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Endomarketing: o que é e como aplicar?

Uma empresa bem-sucedida precisa ser um ambiente agradável de se trabalhar, e o endomarketing é um aliado determinante para isso.

Também chamado de marketing interno, esse conceito serve para transmitir aos funcionários o que a empresa espera deles em nível de:

  • Comportamento;

  • Ética;

  • Valores;

  • Comprometimento.

É uma estratégia decisiva para compor um time de colaboradores realmente engajado e dedicado à empresa.

Sendo assim, leia o texto a seguir para saber mais sobre o endomarketing, como ele funciona e como pode ser aplicado na dinâmica interna da sua empresa.

O objetivo é instruir o leitor a respeito dos detalhes e das oportunidades relacionadas a essa estratégia de marketing.


Endomarketing: o que é isso?

A principal função do endomarketing é promover um ambiente de trabalho produtivo e harmonioso.

Um empreendimento é feito, em primeiro lugar, por pessoas. As pessoas trabalham a partir do estabelecimento de relações com colegas.

Para se ter um negócio realmente lucrativo, essas relações precisam ser espontâneas.

O endomarketing serve para auxiliar nas dinâmicas internas por meio de campanhas para motivar cada colaborador.

Com estratégias arrojadas de inbound marketing, é possível fazer com que todos os envolvidos se dediquem e realmente se identifiquem com suas funções.

Afinal, toda empresa é ou deveria ser uma comunidade trabalhando em prol de objetivos comuns.


Como o endomarketing funciona

O termo “endomarketing” pode ser traduzido como marketing institucional ou marketing interno.

Uma implementação de sucesso depende principalmente do trabalho conjunto entre os departamentos de marketing e recursos humanos.

No RH é possível encontrar informações extensivas sobre os funcionários da empresa por meio de análise de perfis, pesquisa de clima organizacional e de opinião.

As estratégias de endomarketing têm que ser baseadas nesses dados.

É semelhante ao princípio do marketing de conteúdo: as campanhas devem se comunicar com o público.

No caso do endomarketing isso significa entregar o que os funcionários esperam da empresa, para que em troca eles entreguem o que a empresa espera.


3 exemplos de aplicação do endomarketing

A implementação do endomarketing deve seguir planejamentos bem embasados, como já salientamos no tópico anterior.

Portanto, olhe seu time de funcionários como o público interno da empresa.

Afinal, eles também precisam ser incentivados e agradados para entregarem um trabalho à altura do que se espera.

Reunimos nesse tópico 3 exemplos de como o endomarketing pode ser aplicado com sucesso, acompanhe.

Canais de comunicação

Para coordenar campanhas de marketing efetivas, o primeiro passo é saber escolher quais serão os canais utilizados.

Defina isso estudando quais podem ser os meios mais eficazes para falar com os funcionários.

No caso de empresas com profissionais de gerações diferentes, é indicado apostar em mais de um canal.

Alguns formatos interessantes para endomarketing são e-mail, jornais impressos, panfletos e grupos no WhatsApp, além de redes sociais internas, ativação de ambientes, entre outros.

Cursos de capacitação

É muito importante que a instituição demonstre na prática seu apreço pelo time de colaboradores.

Promova cursos de capacitação em paralelo com o dia a dia de produção.

Esse investimento com certeza trará resultados expressivos a nível produtivo, e acima de tudo, fará os profissionais se sentirem valorizados.

Uma boa autoestima é um dos segredos para uma atuação profissional notável.

Confraternizações

As horas de lazer também são ótimas para incrementar o endomarketing.

Como dissemos anteriormente, a convivência harmoniosa entre os colegas de trabalho rende mais produtividade e resultado.

Essa convivência deve ir além do ambiente corporativo, promover confraternizações em datas comemorativas é um bom exemplo disso.

Busque sempre encontrar formas de incentivar a proximidade entre cada membro do corpo de funcionários.

As confraternizações são ótimas para que as pessoas possam conversar sobre assuntos diferentes do dia a dia e se conheçam melhor.

A partir da identificação entre colegas o trabalho flui com mais naturalidade e competência.


Considerações finais

Esse texto trouxe os pontos principais do endomarketing: o conceito, o modo de funcionamento e exemplos de implementação.

Nosso objetivo é mostrar que o endomarketing apresenta oportunidades especiais para incentivar o engajamento dos funcionários.

O ponto de destaque é ter consciência de que os funcionários também fazem parte do público que a empresa deve atender.

Se no marketing convencional as empresas usam campanhas de Twitter Ads para conquistar mais clientes, no endomarketing é preciso trabalhar a comunicação para conseguir os melhores resultados do time.

Esse investimento é um grande diferencial para construir um clima organizacional adequado.


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