• Daniel Santa Cruz

Dicas para estimular a integração entre as áreas

A integração entre as áreas costuma ser um problema em boa parte das empresas. Quanto maior e mais capilarizada, mais difícil dela acontecer. É comum as pessoas se limitarem aos seus grupos de trabalho, o que acaba influenciando na visão do todo e comprometendo a cooperação. Com pouca cooperação e pouca troca, visões e entendimentos mais diversos são desperdiçados.

Promover um ambiente integrado não é tarefa fácil. Especialmente em empresas com atuação espalhada em vários locais, funções e realidades diferentes, é comum um ou outro setor se sentir excluído ou marginalizado.

Entendemos que a integração passa pelos seguintes fatores:

  1. Conhecer o outro

  2. Se identificar com o outro

  3. Entender o que o outro faz

  4. Saber que, em determinados momentos, o coletivo é mais importante.

Veja algumas possibilidades para estimular que estes fatores se concretizem:

Comunicação humanizada, focada em pessoas

Humanizar a comunicação é um grande passo para proporcionar que as pessoas se conheçam e, consequentemente, se identifiquem. Dar visibilidade, destacar aspectos pessoais, trajetórias e conquistas, além de aumentar o senso de pertencimento, favorece que afinidades sejam descobertas. A partir daí, é mais fácil que outros vínculos sejam criados. Tudo isso possibilita a criação de um ambiente mais amigável e cooperativo, e menos competitivo.

Apresentação das áreas

Falar sobre as áreas pode ser um passo importante para criar mais conexão entre elas. À medida que conhecemos outras realidades, é mais fácil criar empatia e ter uma visão mais global. Isso pode ser feito de diversas maneiras, mas uma forma simples e efetiva é criar uma campanha de apresentação. Informar o básico, como: funções e metas do setor, funcionários que fazem parte, impactos e desafios. Além de fazer com que os membros da equipe se sintam reconhecidos, isso promove maior entendimento da empresa e facilita a integração entre as áreas.

Revisar o onboarding

Um onboarding bem feito, que explica a atuação da empresa e mostra a interconexão entre todas as áreas, é fundamental para estabelecer uma visão integrada, assim que o funcionário entra. Quando possível, o ideal é que ocorram visitas às áreas, presencialmente, ou por meio de um tour virtual.

Neste texto, separamos algumas dicas para um bom onboarding remoto.

Promover momentos em conjunto

Eventos, workshops e confraternizações são ótimas formas de proporcionar momentos em conjunto. Contudo, é preciso que exista um estímulo para tal, caso contrário, as pessoas provavelmente ficarão restritas aos meios que já estão acostumadas.

Nesse sentido, pequenas dinâmicas de apresentação, campeonatos ou games com desafios para o grupo, podem ser exemplos de como estimular que a integração entre as áreas ocorra.

Ações voluntárias também podem ter um papel importante para estreitar as relações.

Criar um grupo de embaixadores

As vantagens de ter um grupo de embaixadores internos na empresa são muitas. Algumas delas têm muita relação com o aumento da integração do time. Um grupo que misture componentes de diversas áreas com um propósito comum, faz com que os colegas coloquem a visão coletiva acima da individual e conheçam outras realidades. Por serem influenciadores, podem ser importantes para disseminar essa visão mais integrada e cooperativa.

Estimular visitas e benchmarking interno

Conhecer outros locais de trabalho, cases e projetos pode gerar insights valiosos sobre a própria função. Criar um programa formal que estimule estas trocas entre áreas quebra barreiras e intensifica um comportamento que valoriza a melhoria contínua.

Por fim, é importante ter em vista que, além de melhorar o ambiente de trabalho e estimular que as relações sejam melhores, a integração entre as áreas pode transformar a organização. Afinal, o conhecimento circula, a diversidade é valorizada e, consequentemente, a produtividade e a inovação também aumentam.

Essas são algumas das possibilidades, mas elas são infinitas. Precisa trabalhar este tema na sua empresa? A Santo Caos pode te ajudar com isso!

Compartilhe isso:

  1. Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)

  2. Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)

  3. Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)

  4. Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Posts recentes

Ver tudo

©2020 por Santo Caos.