• Daniel Santa Cruz

Como criar lideranças inspiradoras para o engajamento de funcionários?

Conheça ações fundamentais para os líderes que desejam aumentar o engajamento de funcionários.

Motivar, satisfazer e aumentar a produtividade dos colaboradores: o engajamento dos funcionários de qualquer empresa está diretamente relacionado à lideranças inspiradoras.  Mais do que desenvolver estratégias, coordenar e supervisionar o trabalho das equipes e mensurar os resultados, os líderes têm o importante papel e o grande desafio de inspirar. Por isso, selecionamos 04 ações essenciais para os gestores que desejam melhorar o desempenho e a conexão dos colaboradores com a empresa. Leia em nosso artigo.

1. MANTENHA VIVOS OS PROPÓSITOS DA MARCA

Um ex-presidente americano dizia que “liderar é a arte de motivar alguém a fazer algo que você quer feito, porque essa pessoa quer fazê-lo”. Apesar de complexa, essa missão não é impossível para as lideranças inspiradoras.

O primeiro passo é perceber se os funcionários sabem por que a empresa existe e entendem por que todos os dias realizam as suas atividades. Lideranças inspiradoras empenham-se em manter a missão da empresa viva, procurando transmitir estes propósitos e conectar os colaboradores a eles.

Pessoas que compreendem por que fazem o que fazem trabalham mais motivadas e engajadas, impactando diretamente nos resultados da organização.

2. SEJA UM EXEMPLO DE LIDERANÇA INSPIRADORA

Inspirar pelo exemplo: alguns consideram este princípio um clichê do mundo corporativo, no entanto, talvez seja uma das máximas mais coerentes e essenciais para aqueles que desejam ser líderes inspiradores. Afinal, como conquistar o respeito dos funcionários e exigir determinados comportamentos, condutas e ações, sem ser uma referência congruente para os colaboradores?

3. ATIVE A SUA ESCUTA

Lideranças inspiradoras sabem ouvir.

O gestor com escuta ativa tem a oportunidade de conhecer os funcionários e suas expectativas, contribuindo para a construção da confiança e da empatia entre empregados e empregadores. Com isso, fica mais fácil fazer a gestão do desempenho dos funcionários e realizar o processo de dar feedback aos colaboradores.

Além disso, ao compreender os anseios dos funcionários, o líder pode atuar equilibrando-os com os objetivos da organização. O resultado disso é o estabelecimento de relações ganha-ganha entre colaboradores e empresa, beneficiando amplamente ambos os lados.

4. VALORIZE A INDIVIDUALIDADE DE CADA FUNCIONÁRIO

Cada colaborador possui competências e habilidades únicas. Lideranças inspiradoras se empenham em mapeá-las, valorizá-las e, principalmente, criam cenários para que elas sejam aplicadas no dia a dia profissional da pessoa. Segundo Warren G. Bennis, um dos mais importantes estudiosos americanos sobre liderança, gestores eficientes permitem que as pessoas façam o trabalho para o qual nasceram para fazer. Funcionários que têm as suas potencialidades reconhecidas e aproveitadas no exercício de suas atividades se sentem mais satisfeitos no trabalho e, por isso, apresentam um melhor desempenho das funções.

O que você achou de nosso artigo sobre lideranças inspiradoras? Compartilhe sua opinião conosco no campo de comentários!

VEJA TAMBÉM EM NOSSO BLOG

4 ideias para aumentar o engajamento de funcionários

05 consequências do baixo engajamento de equipe para as empresas

Employer branding: o que é e como ele pode te ajudar?

Imagem: Freepik

Compartilhe isso:

  1. Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)

  2. Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)

  3. Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)

  4. Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

#liderançaeengajamento #liderançainspiradora #liderançainspiradoranasempresas

0 visualização

Posts recentes

Ver tudo

©2020 por Santo Caos.