• Daniel Santa Cruz

Como gerar mais resultados com uma equipe de RH reduzida?

Saiba como uma equipe pequena, mas bem treinada, e servida de recursos pode trazer grandes resultados para sua organização.

O departamento de Recursos Humanos (RH) é uma das mais importantes áreas dentro de uma organização, pois algumas responsabilidades fundamentais dentro da rotina de uma empresa podem ser realizadas pelo RH. São elas: recrutamento e seleção; treinamentos; desenvolvimento e capacitação; administração de pessoal; definição de cargos e salários; realização de pesquisa de clima organizacional; desenvolvimento de melhorias no ambiente de trabalho; busca por benefícios para os funcionários; avaliação de desempenho de colaboradores; criação de estratégias de engajamento da equipe, entre outras atividades. Muitas funções, não é mesmo?

Por tudo isso, esta área precisa do trabalho de uma equipe comprometida, profissional e, principalmente, completa. No entanto, esta não é a realidade da maioria das empresas. Em grande parte das organizações, os recursos são enxutos e a equipe de RH é reduzida, o que torna o dia a dia do departamento muito desafiador. Mas a boa notícia é que, mesmo com um pequeno time de RH, é possível alcançar grandes resultados. Como? Leia o nosso artigo na íntegra.

CONTRATE PROFISSIONAIS CAPACITADOS

Se a equipe de RH tem que ser reduzida, o ideal é que os profissionais selecionados sejam altamente preparados para as suas funções, administrando as metas da empresa, e planejando e executando as ações do departamento com eficiência.

Além disso, você também pode contribuir para a capacitação destes profissionais, oferecendo treinamentos internos e externos, workshops e outras formações. Desta maneira, a sua equipe de RH reduzida ganhará experiência, produtividade e se sentirá ainda mais motivada e engajada para realizar as atividades da área.

FAÇA UM MAPEAMENTO DOS PROCESSOS

Para que uma equipe de RH reduzida traga bons resultados, é fundamental mapear os processos da área, isto é, compreender quais são as responsabilidades do departamento, o número de pessoas para a realização das atividades e o tempo envolvido em cada tarefa. A partir deste levantamento é possível listar as prioridades, distribuir melhor as funções e pensar em soluções para otimizar as ações dos funcionários, potencializando assim a produtividade do setor.

CONHEÇA AS STARTUPS DE RH

Ainda sobre a temática da terceirização, porque não conhecer o trabalho das startups de RH? Hoje, são pelo menos 122 startups que oferecem serviços de RH no Brasil. Com modelos de negócios, produtos e serviços inovadores, elas vem apoiando empresas de diferentes portes e segmentos, principalmente aquelas com equipe de RH reduzida.

USE A TECNOLOGIA A FAVOR DO RH

O departamento de RH possui atividades bastante burocráticas. Ainda não é possível se desfazer de boa parte delas, mas dá para “driblá-las”. O mercado oferece hoje uma infinidade de softwares e aplicativos capazes de integrar e cruzar dados em uma única plataforma, reduzindo as atividades operacionais do departamento. Análises que em papel ou em programas de computador limitados demorariam semanas e comprometeriam boas horas de trabalho dos funcionários já podem ser feitas em minutos com a ajuda da tecnologia.

Por isso, investir em softwares e aplicativos voltados para a área pode ser uma excelente ideia para as empresas com uma equipe de RH reduzida.

APOSTE NA TERCEIRIZAÇÃO

A terceirização de algumas atividades pode ser uma ótima medida para as empresas que têm uma equipe de RH reduzida.

Além de “desafogar” os profissionais do departamento, esta ação também pode trazer mais eficiência para algumas rotinas. A contratação de uma empresa especializada em estratégias de RH, por exemplo, pode tornar processos de pesquisas e análises muito mais assertivos, graças à imparcialidade do fornecedor externo.

Gostou deste artigo sobre como gerar mais resultados numa equipe de RH reduzida? Deixe um recado para nós no campo de comentários.

VEJA TAMBÉM EM NOSSO BLOG:

Questionário de clima organizacional: como fazer?

Employer branding: o que é e como ele pode te ajudar?

5 problemas que uma marca enfrenta para contratar funcionários

Imagem: Freepik

Compartilhe isso:

  1. Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)

  2. Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)

  3. Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)

  4. Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

#equipederhenxuta #equipederhreduzida

0 visualização

©2020 por Santo Caos.