- Daniel Santa Cruz
Como estimular um ambiente saudável em home-office?
Criação de uma rotina
Ao estabelecer uma rotina, a disciplina e o controle da ansiedade são beneficiados. Por isso, é importante orientar seu time a delimitar horários para cada uma das atividades. Sempre lembrando que a hora das refeições, do descanso e até de um hobby, também precisa ser respeitada.
Além disso, aqueles colaboradores que têm filhos merecem um olhar especial, já que vivem um desafio ainda maior. Nesse caso, é preciso praticar a empatia e ser flexível em relação às entregas, além de ser importante mostrar-se disponível para ouvir suas dificuldades e tentar auxiliar nas soluções. Algumas orientações podem ajudar, como a criação de uma rotina familiar, com horários de interação e de atividades individuais, a inclusão das crianças nos afazeres da casa, além de explicações sobre o que está acontecendo.
Estabelecimento de metas diárias
Se desafiar com metas é importante em qualquer contexto. E em home-office pode ser ainda mais necessário, considerando o potencial de distração que ele pode oferecer.
Por um lado, a liderança pode ajudar ao deixar claras as entregas e os prazos do dia. E por outro, é importante estimular que os colaboradores criem suas pequenas metas próprias. Isso facilita a gestão do tempo e auxilia no bem-estar: finalizar tarefas como “fazer exercício”, “tomar água” e “tomar sol”, além das demandas normais, proporciona uma sensação de satisfação.
Delimitação de espaços e atenção com a ergonomia!
Falar em ergonomia num ambiente totalmente preparado para o trabalho, é fácil. Quando se fala da casa dos colaboradores, infelizmente essa normalmente não é a realidade. Por isso, é importante criar um local minimamente adequado, evitando que o trabalho seja feito no sofá ou na cama, por exemplo. Disponibilizar itens como cadeiras de escritório, computadores, mouse etc., ajuda muito neste desafio de adequar a casa ao trabalho.
Para quem utiliza o quarto ou a sala como escritório, uma dica é deixar o ambiente bem iluminado e ventilado. E ao finalizar o trabalho, pode-se mudar para uma luz mais baixa, para que o corpo entenda a transição e consiga descansar.
Vale, ainda, estimular pequenas pausas para levantar e esticar a coluna. A internet está repleta de vídeos de alongamentos e exercícios simples – trocar estes conteúdos com as equipes pode ajudar muito. Outra ideia é marcar sessões online de ginástica laboral em algum horário do dia, aliando contato interpessoal a cuidados com a saúde.
Interação com a equipe
Falar em ambiente saudável vai além do espaço em si. Tão importante quanto o local de trabalho é o estabelecimento de práticas saudáveis para a mente. Pensando nisso, criar momentos de contato com os colegas de equipe ajuda no alinhamento das atividades e no relacionamento.
O que achou das nossas dicas? Conta para nós no campo de comentários.