Saber como garantir o engajamento dos funcionários faz toda a diferença no desempenho de uma empresa, pois garante mais produtividade e rentabilidade. Porém, motivar colaboradores pode ser um desafio.
Se essa é uma das suas preocupações, leia nosso texto até o final e saiba como envolver cada membro da sua equipe e fazer seu time alcançar os melhores resultados.
Trabalhar para favorecer o engajamento dos funcionários tem sido uma das inquietações que afligem as organizações, já que se trata de um desencadeador positivo nos ganhos da empresa.
Mas, afinal, o que é engajamento? Nós, da Santo Caos, definimos como um “conjunto de conexões racionais e emocionais entre pessoas e organizações, com resultado positivo para os dois”.
Isso engloba todas as pessoas envolvidas na organização, ou seja, os gestores e colaboradores, mas em muitos casos, envolve também a comunidade ao redor da empresa.
Quando há engajamento dos funcionários, este não medirá esforços para realizar seu trabalho com dedicação e, espontaneamente, ir além do “básico”.
Dessa maneira, ele contribui para o fortalecimento da cultura da empresa quanto aos princípios, crenças e valores que exprimem a identidade da organização.
Colaboradores mais engajados falam bem da empresa para outras pessoas, ficam na companhia por mais tempo e têm resultados melhores. Além disso, apresentam uma vida mais equilibrada e com mais energia, logo, mais produtiva.
Já a empresa que se preocupa com o engajamento dos funcionários tem aumento da produtividade, conta com maior comprometimento de seus colaboradores, apresenta taxas de turnover menores, reduz custos e melhora sua imagem no mercado, atraindo novos talentos.
Então, como saber quais são as razões que criam uma equipe desconectada? E qual procedimento seguir para reverter esse quadro? Explicamos tudo isso nos tópicos a seguir:
- Tendências globais que contribuem com o engajamento dos funcionários
- Como realizar um diagnóstico de engajamento dos funcionários?
- Ações importantes para garantir o engajamento dos funcionários
- Como promover o engajamento dos funcionários por meio de um programa de voluntariado
Boa leitura!
Tendências globais que contribuem com o engajamento do funcionário
O engajamento de funcionário é um assunto que tem sido objeto de estudos e análises. Segundo o relatório do Instituto Gallup, somente 27% dos brasileiros que trabalham para um empregador estão engajados, ou seja, estão de fato vinculados à organização em que trabalham.
De acordo com esses pesquisadores, são essas pessoas que, entusiasmadas com o dia a dia na companhia, se apropriam das estruturas do negócio, impulsionam a inovação e levam a organização adiante.
Outro levantamento do mesmo instituto, intitulado “Como o envolvimento dos funcionários impulsiona o crescimento”, realizado com 49 indústrias em 34 países, traz um dado revelador: profissionais motivados rendem 25% mais do que seus pares que estão sem estímulo para o trabalho.
Se há entusiasmo e motivação, há emoção e é esse um dos focos de atenção das organizações quando almejam o engajamento dos funcionários, pois o ser humano é movido por seus impulsos emocionais.
Porém, no outro lado da moeda, 12% dos colaboradores brasileiros estão ativamente desengajados e 62% estão apenas desmotivados e “levando a vida” em seu ambiente de trabalho.
Dentre diversos motivos, destacamos os gaps de comunicação interna, relacionamento ruim com a liderança, falta de perspectiva de crescimento e a existência de um ambiente permeado por conflitos, estresse, demanda de trabalho excessiva ou ocorrências de assédio de qualquer natureza.
Já a AON lançou, em 2018, o estudo The Trends in Global Employee Engagement study (numa tradução livre, As tendências no estudo global de engajamento dos funcionários).
A grande surpresa é que as pesquisas apontam que os colaboradores estão mais preocupados com seu futuro na empresa. Isso significa que um funcionário engajado busca por mais possibilidades e estratégias de aproximação aos cargos de liderança, além de fortalecimento de suas habilidades e conhecimentos para ocupar futuramente essas posições visadas.
Trata-se de uma esperançosa tendência ao sucesso quanto à implementação de um projeto de engajamento no sentido de sua ampla adesão, pois os colaboradores também possuem suas expectativas e a falta de motivação pode ser apenas uma questão de alinhamento destas com as da empresa.
