• Daniel Santa Cruz

Consultoria de RH: o que é e quando usar?

Contar com o suporte de uma assessoria especializada na gestão de pessoas pode ser uma opção rentável e efetiva em períodos de crise.

O setor de RH ocupa uma posição significativa, já que suas ações influenciam diretamente os resultados da organização. Depende do RH selecionar, contratar, treinar, desenvolver, motivar, engajar, reconhecer, atrair e reter colaboradores.

Diante de tantas atividades, fundamentais para o bom funcionamento da empresa, pode ser muito positivo para o departamento e para a companhia como um todo, contar com o apoio de terceiros, especialistas no assunto, como as consultorias de RH.

Confira, a seguir, algumas informações sobre este serviço, quais modalidades existem e saiba como escolher a consultoria de RH mais adequada para atender às necessidades de sua empresa.

O QUE É UMA CONSULTORIA DE RH?

Hoje em dia as empresas têm buscado maneiras de aumentar sua produtividade, levando em consideração não só seu produto e o cliente, mas  também o colaborador e os reflexos das demandas sociais. Daí o crescente interesse  em efetivar programas de inclusão e valorização à diversidade. O sucesso da empresa é diretamente proporcional à boa gestão de pessoas, principalmente porque  este é  um dos principais desafios no mundo corporativo. No que concerne ao colaborador, há inúmeros fatores que podem influenciar na produtividade da organização, sejam eles positivos ou negativos. Por isso a existência de um setor específico como o RH, que cuidará do alinhamento de todos os elementos necessários para o pleno desempenho dos funcionários.

A consultoria de RH consiste emuma equipe especializada que vai ajudar as organizações a resolverem problemas relacionados à gestão de pessoas nas suas diferentes frentes. Cabe ao consultor investigar as relações interpessoais entre gestores e colaboradores e criar estratégias de melhorias e engajamento que estejam niveladas com a missão, visão e valores ─ isto é, a cultura da empresa. Para isso, o consultor precisa ter muito conhecimento sobre leis trabalhistas, coordenação do capital humano e comportamento organizacional, além de um excelente relacionamento interpessoal para atuar como intermediador entre todas as partes envolvidas.

POR QUE CONTRATAR UMA CONSULTORIA DE RH?

Os departamentos de RH se encontram cada vez mais enxutos e com perfil generalista. São pessoas capazes de atuarem em vários campos, mas sem uma especialização. Esses campos de atuação dentro do departamento pessoal são conhecidos como subsistemas, isto é, um conjunto menor de partes que formam o Sistema de Administração de Recursos Humanos – ARH.

De acordo com Idalberto Chiavenato, autor brasileiro especialista em administração de empresas e recursos humanos, o “Sistema de ARH consiste em práticas que conduzem a um forte e eficaz aumento do capital humano da organização”. O estudioso também afirma que o sistema consolida as competências humanas da empresa. Ele divide o Sistema ARH em cinco subsistemas que funcionam de maneira integrada e, ao mesmo tempo, tratam de assuntos distintos entre si. São os seguintes:

  1. Provisão de recursos humanos: parte responsável pela composição do quadro de funcionários, que compreende os processos de recrutamento, seleção e contratação.

  2. Aplicação de pessoas: aqui se analisa quais os cargos que a empresa precisa e os salários compatíveis às funções. Também são realizados diagnósticos de desempenho para o planejamento de planos de carreira. A grande preocupação é garantir o pleno uso dos potenciais do colaborador.

  3. Manutenção de pessoas: fazem parte desse subsistema as áreas de administração dos salários, os benefícios (legais, espontâneos, monetários e não-monetários), as leis trabalhistas, a higiene e a segurança do trabalho. Além disso, é onde a consultoria de RH pode ajudar, elaborando estratégias e programas para reter o talento na empresa e mantê-lo engajado, diminuindo o turnover.

  4. Desenvolvimento de pessoas: tudo aquilo relacionado à evolução do colaborador nos âmbitos técnico, emocional e comportamental através de palestras, cursos e workshops de capacitação profissional. Investir na educação corporativa e na qualificação dos colaboradores é essencial para a companhia se manter atualizada e acompanhando as tendências do mercado.

  5. Monitoração de pessoas: subsistema que armazena todas as informações relacionadas ao quadro de funcionários da empresa (contratos, documentos, etc.).  Esse banco de dados auxilia na tomada de decisões quanto ao planejamento organizacional e na auditoria de Recursos Humanos. É uma excelente fonte de pesquisa para as empresas de consultoria de RH quando elas precisam conhecer a organização e quem nela atua.

Como podemos perceber, há muito a ser feito no setor de RH. Por isso, contratar consultorias de RH tem sido uma alternativa acertada para atualizar as ações ultrapassadas, pois traz visão inovadora e imparcialidade sobre o problema em questão.

QUANDO USAR UMA CONSULTORIA DE RH?

Além de obter uma ajuda extra especializada e com um olhar renovador, a empresa deve considerar contratar a consultoria de RH quando há sinais, por exemplo, de queda de produtividade, falta de engajamento, clima organizacional ruim, altos índices de turnover ou aumento de casos de afastamento por doenças, dentre elas, o burnout.

