• Daniel Santa Cruz

Como transmitir o propósito da empresa para os funcionários?

Dicas simples e eficazes de como transmitir aos funcionários os valores e tudo aquilo em que a empresa acredita. Dê uma olhada.

Apresentar e esclarecer o propósito da empresa aos funcionários é essencial para que eles possam compreender a real importância de seus trabalhos e funções − tema que exerce um impacto significativo e direto sobre a motivação dos talentos. Mas como transmitir o propósito da empresa aos colaboradores, de uma forma clara e objetiva.

1. Tenha clareza sobre o propósito da empresa.

Para conseguir transmitir o propósito da empresa aos talentos, o primeiro passo é saber responder algumas perguntas: como a organização surgiu; o que estimulou a abertura da companhia (além de uma motivação financeira); por que ela existe até hoje; por que ela almeja um futuro? Ao responder estes questionamentos, muito sobre o propósito da empresa também vai aparecer.

2. Entenda qual é o propósito da empresa percebido pelas pessoas.

Uma prática essencial para qualquer empresa que almeja alta produtividade e bons resultados é saber ouvir o que os funcionários têm a dizer sobre a organização. Muito poderá ser percebido nesta escuta, inclusive se o propósito que a empresa visa transmitir − em discurso e ação − é compatível com o que os colaboradores veem e sentem acerca deste mesmo tema dentro da companhia.

3. Walking the talk: dê bons exemplos aos colaboradores.

Outro ponto bem importante para difundir o propósito da empresa aos funcionários consiste em que as grandes e médias lideranças acreditem e estejam conectadas a estes propósitos, vivenciando-os no dia a dia organizacional.

Esse “bom exemplo” dos gestores de cada área é uma ótima maneira de mostrar para os colaboradores − na prática − quais são os valores e os “sonhos” da companhia, motivando-os a também segui-los.

Se a empresa ainda não tiver um propósito bem definido, um bom caminho é fazer com que os líderes participem dessa elaboração, para que entendam que é papel deles disseminar.

4. No momento de transmitir o propósito da empresa, fale a mesma língua de seus funcionários.

É complicado falar italiano com uma pessoa que só fala japonês, não é mesmo? E você, será que fala a mesma língua de seus colaboradores?  Por isso, observe a interlocução que há entre você e os talentos de sua companhia. Entenda a linguagem e a comunicação dos funcionários e procure difundir o propósito da empresa de maneira alinhada a esta realidade.

Gostou das dicas que preparamos para você sobre o tema propósito da empresa? Como é o debate sobre este assunto em sua organização? Vocês têm clareza sobre este propósito? Vivenciam-no ou ele não passa de um discurso? Queremos saber mais sobre a realidade de sua companhia. Deixe-nos uma mensagem aqui no campo de comentários.

Sabemos o quanto o engajamento dos funcionários pode impactar nos resultados de uma organização. Por isso, nós, da Santo Caos, produzimos diversos artigos sobre este tema. Todas estas matérias podem ser lidas em nosso blog. Para acessá-las, basta clicar aqui.

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