Como realizar um diagnóstico de engajamento de funcionário?
É possível utilizar uma metodologia para saber se seus funcionários estão ou não engajados. Veja a seguir as etapas que você deve percorrer:
Colher os dados
Existem alguns sinais que podem ajudar a identificar se sua empresa tem sido bem-sucedida no engajamento dos funcionários. Os indícios mais comuns são taxas de turnover, falta de inovação, pouco comprometimento ou falta de identificação com a empresa.
Quais os motivos da insatisfação da equipe? Quais os fatores que garantiriam a elevação motivacional? Isso dependerá do perfil de sua equipe e da organização. Saber disso é o primeiro passo para um próspero desfecho.
Em 2018, foi lançado o Panorama Engajamento Brasil, um estudo inédito no país para mapear o entendimento sobre engajamento dos funcionários, feito 100% on-line, por meio do preenchimento de um formulário.
Esse mapeamento foi organizado colaborativamente por um grupo importante de players do mercado. Com 67% da participação oriunda do estado de São Paulo, o estudo aponta que, das 553 organizações que contribuíram com a pesquisa, 39% dos representantes afirmam que não mensuram o engajamento de seus funcionários. Essa é a resposta de maior porcentagem, seguida de 32% dos que responderam que mensuram somente uma vez ao ano.
Mensurar ajuda a entender o que realmente está acontecendo dentro da empresa e, a partir disso, melhorar para poder mudar as estratégias para garantir o engajamento dos funcionários. Por questões de imparcialidade e ética, é preferível que essa coleta de dados seja feita por uma empresa terceirizada especialista na área.
Nós da Santo Caos, por exemplo, criamos uma maneira eficaz de mensurar o Índice de Engajamento. Com esse modelo de diagnóstico, composto por metodologias quantitativas e qualitativas, a organização tem informações suficientes para saber detalhes sobre o engajamento dos funcionários.
É fundamental que esses dados sejam traduzidos em números e gráficos. Mas tão importante quanto, é conhecer a experiência de cada colaborador, saber por que ele não se envolve com a visão da empresa ou quais pontos ele considera essenciais para se sentir motivado.
Conhecer as pessoas a fundo, retirando-as da generalização das estatísticas (mulher, branca, na faixa dos 40 anos, graduada etc.) e atribuindo-lhe uma identidade, proporcionará um entendimento verticalizado e complexo sobre a funcionalidade de seu time e quais vantagens ele pode trazer para o aprimoramento da companhia.
Uma ótima maneira de se obter esse material sobre engajamento dos funcionários é por meio de entrevista. O mais recomendado é que essa entrevista seja realizada por um profissional especializado nesse tipo de atividade e completamente isento ─ isto é, de fora da empresa.
Proporcionar um cenário completamente seguro e ético é fundamental para o colaborador se sentir confortável para expressar tudo o que pensa e sente sobre o dia a dia da companhia.
Por meio dessa entrevista, o entrevistador terá a habilidade de fazer uma leitura completa do colaborador, tanto do que ele diz, quanto do que ele não diz, ou seja, do que está em segundo plano.
O tom de voz e a linguagem corporal podem trazer sinais complementares ao mapeamento sobre engajamento os funcionários. Importante, também, é entender como os membros da equipe se relacionam entre si e como estruturam e visualizam o próprio trabalho.
Analisando as informações
Se associarmos cada colaborador como uma peça de um grande quebra-cabeça da imagem da companhia, podemos considerar essa coleta de informações como um grande jogo, cujo objetivo final será obter o quadro mais harmônico e produtivo da empresa.
Uma vez agrupados todos os fatos, é chegado o momento da organização dessas peças e, citando Benjamin Franklin, “tempo é dinheiro”. Assim, como dinamizar o tempo para a entrega de um diagnóstico preciso num curto período de apuração? A grande tendência atual é o uso de Inteligência Artificial.
Trata-se de uma ferramenta facilitadora de grande auxílio. Contudo, vale frisar que a tecnologia está a serviço do ser humano e que, quem toma as verdadeiras decisões ainda são os bons analistas.
