• Daniel Santa Cruz

Como engajar funcionários em um programa de voluntariado

Ideias para você engajar seus funcionários em um programa de voluntariado

Mesmo que um programa de voluntariado seja uma ação muito positiva, vista como um “trabalho nobre”, nem sempre é fácil implementá-lo dentro das empresas, engajando os funcionários nas ações. Neste artigo você encontrará 3 dicas simples para que o programa de voluntariado proposto por sua organização tenha adesão junto aos colaboradores. Acompanhe:

1. Leve em consideração o perfil dos seus funcionários.

Antes de criar e incentivar a participação dos funcionários em um programa de voluntariado na empresa, pesquise entre eles − mesmo que de forma simples e rápida − com qual tipo de trabalho voluntário eles gostariam de se envolver: projetos com animais, idosos ou crianças? Um trabalho voluntário relacionado à área de atuação deles ou algo que não tenha nada a ver com o dia a dia de trabalho? Pergunte sobre essas questões.

As respostas desta pesquisa serão importantes na hora de apresentar uma proposta de programa de voluntariado aos funcionários, pois levando em consideração o perfil e as preferências dos colaboradores, será possível desenvolver um projeto que seja mais atrativo para eles e, consequentemente, tenha maior adesão.

2. Mostre os benefícios de um programa de voluntariado.

Contribuir para a construção de uma sociedade e de um mundo melhor é apenas um dos propósitos e dos grandes benefícios de um programa de voluntariado. A importância deste tipo de projeto extrapola esta “missão”, sendo também muito enriquecedor para quem o pratica.

Ao apresentar o programa de voluntariado, mostre aos funcionários a oportunidade de autodesenvolvimento que o voluntário tem ao participar de uma atividade como esta. Para muitos, um programa de voluntariado é uma chance de socialização, com novas pessoas e os próprios colegas de trabalho; de aperfeiçoar e aprender novas competências; de exercitar as habilidades de liderar, inovar, ter empatia etc. Em suma, procure salientar o quão enriquecedor um programa de voluntariado pode ser para todos os lados, não apenas para o lado que “recebe”.

3. Engaje os gestores das áreas nos projetos.

Ao planejar o programa de voluntariado dentro da sua empresa, inclua os gestores das áreas neste processo. O apoio dos líderes é fundamental para aumentar o engajamento dos demais funcionários no projeto.

Porém, vale salientar que este movimento não tem o objetivo de ocasionar uma adesão ao programa de voluntariado por pressão. O mais importante é que os funcionários realmente entendam a relevância do projeto, conectem-se com o propósito da ação e sintam vontade de participar da atividade.

Gostou de nosso artigo sobre programa de voluntariado? Aí na sua empresa vocês já têm algum projeto como este ou têm a ideia de começar este tipo de trabalho? Conte-nos aqui no campo de comentários e nos diga se as nossas dicas foram úteis.

VEJA TAMBÉM EM NOSSO BLOG

Como engajar meus funcionários em torno de políticas de sustentabilidade?

5 formas de motivar funcionários

Como medir o engajamento dos funcionários?

O engajamento ajuda na inovação?

Compartilhe isso:

  1. Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)

  2. Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)

  3. Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)

  4. Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

0 visualização

©2020 por Santo Caos.