• Daniel Santa Cruz

Ideias para melhorar a retenção de talentos

Dicas de como melhorar a retenção de talentos de forma simples nas empresas.

Recentemente falamos aqui no blog sobre erros que as empresas podem cometer na fidelização dos funcionários. Para continuarmos a refletir sobre este assunto, agora vamos falar sobre maneiras de melhorar a retenção de talentos nas organizações. Confira as dicas a seguir:

1. Avalie os benefícios.

Em um momento no qual muitas empresas estão cortando benefícios em consequência da instabilidade econômica vivida pelo país, uma companhia que continua oferecendo-os ou até aumentando-os acaba saindo na frente na hora de contratar e até mesmo de fidelizar os funcionários.

Mais que disponibilizar os benefícios, você pode utilizá-los como aliadospara melhorar a retenção de talentos da empresa. Por exemplo: ao oferecer a previdência privada, a companhia pode se comprometer a investir algum valor extra, aumentando assim a contribuição mensal do colaborador com a sua previdência privada. Certamente, uma medida como esta pode fazer o talento pensar duas vezes antes de tomar a decisão de deixar de trabalhar na organização.

2. Entenda como funciona a rotina dos colaboradores.

Faça questão de compreender melhor o dia a dia dos funcionários no ambiente de trabalho e, a partir dessa percepções, planeje e execute ações para mantê-los engajados com a empresa e com as tarefas que eles realizam. Para melhorar a retenção de talentos é importante ouvir os colaboradores, entender os seus desafios na organização e fazer com que realmente se sintam parte da companhia. (Neste texto do nosso blog, falamos mais sobre esse assunto).

3. Ofereça maneiras de os funcionários se desenvolverem na empresa.

Um dos pontos de conexão mais importantes entre os funcionários e a organização é o diálogo e a transparência sobre o que eles esperam e desejam realizar dentro da companhia. É fundamental entender se eles querem se desenvolver e crescer na organização. Então, a partir disso, é possível pensar em formas de apoiar esta jornada, como oferecer treinamentos, realizar capacitações, promover reciclagens etc. Esta é, sem sombra de dúvidas, uma excelente medida para melhorar a retenção de talentos nas empresas.

4. Proporcione desafios de acordo com o perfil de cada colaborador.

Ao longo do tempo, é comum que os funcionários acabem se sentindo desmotivados com suas funções e atividades. Por isso, conhecer bem o perfil de cada funcionário, procurando oferecer desafios alinhados com este “retrato” é muito indicado para as empresas que querem melhorar a retenção de talentos. Colaboradores desmotivados normalmente têm um vínculo mais frágil com seus empregadores.

A sua empresa pratica algumas destas ações com o objetivo de melhorar a retenção de talentos? Conte para a gente aqui no campo de comentários.

VEJA TAMBÉM EM NOSSO BLOG

Employee Value Proposition (EVP): o que é e por que devo me preocupar com ele?

Como melhorar a imagem da sua marca para contratar funcionários?

Indicadores de RH: o que são e como usar?

Employer branding: o que é e como ele pode te ajudar?

Compartilhe isso:

  1. Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)

  2. Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)

  3. Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)

  4. Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

0 visualização

©2020 por Santo Caos.