• Daniel Santa Cruz

Employee Value Proposition (EVP): o que é e por que devo me preocupar com ele?

Sua empresa enfrenta problemas na hora de oferecer, atrair e contratar novos funcionários? Temos uma possível solução para esse obstáculo.

Fazer com que os seus funcionários se sintam felizes dentro da empresa é sempre um verdadeiro desafio para companhias de diferentes portes e segmentos. Refletindo sobre isso, já demos dicas valiosas sobre fidelização de funcionários, em diferentes artigos aqui em nosso blog. Ainda sobre este tema, neste texto vamos falar do Employee Value Proposition (EVP).

O que é o Employee Value Proposition?

Em tradução literal, Employee Value Proposition quer dizer Proposta de Valor ao Empregado. O termo em inglês, bastante conhecido por sua sigla EVP, é usado para descrever o que uma empresa oferece de diferenciais para os seus colaboradores. O Employee Value Proposition é aquilo que faz um funcionário querer fazer parte do seu time, incentivando-o a recusar outras propostas de trabalho, e motivando-o a se dedicar com afinco às atividades e tarefas a serem cumpridas. Portanto, o EVP tem extrema influência sobre o bom funcionamento de um negócio, uma vez que é um grande gerador de vínculo à marca.

Qual a importância de um bom Employee Value Proposition?

Todos nós sabemos o quanto um employer branding incipiente pode prejudicar uma empresa no momento de selecionar e recrutar novos talentos. Uma excelente ação para melhorar a imagem de uma marca empregadora é investir no Employee Value Proposition.

Assim, no momento de desenhar o Employee Value Proposition de sua empresa, é importante pesquisar o que a concorrência (e até mesmo o que companhias de outras áreas) estão oferecendo como benefícios, afinal de contas, é com elas que a sua organização competirá. Porém, também é crucial ter em mente o que, de fato, a sua empresa pode oferecer aos colaboradores. O EVP não pode ficar só na teoria, ele tem que ser algo vivido no dia a dia da companhia. Se o Employee Value Proposition for apenas um discurso, pode gerar uma grande frustração nos talentos, resultando no desengajamento das equipes, em altos índices de turnover e absenteísmo, entre outros obstáculos. Nenhum colaborador gosta de sentir que a empresa oferece algo, mas não é capaz de entregar.

Também é imprescindível entender que quando falamos em benefícios, não estamos reduzindo-os a vale-transporte, vale-refeição ou seguro-saúde, por exemplo. Existem outras propostas que podem ser de grande valor para os funcionários, como a garantia de um ambiente de trabalho sem preconceitos, uma política de salários igualitários para homens e mulheres que ocupam os mesmos cargos, entre outras ações que podem se tornar significativos diferenciais para os colaboradores e os potenciais talentos de sua empresa.

Você já conhecia o conceito de Employee Value Proposition? Em sua empresa ele é uma ferramenta utilizada para fidelizar os funcionários à marca? Conte para a gente aqui no campo de comentários.

VEJA TAMBÉM EM NOSSO BLOG

Como melhorar a imagem da sua marca para contratar funcionários?

5 formas de motivar funcionários

Como medir o engajamento dos funcionários?

3 problemas que uma marca enfrenta para contratar

Compartilhe isso:

  1. Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)

  2. Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)

  3. Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)

  4. Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

0 visualização

©2020 por Santo Caos.