• Daniel Santa Cruz

Como planejar a volta ao escritório

Após alguns meses de incerteza até mesmo sobre o curto prazo, algumas empresas começam agora a pensar em como será o seu modelo de trabalho daqui para a frente. Temos aquelas que aderiram ao home-office permanente, as que vão trabalhar em modelo parcialmente remoto, e outras ainda que vão retornar presencialmente com força total.

Cada uma dessas escolhas faz sentido de acordo com a realidade e cultura da organização. Mas independente do modelo escolhido, é essencial planejar com cuidado cada passo dessa retomada.

Quer saber em qual passo da jornada de retomada a sua empresa está? Preencha o nosso questionário e receba um infográfico personalizado, totalmente grátis.

Independente da etapa em que sua empresa estiver, separamos um passo a passo para planejar o retorno ao escritório. Confira:

Planejar a volta

Como tudo que envolve a empresa, a retomada precisa ser planejada. A jornada de como planejar a volta ao escritório deve considerar: 

  1. Diagnóstico e análise de de cenário interno: quantos funcionários fazem parte de grupo de risco, ou convivem com pessoas deste grupo; quantos desejam ou não retornar ao escritório, e com que frequência; etc

  2. Adaptação de espaço físico: vai ser necessário pensar na readequação de muitos espaços, desde estações de trabalho até banheiros e áreas de descanso, pensando no distanciamento e na higiene. 

  3. Comunicação: será essencial estabelecer uma comunicação transparente e adequada para o momento, visando tanto a liderança como as equipes.

Iniciar o retorno

Estando o retorno ao escritório bem planejado, chega a hora de colocar o plano em prática. Neste momento, as empresas vão precisar:

  1. Pensar na reintegração: a chegada das pessoas ao escritório após tanto tempo longe será quase um novo onboarding. Precisamos olhar com cuidado para isso, pois a nova experiência do colaborador será fortemente influenciada por esses primeiros dias.

  2. Grupos-piloto: pode ser interessante iniciar o retorno com grupos menores, preferencialmente formado por pessoas que desejem retornar ao escritório.

  3. Capacitar lideranças: os líderes precisaram se adaptar ao trabalho remoto, e agora vão necessitar de apoio para o retorno ao local físico da empresa. Como irão liderar, gerenciar pessoas, projetos, prazos e demandas neste novo cenário? 

  4. Acompanhamento emocional: esse primeiro grupo será importantíssimo, pois trará insumos para o retorno dos demais. Num momento delicado como este, um acompanhamento emocional será uma ferramenta aliada das lideranças e áreas de RH. Quer saber como a Santo Caos pode ajudar nisso? Clique aqui e conheça o comovai, nosso calendário emocional.

Mensurar e melhorar

Com as informações colhidas junto aos primeiros grupos, será essencial avaliar a experiência e promover melhorias, já que estamos aprendendo como navegar nesta nova realidade. Por isso, será importante:

  1. Medir o engajamento: diagnósticos periódicos, que podem ir desde o pré-retorno até avaliações mensais ou trimestrais da evolução do engajamento da equipe, serão uma ferramenta poderosa. Assim podemos entender como o retorno de fato impactou na produtividade, satisfação e na realidade do time

  2. Boas práticas: pode ser interessante estabelecer referências e benchmarks que possam ser compartilhados entre as diversas áreas da empresa. Muitas vezes, surgem iniciativas locais que dão bons frutos quando disseminadas.

É importante dizer que, mesmo após um retorno bem executado, a tendência é de que os modelos e relações no trabalho irão mudar definitivamente. Por isso, é importante pensar em um plano de transformação, para que questões como home-office, trabalho remoto contínuo, horário flexível e outras continuem evoluindo para lidar com essa nova relação de trabalho.

Em nosso próximo artigo, vamos explorar a questão do planejamento para as empresas que irão permanecer em home-office definitivo. Afinal, para esse caso, também são necessários alguns cuidados.

Sua empresa está com dúvidas sobre como planejar a volta ao escritório? Conta pra gente nos comentários!

Compartilhe isso:

  1. Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)

  2. Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)

  3. Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)

  4. Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

#retomada #retorno #trabalhoremoto

0 visualização

Posts recentes

Ver tudo

©2020 por Santo Caos.