• franciele988

Como engajar sua empresa com a equidade de gênero

Nas últimas décadas, as mulheres passaram a avançar na conquista da sua independência financeira, sendo hoje inclusive chefes de família e sustentando-as sozinhas. Mas o desemprego estrutural, vindo de uma mudança na forma e processos de produção, muito mais automatizados, tendem a diminuir os postos de trabalho e acirrar as disputas de gênero. Muitos homens ainda apresentam dificuldades em aceitar a mulher em posições de poder no mundo corporativo, enquanto as mulheres persistem na luta pela sua independência, seu espaço e por terem voz ativa.

Mostramos em nosso guia de equidade de gênero os principais problemas que as mulheres enfrentam em empresas com alta desigualdade e como as empresas podem promover a equidade de gênero. Confira a seguir mais alguns motivos para a sua empresa investir nisso.

Benefícios da equidade de gênero

Trazer equidade de gênero e diversidade para dentro das empresas e oferecer condições justas de trabalho para as mulheres, traz melhorias não só para as funcionárias como também para a empresa.

De acordo com estudo da McKinsey, as empresas têm 21% maior propensão a ter uma rentabilidade acima da média quando valorizam diversidade de gênero em suas equipes executivas, além de atrair e reter talentos.

Outro estudo, da Hay Group, mostrou que trabalhar o tema nas empresas traz um aumento em 17% no engajamento dos funcionários, além de um crescimento de 10 a 15% na rentabilidade da empresa de acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Equidade gênero-racial nas empresas

Outro aspecto muito importante quando se fala desse assunto, é a interseccionalidade gênero-raça. Quando pontuamos a equidade gênero-racial nas empresa o cenário é negativo, visto que apenas 0,4% das mulheres negras estão em cargos executivos nas empresas, e a remuneração das mulheres ainda fica abaixo da dos homens. Este dado reflete a grande desigualdade e sub-representação que se constata de modo geral no mercado de trabalho brasileiro.

Como engajar as empresas com a equidade

Diversas ações podem ser feitas para promover a equidade de gênero nas empresas. Selecionamos algumas estratégias que contribuem para tornar o ambiente de trabalho mais amigável e igualitário para as mulheres, permitindo seu desenvolvimento e crescimento profissional.

Como exemplo, as empresas podem buscar promover políticas internas de conscientização, treinamento dos líderes, diminuir vieses inconscientes através de tomadas de decisões conjuntas e desaceleradas, buscar contribuir para a transformação da cultura organizacional e das perspectivas dos colaboradores sobre a equidade de gênero.

Estruturar um comitê de diversidade e inclusão, com encontros e buscando o aumento de engajamento dos colaboradores, e ter uma liderança mais diversa, são ações que ajudarão na promoção da equidade de gênero dentro da empresa, pois a pluralidade de vozes à frente das equipes torna-se o exemplo a ser seguido.

Essas são algumas das possibilidades de estratégias, mas elas são inúmeras. A Santo Caos pode te ajudar com um olhar cuidadoso e apurado a diagnosticar e desenvolver a melhor estratégia para sua empresa.

Vamos juntos nessa?


120 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo