• Daniel Santa Cruz

Dicas para uma boa comunicação interna em tempos de quarentena

A comunicação interna é um desafio para as empresas independente do cenário. Com muitas equipes trabalhando de forma remota, fica ainda mais complexa. Como minimizar os efeitos do distanciamento físico e aproveitar a oportunidade para estreitar a relação com os colaboradores? Separamos algumas dicas que podem ajudar nessa missão que é tão importante especialmente em momentos de crise.

1. Opte pela transparência

Mais do que nunca, este é o momento de estabelecer uma relação de confiança com os colaboradores da sua empresa. Uma boa forma de fazer isso é sendo transparente e claro sobre os impactos nos negócios e o que está sendo feito para amenizá-los. Num período de incertezas, é necessário criar este diálogo para minimizar as inseguranças e especulações que costumam acontecer em situações como esta. O mais indicado, inclusive, é a criação de um canal direto entre a liderança e os colaboradores, dando toda a importância e credibilidade que o momento requer.

2. Capacite a liderança

Em geral, a liderança é considerada pelos colaboradores como o principal meio de comunicação. Isso, infelizmente, não significa que todos os líderes saibam exercer da melhor forma este papel. Por isso, capacitar a liderança na comunicação à distância é fundamental para fortalecer os elos com a equipe. Não somente repassando informações e orientações, mas também exercendo a escuta, num momento em que empatia e humanização são essenciais para manter o time engajado. Cada líder irá encontrar a forma que funcione melhor para sua equipe, o mais importante é se fazer presente e manter contato constante.

3. Diversifique os canais

De acordo com o estudo “Desafios do Covid-19 para a comunicação organizacional” conduzido pela Aberje, as mídias sociais e os portais corporativos vêm sendo os principais canais utilizados pelas empresas para conduzir a comunicação interna neste período. A pesquisa também diz que 69% dos respondentes adequaram e criaram novos meios voltados para a comunicação digital. Além de ser uma oportunidade para tirar do papel os projetos de digitalização, por meio de aplicativos ou redes sociais internas, também é uma boa hora para testar novos formatos, como lives ou webinars. Listas no Whatsapp e no Telegram também podem ser boas saídas. Lembre-se de consultar o setor Jurídico, caso os colaboradores tenham que utilizar o celular pessoal para ter acesso.

4. Apoie as equipes com conteúdos relevantes

É importante que a comunicação interna ajude os colaboradores a lidarem com as dificuldades deste período. Por isso, pode-se priorizar o envio de informações e dicas gerais relevantes: organização, lazer, cursos, saúde, paternidade, entre outros. Estimular a troca entre os próprios funcionários por meio de fóruns de discussão também pode ser uma estratégia para criar conexões entre as pessoas – algo essencial neste momento.

5. Por fim, ouça os seus colaboradores

Para ser efetivo, o processo de comunicação requer uma via de mão dupla. Logo, tão importante quanto informar o time, é disponibilizar canais abertos para tirar dúvidas ou sugerir ideias. Vale criar canais específicos para dúvidas, criar tópicos de discussão nas redes sociais, promover rodas de escuta, happy hours virtuais, dentre outros.

Você acrescentaria alguma outra dica para facilitar a comunicação interna à distância? Conte para nós nos comentários!

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