• Daniel Santa Cruz

Indicadores de RH: 4 dicas para melhorar o desempenho da sua empresa

Os indicadores de RH devem estar na mira de gestores, pois eles revelam aspectos importantes sobre o sucesso das empresas.

Os indicadores de RH são ferramentas fundamentais para avaliar o desempenho de empresas, em seus múltiplos setores. Os seus números permitem que os gestores compreendam melhor determinados fenômenos e possam desenvolver estratégias assertivas para a solução dos obstáculos, traçando caminhos que elevam o potencial da organização.

Leia em nossa matéria 04 dicas para melhorar os principais indicadores de RH da sua empresa:

Absenteísmo

O absenteísmo é o indicador de RH que se refere às ausências dos funcionários na empresa, incluindo atrasos, saídas e faltas — justificados ou não. Se as taxas deste índice estiverem altas, procure entender quais são os motivos que levaram a este aumento: uma marca empregadora fraca; baixos salários; problemas de infraestrutura na empresa etc. Ao compreender as causas do problema, desenvolva e promova ações para sanar os problemas e, constantemente, avalie e mensure o absenteísmo.

Turnover

Outro importante indicador de RH é o índice de rotatividade de colaboradores — o turnover.  As altas taxas de turnover geram grandes custos para as empresas e podem significar a perda de talentos para a concorrência. Uma boa indicação é aplicar uma entrevista de desligamento com os colaboradores, compreendendo as reais motivações para o afastamento. Será que o profissional está deixando a empresa para uma concorrente que oferece melhor plano de carreira? Está mudando de área de atuação? Teve problemas com a liderança da companhia? Entender estas razões é o primeiro passo para a criação de um plano de ação para diminuir o turnover.


ROI em Treinamentos

ROI é uma sigla em inglês que significa “retorno sobre investimento”. O ROI em treinamentos é um indicador de RH que mensura e revela o quanto o investimento em desenvolvimento de pessoas está gerando retorno à organização.

Há algumas maneiras para se calcular este retorno. Uma das mais difundidas no mundo corporativo é a que aparece em obra de Donald Kirkpatrick no ano de 1975, que se fundamenta na avaliação de quatro níveis:

  1. Nível 1: quais as reações e o nível de satisfação de quem foi treinado.

  2. Nível 2: o que e o quanto foi aprendido.

  3. Nível 3: quais mudanças de comportamento e aperfeiçoamentos foram alcançados com o treinamento.

  4. Nível 4: quais foram os resultados atingidos, principalmente em termos de negócios.

Se após este levantamento for constatado que o ROI em treinamentos está baixo, é o momento de rever as estratégias de desenvolvimento de pessoas que estão sendo aplicadas, elencando os problemas, e elaborando e colocando em prática as possíveis soluções.

Clima organizacional

O clima organizacional é um indicador de RH de extrema importância, que influencia todos os demais. Para mensurá-lo, o melhor recurso é realizar uma pesquisa de engajamento. Com ela, você conseguirá medir uma série de aspectos, tais como o grau de satisfação das equipes, a motivação dos funcionários, a eficiência das lideranças, entre muitos outros pontos essenciais para a produtividade de uma organização. A partir das informações levantadas nesta pesquisa, você poderá desenvolver e aplicar ações para melhorar o clima organizacional, que também produzirão impactos positivos em índices de absenteísmo, turnover, ROI etc.

Gostou de nosso artigo sobre os principais indicadores de RH e como melhorá-los? Deixe-nos sua opinião no campo de comentários.

VEJA TAMBÉM EM NOSSO BLOG

Questionário de clima organizacional: como fazer?

05 consequências do baixo engajamento de equipe para as empresas

Absenteísmo: causas e consequências no trabalho

Compartilhe isso:

  1. Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)

  2. Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)

  3. Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)

  4. Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

#indicadordeRH #melhorarindicadoresdeRH

0 visualização

Posts recentes

Ver tudo

©2020 por Santo Caos.