• Daniel Santa Cruz

Como fazer um bom onboarding remoto

Não é segredo para ninguém que muitas empresas estão demitindo pessoas devido à crise. Porém, algumas organizações ou setores que de alguma forma conseguem ‘surfar a onda’ estão abrindo vagas de emprego, mesmo num momento econômico complicado. Então, como fazer uma boa integração de novos funcionários neste contexto atípico? Confira a seguir algumas dicas que preparamos.

Retome as boas práticas de integração

Apesar de estarmos num contexto diferente do normal, a lógica de muitas coisas se mantém, e por isso não é necessário reinventar a roda. Existem alguns itens que seguem sendo básicos em qualquer processo de integração, como por exemplo:

  1. Organizar equipamentos, softwares necessários, e-mail corporativo etc.

  2. Estruturar ritos de boas-vindas para aclimatação

  3. Ajudar o colaborador a entender seu papel, o negócio da empresa, os valores e cultura da organização

  4. Estimular um bom contato inicial com o gestor e a equipe com quem a pessoa irá trabalhar

  5. Estabelecer metas e objetivos iniciais claros, entre outros pontos.

Esse checklist se mantém mesmo no período que vivemos, pois traz aspectos fundamentais para que o onboarding remoto possa acontecer de forma satisfatória. O que muda é a forma de executar cada um, o que nos leva à nossa segunda dica.

Use a criatividade

Sem dúvida, é diferente fazer uma integração de um colaborador que logo de início já está em home-office. Muitos que estão começando em novos empregos agora, sequer conheceram pessoalmente seu gestor, colegas ou alguém do RH. Por isso, precisamos sair um pouco das formas tradicionais para contornar essa distância física no onboarding remoto.

Como exemplo, muitas empresas estão enviando equipamentos para a residência do colaborador, ajudando-o a estabelecer um home-office confortável e produtivo. É possível aproveitar essa logística para enviar junto alguns materiais de comunicação que auxiliem na integração, e também presentes ou brindes. Materiais institucionais, fones de ouvido, adesivos, guloseimas… As possibilidades são infinitas, o importante é que o novo membro da equipe se sinta bem-vindo e perceba que a empresa se preocupa em criar uma boa relação logo de início. E claro, dentro das possibilidades que o orçamento permite.

Além disso, vale a pena repensar os ritos de chegada. Se o colaborador não pode ter um almoço com toda a equipe, por que não marcar uma refeição ou happy hour à distância para que ele possa se apresentar ao time? Ou até mesmo pedir para os colegas gravarem um vídeo de boas-vindas, humanizando e aproximando o time?

Na dúvida, peça sugestões ao gestor e à equipe que irão receber a nova pessoa. Com certeza eles terão boas ideias de integração, que tenham a ver com a área e a cultura da empresa. Se precisar de um conteúdo mais robusto sobre o assunto, confira aqui o nosso e-book sobre integração de novos colaboradores.

Colha feedbacks e mude o que for preciso com agilidade

Num momento como este, o tradicional período de experiência de 3 meses pode ser muito longo para fazer uma avaliação inicial da jornada do novo colaborador. Aposte em períodos mais curtos, estando à disposição para ouvir as percepções nos primeiros dias, e após algumas semanas de trabalho, volte a fazer o mesmo processo.

Nesse momento, podem surgir ideias valiosas para as próximas integrações. Lembre-se: ninguém acerta 100% de primeira, e as pessoas compreendem isso quando a empresa se mostra preocupada em acolher. Se o novo colaborador entende que a organização está fazendo de tudo para incluí-lo na empresa da melhor forma, certamente irá querer contribuir para as próximas integrações.

O que achou das nossas dicas para onboarding remoto? Sua empresa está contratando pessoas? Conte para nós no campo de comentários.

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