A aplicação da técnica dopeople-analytics pode servir, por exemplo, de suporte. Ainda que o termo possa soar complicado, nada mais é que uma metodologia da ciência de dados para a solução de uma problemática.
A partir da definição do problema, todos os dados coletados até então servirão como base de análise para a elaboração de hipóteses direcionadas à solução. Dessa forma, as peças do quebra-cabeças são rearranjadas com um objetivo claro. Interessante considerar, inclusive, o histórico da empresa, identificar o que é importante e o porquê, personalizando a análise e afunilando de acordo com seus interesses.
Da teoria à prática: as ações ganhando vida
A partir da definição do diagnóstico por meio da precisão científica que a people-analytics oferece, será possível entender que tipo de mobilização é mais adequada para se aplicar na organização.
Se a empresa identificou, por exemplo, que a razão da falta de engajamento se dá pela carga horária que abrange o fim de semana, poderia ser cogitada uma proposta de rotatividade entre os membros da equipe. Com isso, os colaboradores teriam ao menos um final de semana de folga, sem que a mudança afetasse o funcionamento do setor.
Independentemente de qual projeto será implementado, é importante salientar que o constante aperfeiçoamento de elementos básicos, como a melhora da comunicação, o reconhecimento, a transparência e o cultivo da confiança são imprescindíveis enquanto prática diária quando se pretende promover o engajamento dos funcionários.
Contudo, de nada adianta movimentar toda a companhia para conseguir o mapeamento, passar horas em reuniões criando planos, estratégias e ações se, no final, o programa acabar sendo arquivado.
Esse é o momento mais importante: colocar em prática todos os esforços empreendidos, observar como ele é recebido pelos colaboradores, analisar os pontos fortes e os ainda a incrementar.
Um projeto para promover o engajamento dos funcionários requer minúcia e acompanhamento constante, principalmente porque, quando se lida com material humano, é natural a imprevisibilidade que alguns caminhos podem levar.
Aliando a liderança
É imprescindível a conquista da gestão para que o processo de engajamento dos funcionários tenha sucesso. De acordo com a Forbes, 7 entre 10 colaboradores não estão engajados, sendo o líder responsável por 70% da motivação deles.
Isso significa que o perfil de um gestor hoje em dia está mais próximo de um líder – aquele que inspira – do que de um chefe – aquele que delega funções somente.
Grandes líderes são exímios comunicadores, apresentam o crescimento sempre que veem oportunidade, reconhecem os colaboradores e constroem uma base sólida de confiança.
A composição de uma imagem humanizada do gestor é benéfica porque o funcionário se identifica com ele, desmistificando a ideia do chefe inalcançável.
Por isso, é de suma importância que a pessoa à frente de uma equipe esteja com os interesses alinhados ao programa de engajamento dos funcionários a ser adotado. Uma boa estratégia para inspirá-la é apresentar os resultados de um “projeto piloto”.
Tente implementar o programa em um setor ou departamento específico, mostre qual a situação prévia e os resultados conquistados, legitimando a relevância do projeto. Quanto mais aliados tiver para colaborar com o programa, maiores as chances de se obter êxito no processo de engajamento dos funcionários.
Ações importantes para garantir o engajamento dos funcionários
Confira, a seguir, quatro ideias para tornar seus funcionários engajados e colher os melhores resultados para a sua empresa:
- Entenda o seu público
Conhecer e entender o comportamento dos colaboradores é essencial para criar ações que promovam o engajamento do funcionário.
Somente com as informações obtidas por meio desse contato mais próximo será possível desenvolver estratégias efetivas para criar conscientização, aumentar o comprometimento, estimular o pertencimento, despertar o orgulho e criar um grupo de colaboradores-embaixadores da marca, que ajudarão a compartilhar ações positivas da empresa com os outros funcionários.
- Desenvolva um plano personalizado para a sua empresa
Quando se pensa em engajamento de funcionário, a primeira regra é que não existe receita pronta. As mesmas ações de engajamento realizadas na empresa A, com resultados muito efetivos, não serão necessariamente produtivas na empresa B.
Cada organização possui uma cultura e contextos muito particulares, e por isso suas estratégias de engajamento dos funcionários devem ser desenvolvidas de maneira exclusiva, para atender de fato às demandas específicas de sua companhia.
