• Daniel Santa Cruz

Como mensurar a eficácia de um treinamento?

Após oferecer um treinamento aos colaboradores da sua empresa, é importante saber qual foi o aproveitamento da ação. Veja como fazer essa análise!

Boa parte das empresas já entenderam a importância de investir em treinamentos para os funcionários. Também compreenderam o papel do RH nesta ação, como por exemplo fazendo a avaliação dos benefícios que podem ser gerados para a empresa e para os colaboradores com esta iniciativa; a análise dos pontos a serem aperfeiçoados com estas capacitações; a proposição e a até mesmo a aplicação de alguns destes treinamentos, entre outras funções.

Outra incumbência que também podem ficar a cargo do RH é a mensuração da eficácia dos treinamentos executados. Mas como realizar esta medição? Pensando nisso, reunimos algumas dicas que podem ajudar você na hora de determinar a efetividade de uma capacitação. Dê uma olhada:

UTILIZE O ROI EM TREINAMENTO

ROI é uma sigla em inglês para o termo Return on Investment, que traduzido para o português significa Retorno sobre investimento. O ROI em treinamento nada mais é do que um indicador de RH, que mensura o quanto o investimento em treinamento dos funcionários está gerando lucro para a empresa.

Existem diversas maneiras de calcular este retorno. Uma das mais utilizadas é a metodologia criada por Donald Kirkpatrick no ano de 1975. Veja abaixo os quatro pontos explorados por este sistema:

Ponto 1: veja as reações e entenda o nível de satisfação de quem foi treinado

Após o treinamento, converse com os participantes e pergunte a opinião deles sobre a experiência vivida. Um bate-papo pode ser um recurso, mas, em determinados contextos, talvez seja mais eficiente o preenchimento de uma pesquisa de satisfação, que pode ser até anônima. O objetivo desta sondagem é entender, em um primeiro momento, quais foram os impactos positivos da ação.

Ponto 2: analise o quê e o quanto foi aprendido com o treinamento

Depois do treinamento, também é importante analisar o quê e o quanto foi aprendido. Dependendo do formato e do conteúdo sobre o qual versa a capacitação, é possível aplicar logo após a sua conclusão uma avaliação rápida para entender a apreensão dos conhecimentos apresentados. Mas mais importante do que uma análise imediata, é essencial observar o dia a dia de trabalho dos funcionários, procurando identificar se houve aprendizado com o treinamento e se estes conhecimentos estão sendo aplicados pelos colaboradores em suas rotinas e atividades.

Ponto 3: observe o que tem mudado dentro da empresa após o treinamento

Como saber se o treinamento aplicado tem trazido impactos positivos para a organização? O primeiro aspecto que você pode observar é se houve mudanças no comportamento dos funcionários que participaram da capacitação. Também pode ser interessante perceber se eles têm compartilhado os conhecimentos aprendidos entres seus colegas de trabalho. Estes dois elementos são bons termômetros para mensurar a efetividade do treinamento.

Ponto 4: avalie os resultados atingidos, principalmente, em termos de negócios.

Se o treinamento oferecido foi pensado para melhorar, de alguma forma, o funcionamento e os resultados da empresa (como um todo e de algum setor específico), nada mais correto do que avaliar se isso, de fato, aconteceu, não é mesmo? Neste ponto, volte-se para os processos e os números que poderiam ser melhorados a partir da capacitação e veja se estes objetivos foram alcançados.

Ao analisar os quatro pontos citados, além de ter em mãos parâmetros claros para medir a eficiência do treinamento, você também poderá avaliar com maior precisão a relação custo X benefício da ação.

Você tem alguma outra dica de como avaliar a eficácia de um treinamento? Conte para gente aqui nos comentários.

VEJA TAMBÉM EM NOSSO BLOG

5 formas de motivar funcionários

Questionário de clima organizacional: como fazer?

4 dicas para melhorar a qualidade de vida dos funcionários

Indicadores de RH: 4 dicas para melhorar o desempenho da sua empresa

Compartilhe isso:

  1. Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)

  2. Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)

  3. Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)

  4. Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

0 visualização

Posts recentes

Ver tudo

©2020 por Santo Caos.