• Daniel Santa Cruz

Como estimular um ambiente saudável em home-office?

Criação de uma rotina

Ao estabelecer uma rotina, a disciplina e o controle da ansiedade são beneficiados. Por isso, é importante orientar seu time a delimitar horários para cada uma das atividades. Sempre lembrando que a hora das refeições, do descanso e até de um hobby, também precisa ser respeitada.

Além disso, aqueles colaboradores que têm filhos merecem um olhar especial, já que vivem um desafio ainda maior. Nesse caso, é preciso praticar a empatia e ser flexível em relação às entregas, além de ser importante mostrar-se disponível para ouvir suas dificuldades e tentar auxiliar nas soluções. Algumas orientações podem ajudar, como a criação de uma rotina familiar, com horários de interação e de atividades individuais, a inclusão das crianças nos afazeres da casa, além de explicações sobre o que está acontecendo.

Estabelecimento de metas diárias

Se desafiar com metas é importante em qualquer contexto. E em home-office pode ser ainda mais necessário, considerando o potencial de distração que ele pode oferecer.

Por um lado, a liderança pode ajudar ao deixar claras as entregas e os prazos do dia. E por outro, é importante estimular que os colaboradores criem suas pequenas metas próprias. Isso facilita a gestão do tempo e auxilia no bem-estar: finalizar tarefas como “fazer exercício”, “tomar água” e “tomar sol”, além das demandas normais, proporciona uma sensação de satisfação.

Delimitação de espaços e atenção com a ergonomia!

Falar em ergonomia num ambiente totalmente preparado para o trabalho, é fácil. Quando se fala da casa dos colaboradores, infelizmente essa normalmente não é a realidade. Por isso, é importante criar um local minimamente adequado, evitando que o trabalho seja feito no sofá ou na cama, por exemplo. Disponibilizar itens como cadeiras de escritório, computadores, mouse etc., ajuda muito neste desafio de adequar a casa ao trabalho.

Para quem utiliza o quarto ou a sala como escritório, uma dica é deixar o ambiente bem iluminado e ventilado. E ao finalizar o trabalho, pode-se mudar para uma luz mais baixa, para que o corpo entenda a transição e consiga descansar.

Vale, ainda, estimular pequenas pausas para levantar e esticar a coluna. A internet está repleta de vídeos de alongamentos e exercícios simples – trocar estes conteúdos com as equipes pode ajudar muito. Outra ideia é marcar sessões online de ginástica laboral em algum horário do dia, aliando contato interpessoal a cuidados com a saúde.

Interação com a equipe

Falar em ambiente saudável vai além do espaço em si. Tão importante quanto o local de trabalho é o estabelecimento de práticas saudáveis para a mente. Pensando nisso, criar momentos de contato com os colegas de equipe ajuda no alinhamento das atividades e no relacionamento.

O que achou das nossas dicas? Conta para nós no campo de comentários.

Compartilhe isso:

  1. Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)

  2. Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)

  3. Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)

  4. Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

#ambientedetrabalho #homeoffice #quarentena

Posts recentes

Ver tudo

©2020 por Santo Caos.