• Daniel Santa Cruz

Como melhorar a imagem da sua marca para contratar funcionários?

 Sua empresa ainda não possui uma forte marca para contratação no mercado de trabalho? Veja as nossas dicas para alavancar a employee experience de sua organização!

Dizem que a melhor propaganda é o boca a boca. Esta premissa vale, inclusive, quando assunto é ter uma boa marca para contratação.

Estatísticas mostram que ao passar por uma experiência positiva, uma pessoa fala sobre esta vivência para, pelo menos, 3 pessoas. No entanto, quando esta pessoa vive uma experiência negativa, fala sobre o ocorrido para, pelo menos, 11 pessoas. Agora, imagine que todas as pessoas envolvidas neste processo possam ser funcionários ou potenciais colaboradores da sua empresa. Será que este boca a boca sobre a sua organização está contribuindo para torná-la uma boa marca para contratação no mercado de trabalho?

Para garantir que a sua companhia tenha uma marca para contratação com excelentes índices de satisfação é fundamental investir no employee experience dos funcionários, tornando-o cada dia mais positivo. Mas como fazer isso? Veja algumas dicas:

1. Trabalhe o employer branding

Já falamos anteriormente sobre o employer branding e como ele é importante para as organizações que desejam realizar melhores contratações, buscando ter um quadro de funcionários altamente engajado e produtivo. Para ter boa marca para contratação, cuide do employer branding de sua empresa. Avalie se a companhia realmente apresenta benefícios atrativos para os talentos a serem recrutados; se estas vantagens têm contribuído para a retenção dos funcionários; se as pessoas que ali trabalham estão felizes em suas atividades e rotinas. Se após esta análise você constatar que o employer branding da organização é fraco, talvez seja um bom momento para montar um plano de ação e colocá-lo em prática, visando melhorar este cenário.

2. Seja uma empresa com discurso coerente

Para construir uma boa marca para contratação é imprescindível que a companhia tenha propósitos e valores claros, comunique-os com transparência e, principalmente, seja coerente com eles e viva-os. Isso certamente dará mais credibilidade para a empresa, contribuindo para  o fortalecimento de seu employer branding.

3. Realize projetos de inclusão e de sustentabilidade

Você sabia que organizações ativas e engajadas em projetos de inclusão e projetos de sustentabilidade são mais bem vistas no mercado de trabalho? Por isso, esses dois pontos podem fazer uma grande diferença na reputação da marca para contratação das companhias. De todo modo, independentemente deste benefício, projetos de inclusão e de sustentabilidade deveriam estar presentes em toda e qualquer empresa, afinal, é uma responsabilidade das organizações retornar para a sociedade tudo o que o corpo social proporcionou a elas.

4. Ofereça bons benefícios aos colaboradores

Outro ponto a ser trabalhado para o desenvolvimento de uma boa marca para contratação são os benefícios oferecidos aos colaboradores. De fato, eles podem influenciar muito no employer branding e na employee experience dos funcionários. Mas lembre-se: um benefício, para ser benefício, tem que ser realmente bom e útil para o colaborador.

E na sua empresa, você já realiza alguma dessas práticas citadas no artigo para criar uma boa marca para contratação? Conta para a gente aqui no campo de comentários.

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