Grupo de pessoas sentadas em mesa discutindo sobre políticas de sustentabilidade

Como engajar meus funcionários em torno de políticas de sustentabilidade?

Clareza de propósito e comunicação transparente são fundamentais para promover o engajamento dos colaboradores com as políticas de sustentabilidade da empresa. 

O conceito de sustentabilidade aparece pela primeira vez em 1972. Desde então, cada vez mais o assunto vem sendo discutido por governos, comunidades científicas e nas corporações.

As empresas são um setor importante da aplicação do conceito de sustentabilidade que, muito embora, pareça ligado apenas a questões ambientais, na verdade, é bem mais amplo. Para que um processo seja considerado sustentável, ele deve ser ecologicamente correto, economicamente viável, socialmente justo e culturalmente diverso.

As políticas de sustentabilidade aplicadas às corporações podem ser pensadas e divididas em 3 pilares.

 São eles:

  • Pilar ambiental

O pilar ambiental é aquele de maior entendimento do senso comum, referindo-se aos impactos ecológicos que a corporação pode causar. A política de sustentabilidade ambiental dentro de uma organização, por exemplo, deve reger a quantidade de emissão de gases poluentes; o uso e o retorno da água para o meio ambiente; a quantia de recursos energéticos utilizados e sua proveniência etc. Em suma, ela direciona a gestão dos impactos ambientais decorrentes das suas atividades, buscando ações para reduzir ou compensar eventuais efeitos negativos sobre a natureza e a sociedade.

  • Pilar social

Este importante pilar abrange todo o capital humano envolvido com a organização: funcionários, fornecedores, público-alvo e a comunidade do entorno. As políticas de sustentabilidade social das empresas podem estar relacionadas aos seguintes temas: 

    • direitos dos trabalhadores;
    • bem-estar dos funcionários e de suas famílias;
    • salários justos;
    • desenvolvimento de pessoas;
    • motivação e felicidade  dos colaboradores;
    • direitos humanos; combate à discriminação (de todas as ordens);
    • educação;
    • lazer;
    • segurança etc.
  • Pilar econômico

Este pilar está diretamente ligado aos dois anteriores: a produção, a distribuição e o consumo de bens e serviços devem ser realizados pela empresa a partir do cumprimento das suas próprias políticas de sustentabilidade social e ambiental. Além disso, também deve ser um compromisso da organização a melhoria constante de todos os seus processos, buscando continuamente soluções que reduzam os impactos negativos sobre a natureza e que promovam benefícios à sociedade.

Então, como engajar os funcionários em torno de políticas de sustentabilidade

Seja transparente

De líderes a funcionários operacionais: todos eles devem estar cientes das políticas de sustentabilidade da empresa, seus propósitos e sua importância. Deixe claro os critérios utilizados para o desenvolvimento das mesmas, as estratégias para colocá-las em prática, as consequências do não cumprimento e como isso pode afetar toda a organização. 

Estabeleça metas e valorize o alcance dos objetivos

Estabeleça metas para o cumprimento das políticas de sustentabilidade da empresa. Comemore, premie e dê visibilidade aos colaboradores e equipes que alcançá-las.

Capacite os colaboradores

Para que a organização consiga executar as suas políticas de sustentabilidade, não basta apresentá-las, é imprescindível mostrar o “como”, capacitando os funcionários a praticá-las.

Não imponha

Não imponha aos funcionários as políticas de sustentabilidade da organização. Explique os propósitos e a relevância destas diretrizes. Ao compreender a importância destas condutas e como elas podem impactar positivamente as pessoas, o meio ambiente, a organização e a sociedade como um todo, os colaboradores se engajarão muito mais para vivenciá-las no dia a dia de trabalho.

Gostou desta matéria sobre políticas de sustentabilidade dentro das empresas? Entre em contato conosco

Foto de Alexandre Dias

Alexandre Dias

Publicitário, com especialização em digital e branding. Atualmente trabalho com branding e gestão de marcas. Combino branding, digital, performance e estratégia para (re)posicionar marcas.
Foto de Alexandre Dias

Alexandre Dias

Publicitário, com especialização em digital e branding. Atualmente trabalho com branding e gestão de marcas. Combino branding, digital, performance e estratégia para (re)posicionar marcas.