• Daniel Santa Cruz

Employer branding: o que é e como ele pode te ajudar?

Empresas têm apostado no employer branding para atrair, reter e engajar talentos. 

branding é um conjunto de estratégias para construir a imagem de uma marca, conectando os consumidores aos valores e propósitos da mesma. Cada vez mais empresas apostam neste trabalho, pois sabem o quanto ele é fundamental para a fidelização de clientes. Agora, pense nestas mesmas estratégias sendo aplicadas para fidelizar um outro importante público das marcas: os seus colaboradores e potenciais funcionários.  Isto é o employer branding.

Mas, por que uma marca deveria investir em ter uma boa reputação e uma imagem positiva como empregadora?

1. ATRAIR TALENTOS

Atualmente, um dos grandes desafios dos departamentos de Recursos Humanos (RHs) das companhias é atrair profissionais qualificados. Por isso, marcas com maior credibilidade empregadora saem na frente nesta disputa, reduzindo o tempo e os recursos dedicados aos processos de recrutamento e de seleção.

2. SER COMPETITIVA AO RECRUTAR PROFISSIONAIS MUITO DISPUTADOS

Alguns perfis de profissionais são realmente bem escassos no mercado. Para atraí-los, não basta oferecer uma boa proposta financeira. Muitas vezes, o talento vai optar por uma empresa em detrimento da outra, não pelo dinheiro, mas por causa dos benefícios intangíveis ou por se identificar com os valores e propósitos dessa marca empregadora.

3. RETER TALENTOS

Quanto custa para uma empresa capacitar um profissional e, dentro de pouco tempo, perdê-lo para a concorrência? Quanto se gasta com os encargos trabalhistas de uma rescisão contratual? Quanto se investe na realização de novas contratações e novos treinamentos? Além do risco de afetar todo o clima organizacional e até a relação com os clientes, o turnover de funcionários é uma das situações que mais geram prejuízos financeiros para as companhias.

Um dado relevante sobre a rotatividade de pessoal é que a remuneração não é a principal justificativa dada pelos funcionários que pedem demissão. Falta de reconhecimento e de motivação, por exemplo, aparecem na lista das maiores razões para se deixar o emprego, aspectos esses que podem ser completamente transformados e melhorados com o employer branding.

4. ENGAJAR TALENTOS

Pessoas mais conectadas e confiantes nos propósitos e nos valores da empresa na qual trabalham exercem suas atividades e funções com mais satisfação e dedicação. Assim, o employer branding também é responsável pelo aumento do engajamento dos colaboradores, resultando em uma maior produtividade dentro das empresas.

5. MELHORAR A IMAGEM DA MARCA COM OUTROS STAKEHOLDERS

O employer branding contribui para uma imagem positiva da empresa não apenas frente aos funcionários, mas também junto a outros stakeholders. Para exemplificar este cenário, imagine que uma companhia esteja no ranking das Melhores Empresas para se trabalhar pelo Great Place To Work. Certamente, estar entre os selecionados produzirá uma excelente visibilidade e reputação para a marca, não somente perante os colaboradores e potenciais talentos, mas também entre outros públicos, como clientes, parceiros e fornecedores.

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