• franciele988

Promovendo Diversidade Ágil na sua empresa

Você deve estar acompanhando o quanto a necessidade de engajar as empresas com diversidade está cada vez maior. 2020 está sendo o ano de consolidação da diversidade: muitas empresas foram criticadas por não se posicionarem de forma adequada. E, mais recentemente, o caso de violência racial contra Beto Freitas, em uma loja da rede Carrefour, escancara o quanto essa falta de posicionamento pode se traduzir nas piores consequências..

Ainda assim, 2020 mostra que a pauta sobre diversidade deve ser tratada com urgência, e pudemos ver muitas mudanças por parte das empresas e da sociedade. Presenciamos processos seletivos inéditos exclusivos para negros, sites com tradução para libras tornando acessível para a comunidade surda e empresas demitindo funcionários por comentários homofóbicos - fora do ambiente de trabalho - em redes sociais.

E o que é Diversidade Ágil?

A Santo Caos criou o conceito de diversidade ágil para alavancar o tema da diversidade dentro das empresas em um curto período de tempo. É uma forma modular de pensar e aplicar projetos que alia nossos mais de 7 anos de experiência em engajamento e diversidade a metodologias ágeis, além de ser personalizada para o contexto e cultura da empresa, possibilitando assim um salto de maturidade para o tema.

Colocar o vídeo - diversidade ágil Santo Caos

Como engajar com diversidade de forma ágil?

Da mesma forma que qualquer projeto de engajamento ágil! Para implantar a Diversidade Ágil, podemos partir de diversos pontos. Se a empresa ainda não conhece sua diversidade interna, ou a percepção dos colaboradores, podemos realizar um diagnóstico ágil que permita a rápida captação de dados e insights. E esse diagnóstico pode ser realizado simultaneamente às primeiras ações, conforme as necessidades forem surgindo, amplificando a velocidade das soluções.

Se a organização já conhece o cenário interno, mas não sabe ainda como estruturar D&I a partir daí, a perspectiva de Diversidade Ágil também pode ajudar. Podemos estruturar comitês que funcionarão como squads de D&I, ao mesmo tempo em que construímos as políticas internas, e um passo anda junto com o outro. Enquanto tudo isso acontece, também é possível conscientizar e sensibilizar liderança e colaboradores.

Trabalhando dessa forma, com sprints simultâneos em várias frentes, o resultado é que a diversidade e inclusão podem entregar mais valor em menos tempo.

Por que investir em diversidade?

É indiscutível que investir em diversidade dentro da empresa traz diversos benefícios e é a melhor estratégia de negócio. Quando comparados a funcionários de companhias que não se atentam à inclusão, aqueles que trabalham em organizações com equipes diversas têm um aumento de 152% a mais de chance de entender melhor os clientes, possuem funcionários 17% mais engajados, e reduzem em 50% os conflitos entre funcionários.

Além de ser um diferencial para atração e retenção de talentos, já que entre os jovens que estão entrando no mercado de trabalho, 66% preferem empresas que investem em diversidade.

Diversidade ágil resolve tudo?

Assim como em qualquer outro projeto, as metodologias ágeis não servem para resolver todos os problemas. Mas podem ser um excelente ponto de partida para começar a trabalhar diversidade e inclusão, em organizações que tenham a necessidade de alavancar esse projeto num período curto de tempo.

O ideal é sempre combinar as diversas metodologias existentes, para garantir que todas as pessoas estejam engajadas, incluídas e possam ser elas mesmas dentro da empresa.

Quer bater um papo sobre Diversidade Ágil e tirar planos do papel ainda este ano? Entre em contato conosco!


Posts recentes

Ver tudo

©2020 por Santo Caos.