- Engaje os líderes da empresa
Os líderes são os espelhos das organizações e inspiram o comportamento dos colaboradores. Por isso, o engajamento dos funcionários está diretamente relacionado à sua conduta.
Se uma empresa enxerga o engajamento como ponto crucial em sua realidade organizacional, é fundamental que os seus gestores estejam alinhados e comprometidos com essa ação. Afinal, a atuação dos funcionários é reflexo da atuação de seus líderes.
- Contrate uma empresa especializada em engajamento
A rotina dos departamentos de Recursos Humanos (RHs) da maioria das empresas é bastante atribulada, repleta de tarefas para uma equipe enxuta. Por isso, é comum que a área não tenha tempo hábil para desenvolver e implantar um programa capaz de tornar seus funcionários mais engajados.
Quando o setor consegue viabilizar ações voltadas para esse tema, as pesquisas pouco profundas, a falta de customização nas campanhas e a criação de uma série de hipóteses “viciadas” sobre a empresa são condições bastante recorrentes.
É por essas e por outras boas razões que recomendamos, mais uma vez, a contratação de uma consultoria em engajamento de funcionários.
Empresas com essa especialidade se dedicam apenas a esse tema. Sendo assim, possuem vasta experiência, conhecem diversas metodologias e estão aptas a desenvolver e implantar estratégias personalizadas, que atendam às necessidades únicas de cada cliente e que de fato tragam os resultados de engajamento dos funcionários desejados pelas organizações.
Como promover o engajamento de funcionário por meio de programa de voluntariado
Mesmo que um programa de voluntariado seja uma ação muito positiva, vista como um “trabalho nobre”, nem sempre é fácil implementá-lo dentro das empresas, engajando os funcionários nas ações.
A seguir, você encontrará três dicas simples que deve seguir se quiser ter um funcionário engajado com um programa de voluntariado. Acompanhe:
Leve em consideração o perfil dos seus funcionários
Antes de criar e incentivar a participação dos funcionários em um programa de voluntariado na empresa, pesquise entre eles − mesmo que de forma simples e rápida − com qual tipo de trabalho voluntário eles gostariam de se envolver: projetos com animais, idosos ou crianças? Um programa de voluntariado relacionado à área de atuação deles ou algo que não tenha nada a ver com o dia a dia de trabalho? Pergunte sobre essas questões.
As respostas dessa pesquisa serão importantes na hora de apresentar uma proposta de programa de voluntariado aos funcionários, pois levando em consideração o perfil e as preferências dos colaboradores, será possível desenvolver um projeto que seja mais atrativo para eles e, consequentemente, tenha maior adesão.
Mostre os benefícios de um programa de voluntariado
Contribuir para a construção de uma sociedade e de um mundo melhor é apenas um dos propósitos e dos grandes benefícios de um programa de voluntariado. A importância desse tipo de projeto extrapola essa “missão”, sendo também muito enriquecedor para quem o pratica e podendo, inclusive, ter como resultado o engajamento dos funcionários.
Ao apresentar o programa de voluntariado, mostre aos funcionários a oportunidade de autodesenvolvimento que o voluntário tem ao participar de uma atividade como essa.
Para muitos, um programa de voluntariado é uma chance de socialização, com novas pessoas e os próprios colegas de trabalho; de aperfeiçoar e aprender novas competências; de exercitar as habilidades de liderar, inovar, ter empatia etc.
Em suma, procure salientar o quão enriquecedor um programa de voluntariado pode ser para todos os lados, não apenas para o lado que “recebe”.
Engaje os gestores das áreas nos projetos
Ao planejar o programa de voluntariado dentro da sua empresa, inclua os gestores das áreas nesse processo. O apoio dos líderes é fundamental para aumentar o engajamento dos demais funcionários no projeto.
Porém, vale salientar que esse movimento não tem o objetivo de ocasionar uma adesão ao programa de voluntariado por pressão. O mais importante é que os funcionários realmente entendam a relevância do projeto, conectem-se com o propósito da ação e sintam vontade de participar da atividade.
Quer saber mais sobre engajamento de funcionário? Entre em contato com a Santo Caos.