• Daniel Santa Cruz

Como mostrar para a liderança a importância da diversidade?

Estudos comprovam que quanto maior a diversidade dentro de uma empresa, melhor é para o negócio e para os funcionários.

A importância da diversidade dentro das empresas é um tema que tem sido cada vez mais discutido no mundo corporativo. As organizações estão se conscientizando da importância de aprender a respeitar e conviver com as diferenças de cada um. Muitas já perceberam o quanto podem se beneficiar das potencialidades únicas de cada colaborador.

Hoje, o desafio de uma boa parte das companhias é outro: é mostrar para os todos os níveis de liderança a importância da diversidade, incentivando-os a difundirem e praticarem esta ideia.

Neste artigo, você verá dicas de como mostrar para diretores, gerentes e gestores o quanto a diversidade pode ser positiva para a empresa, os colaboradores, os consumidores e o corpo social.

1. Apresente dados que comprovam a importância da diversidade.

Um estudo feito pela McKinsey & Company mostra que empresas com maior diversidade dentro dos seus cargos têm maiores chances de lucrar se comparadas às suas concorrentes. Incrível, não é mesmo? Além da McKinsey, outras consultorias (como a Hay Group, por exemplo), realizam estudos que comprovam a importância da diversidade dentro das organizações. Vale a pena ficar de olho nestas informações, e sempre que possível, apresentá-las para as lideranças da empresa.

2. Mostre como a diversidade se tornou um tema crucial para as empresas que desejam se adaptar às novas demandas do mercado.

VUCA é uma sigla comumente utilizada para definir o mundo dos negócios atual. Ela significa volátil, incerto, complexo e ambíguo. Estamos em um mercado cada vez mais próximo deste cenário, por isso, qualidades diretamente relacionadas à diversidade, como a empatia, a flexibilidade e a multidisciplinaridade se tornaram essenciais para as empresas que desejam estar à frente.

3. Demonstre como a revolução tecnológica tem exigido das empresas a busca de novos perfis profissionais.

A criação de novas máquinas, os avanços na informática, o surgimento cada vez mais intenso de diferentes tipos de inteligência artificial, entre outros progressos tecnológicos, está levando uma nova realidade para as empresas. Em consequência disso, novos perfis de profissionais também se tornaram necessários, pois as experiências e vivências que trouxeram as empresas até aqui não serão suficientes nesse novo contexto. Esta realidade mostra mais uma vez como a importância da diversidade vem crescendo para as organizações.

4. Mostre que os consumidores estão antenados com a temática da diversidade.

A importância da diversidade tem sido uma pauta recorrente dentro da sociedade como um todo, não somente no mundo dos negócios. Por isso, é cada vez mais comum que os consumidores estejam atentos às políticas e ações de diversidade promovidas pelas empresas. Muitas marcas que realizam iniciativas neste sentido têm, inclusive, aumentado a aderência junto ao seu público em razão destas ações.

O que achou de nosso artigo? Conte-nos aqui no campo de comentários.

Interessou-se por essa pauta? Quer ver mais pesquisas sobre a importância da diversidade e assuntos correlatos? Então dê uma olhada em nossa biblioteca.

VEJA TAMBÉM EM NOSSO BLOG

Employee Value Proposition (EVP): o que é e por que devo me preocupar com ele?

Como melhorar a imagem da sua marca para contratar funcionários?

Indicadores de RH: o que são e como usar?

Inclusão Racial: O que as empresas podem fazer para mudar o status quo

Compartilhe isso:

  1. Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)

  2. Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)

  3. Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)

  4. Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

1 visualização

Posts recentes

Ver tudo

©2020 por Santo Caos.