e interesses diferentes, com isso pode ocorrer alguns conflitos no ambiente de trabalho. Um bom líder é aquele que sabe mediar, ser imparcial e amenizar os impactos.
- Tomada de decisão mais assertiva
Quando o líder tem conhecimento sobre o que faz, sobre as habilidades e dificuldades da equipe, sabe fazer um bom planejamento das atividades, melhores e mais justas serão as decisões que ele tomará.
Todos os pontos levantados nesse texto nos ajudam a compreender como cultura, comportamento e liderança estão entrelaçados. O líder influencia direta e indiretamente o comportamento das pessoas, podendo motivá-las e aumentar sua produtividade, ou tornar o ambiente estressante com pessoas desinteressadas e isso reflete na cultura da empresa.
Que tipo de líder e cultura você quer ter na sua empresa?