• Daniel Santa Cruz

Precisamos de engajamento para hoje mas não se engaja para amanhã

Você pode não saber direito o que é, mas você deseja que seu público esteja engajado. Não interessa quem seu público seja você quer que ele trabalhe ao seu favor.

Pesquisas apontam que 87% dos funcionários no mundo não estão engajados, que 93% dos gestores consideram isto primordial, mas que menos da metade faz alguma ação efetiva para aumentar o engajamento.

Ao longo destes quase 3 anos de Santo Caos sempre ouvimos de nossos clientes e nas centenas de reuniões com grandes empresas que fizemos que é difícil engajar o consumidor, que adorariam que seus funcionários produzissem 100% do tempo, que os líderes fossem dedicados e nunca pensassem em outra oportunidade.

E aí sempre notamos uma coincidência, o prazo. Dúvida? Só de ler este texto você já pensou pelo menos 3x nos emails na sua caixa de entrada. Tudo é para ontem, estourou uma crise nas redes sociais e aí lembram que precisam do cliente engajado, a meta anual está chegando ao fim e precisam que os funcionários passem a ser criativos e comprometidos nos últimos meses do ano. Nessa hora começam a pensar que o engajamento é importante.

No contexto atual onde temos crise de confiança somado a uma crise econômica fortalecer as relações é essencial e para nós o engajamento é a mais forte relação entre pessoas e marcas/empresas. Você não ama uma empresa você se engaja com ela.

Pode não parecer, mas já estamos em julho, em breve começaremos a pensar nos orçamentos do próximo ano e também aumentam as cobranças por resultado de 2016, nessa hora somos muito procurados. Não vou negar para a minha empresa é ótimo, mas o engajamento que você precisa para ontem não acontece para amanhã.

Engajamento é uma relação, é o conhecer, se comprometer, dar voz e reconhecer o público da empresa, isto leva tempo, exige adaptação de cultura (raramente de estrutura) e humildade para ouvir reconhecer erros e mudar.

A boa notícia é que dá para começar a engajar em qualquer momento e os resultados são crescentes. O objetivo é bater meta em um ano complicado? Comece agora. Você quer ser líder de mercado daqui 3 anos? Comece agora. Quer estancar o mal resultado? Diminuir o turnover? Quando acha que deve começa? A-G-O-R-A

Qualquer empresa são pessoas produzindo e vendendo para outras pessoas (ou aquela empresa B2B vende para uma máquina?). E enquanto você não começar a conhecer e monitorar profundamente o comportamento dos seus públicos (internos e externos) será difícil engajar. Você precisa saber que os desejos deles mudam e que a cultura e os processos devem sempre ser adaptados a eles, não o contrário.

Você está disposto a engajar? Ou prefere esperar o fim do prazo para começar a pensar nisto?

Compartilhe isso:

  1. Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)

  2. Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)

  3. Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)

  4. Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

0 visualização

Posts recentes

Ver tudo

©2020 por Santo Caos.