• Daniel Santa Cruz

Indicadores de RH: o que são e como usar?

O uso adequado dos indicadores de RH pode ajudar você a entender uma série de acontecimentos dentro da sua empresa. Veja mais sobre o assunto!

O QUE SÃO OS INDICADORES DE RH?

Podemos dizer que os indicadores de RH são dados levantados e analisados, que dão acesso a informações sobre os colaboradores de uma empresa, demonstrando como alguns aspectos impactam os resultados da organização. Alguns dos indicadores de RH mais comuns são: o turnover, o absenteísmo, o ROI em treinamentos e o clima organizacional.

QUAL A IMPORTÂNCIA DOS INDICADORES DE RH PARA AS EMPRESAS?

Os indicadores de RH, também conhecidos como KPIs de RH, são de grande importância para as organizações pois revelam muito do que está acontecendo dentro da empresa, incluindo os pontos fortes e aqueles que precisam ser melhorados para que a companhia tenha funcionários altamente engajados e funcione com máxima produtividade.

Quando a análise dos indicadores de RH é feita de forma adequada, é possível ter um entendimento assertivo dos cenários, permitindo o desenvolvimento e a execução de um plano estratégico, voltado principalmente para a melhoria do desempenho dos KPIs com piores resultados.

Vale ressaltar que a atenção e a análise dos indicadores de RH não precisam ser vistas como um assunto restrito ao departamento de Recursos Humanos. A participação dos gestores de outras áreas é bem-vinda e, pode contribuir muito para a construção e a implantação de um plano de ação efetivo.

ESTÃO SURGINDO NOVOS INDICADORES DE RH?

Citamos anteriormente alguns dos indicadores de RH mais “tradicionais”, mas, atualmente, as empresas têm ampliado este leque e estão cada vez mais atentas a outros KPIs. Um deles é o Indicador de Diversidade nas equipes.

Aliado a uma política e uma cultura organizacional inclusiva, o Indicador de Diversidade aponta se há entre os funcionários das empresas pessoas de diferentes gêneros, etnias e, universos sociais, culturais e econômicos; se existem colaboradores com deficiências físicas, intelectuais ou sensoriais etc. Além da pluralidade, este KPI revela também se há comprometimento, respeito e plena integração nesta heterogeneidade dos talentos.

O principal fator para o crescimento da importância deste Indicador para as organizações é que elas vêm percebendo o quanto a diversidade pode enriquecer os projetos e melhorar os seus resultados.

O CLIMA ORGANIZACIONAL É O INDICADOR DE RH MAIS IMPORTANTE PARA UMA ORGANIZAÇÃO?

Como citamos no início deste texto, o clima organizacional é um dos indicadores de RH mais utilizados nas empresas e, por muitas delas, também é considerado o mais importante. Isto porque ele está diretamente relacionado à produtividade das companhias — afinal, um clima organizacional ruim interfere na satisfação dos colaboradores com a marca e no engajamento deles na realização de suas atividades.

Além disso, este indicador exerce forte influência sobre outros KPIs, como o turnover e o absenteísmo, por exemplo. Geralmente, se o engajamento não vai bem, os índices de rotatividade e ausência dos funcionários aumentam.

Você utiliza os indicadores de RH para entender os resultados que a sua empresa vem alcançando? Conte para a gente aqui no campo de comentários.

VEJA TAMBÉM EM NOSSO BLOG

5 dicas para melhorar seu planejamento estratégico de RH

Como fazer o cálculo do absenteísmo?

05 consequências do baixo engajamento de equipe para as empresas

5 principais erros no controle dos KPIs de RH

Compartilhe isso:

  1. Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)

  2. Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)

  3. Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)

  4. Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

0 visualização

©2020 por Santo Caos.