Tenha em mente que o consultor trará “os novos ares” que a empresa precisa para superar as dificuldades, seja nos problemas acima citados, como também em processo de recrutamento e seleção.

QUAIS SÃO OS TIPOS DE CONSULTORIA DE RH?

Nem todas as empresas de consultoria de RH são especializadas no Sistema ARH em sua plenitude. Por isso, selecionamos alguns campos de atuação dessas organizações experts em capital humano para lhe ajudar na hora da decisão. Desta forma, sua empresa contará com uma orientação capacitada para sua real necessidade.

  1. Clima organizacional e engajamento: procura investigar as percepções e necessidades do colaborador. Assim, é possível fazer um diagnóstico para elaborar qual a melhor maneira de mantê-lo engajado;

  2. Comunicação interna: apoio para estruturar maneiras de fazer com que a informação flua dentro da organização, trabalhando os diferentes canais, criando conteúdo e permitindo que o colaborador seja ouvido. (Mas atenção, em algumas companhias, a comunicação interna não é responsabilidade do RH).

  3. Departamento pessoal: apoio na parte burocrática quanto à legislação Trabalhista e Previdenciária, evitando-se penalidades à empresa;

  4. Recrutamento e seleção: orienta a empresa na criação de sua marca empregadora e nos processos seletivos.

  5. Treinamento e desenvolvimento: para obter habilidades e competências plenas do colaborador, o consultor auxilia a empresa na implementação de programas de capacitação dos funcionários, sejam eles no campo técnico e/ou comportamental;

  6. Responsabilidade social corporativa: constata quais ações e projetos sociais são compatíveis com a imagem da empresa ou de acordo com sua demanda interna, tendo em vista a igualdade de oportunidade. Projetos de diversidade e inclusão também podem entrar no escopo desta modalidade de consultoria. (Mas atenção, em algumas companhias, a Responsabilidade social corporativa não é responsabilidade do RH).

É POSSÍVEL CONTRATAR UMA CONSULTORIA DE RH, MESMO QUE ELA NÃO ESTEJA EM MINHA CIDADE?

Dependendo de onde sua empresa se localiza, as ofertas de consultoria de RH podem ser mais escassas. Mas isso não é fator impeditivo para a contratação do serviço. Basta saber onde encontrar.

A era digital veio para facilitar a vida do ser humano e o setor de RH tem se beneficiado do uso da tecnologia para otimizar sua rotina de tarefas. Uma modalidade de empresa que vem crescendo no mercado são as HR Techs ─ companhias que desenvolvem soluções tecnológicas para simplificar os processos da área de recursos humanos. Essa modernização tem como meta atingir resultados eficazes em menos tempo e com baixo custo. Um bom exemplo é a utilização de inteligência artificial no processo de seleção.

A maior concentração de HR Techs e consultorias de RH do país está localizada na cidade de São Paulo, considerada o grande o polo econômico do Brasil. Em 2018, a Conquest One lançou uma aceleradora de startups HR Tech: a CQ1 Lab. Seu objetivo principal é proporcionar um ambiente favorável ao desenvolvimento das consultorias de RH – SP através de mentoria, assessoria jurídica e trocas de experiências, sempre respeitando o ritmo de crescimento da própria organização.

A Liga Ventures também é outra aceleradora corporativa de startups. Por meio da plataforma de inteligência Liga Insights, é possível acessar estudos e mapeamentos de startups de diversos segmentos. A Liga Insights HR Techs analisa 122 startups que prestam serviço de HR Tech, a maioria consultoria de RH – SP, para solucionar problemas estruturais e operacionais no setor de recursos humanos.

COMO SABER SE UMA CONSULTORIA DE RH É CONFIÁVEL?

É preciso ficar atento na hora de escolher a melhor consultoria de RH. Basta fazer uma pesquisa rápida na internet para constatar o quão vasto é o mercado. As chances de optar por uma empresa não confiável podem ser grandes.

A primeira coisa que você pode fazer para uma contratação assertiva é pedir indicação aos colegas da área de recursos humanos. O famoso “boca-a-boca” ainda é a propaganda de maior credibilidade. Se alguém que você conhece já trabalhou com aquela empresa e a recomenda, então há maiores chances dela ser realmente confiável. 

Outra maneira é pesquisar sobre a reputação da empresa. Hoje em dia, quem não está conectado na web é considerado praticamente fora do mercado. Confira se a consultoria de RH em vista possui site, se o alimenta com conteúdo de qualidade e verifique seu portfólio. Há quanto tempo ela atua no mercado? Para quem ela já prestou serviço?  Procure saber também quem são os profissionais que fazem parte da consultoria, pesquisando seus perfis em redes sociais de negócios como, por exemplo, o LinkedIn.

Assim, você terá uma base sólida para avaliação e posterior seleção compatível com seus objetivos e recursos disponíveis. 

E você, já precisou contratar o serviço de consultoria de RH para sua empresa? Conte-nos sua experiência nos comentários. 

VEJA TAMBÉM EM NOSSO BLOG Como gerar mais resultados com uma equipe de RH reduzida? Guia para terceirização de RH People analytics: o que é e como usar na minha empresa?

Compartilhe isso:

  1. Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)

  2. Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)

  3. Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)

  4. Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

0 visualização

©2020 por Santo Caos.