• Daniel Santa Cruz

Benefícios: o que são e como usá-los para engajar funcionários?

Principalmente nos momentos de incertezas econômicas, oferecer benefícios para funcionários da empresa pode ser um grande aliado, que fará a diferença da etapa de contratação até a retenção de talentos na companhia.

O que pode ser considerado benefício para funcionários?

Pode ser considerado benefício todo item obrigatório e/ou opcional que não é o salário, mas que, de certa forma, ajuda a compor a remuneração do colaborador. Algumas modalidades de benefício para funcionários bem comum são o vale-transporte, o vale-refeição e o convênio médico ou odontológico, por exemplo. 

Como usar o benefício para funcionários como uma ferramenta de engajamento?

Veja algumas dicas que preparamos para as empresas que desejam melhorar o engajamento dos colaboradores por meio dos benefícios:

1. Tenha em mente que o benefício não é o único agente de engajamento.

Claro que oferecer benefícios para funcionários pode fazer os colaboradores considerarem a empresa um bom local para se trabalhar, provocando o desinteresse na concorrência. Porém, é importante ter claro que apenas os benefícios não garantirão que os talentos continuem engajados com o negócio. Certamente o benefício para funcionários contribui não somente para o engajamento, mas também para aspectos como a retenção e a melhoria do clima organizacional, porém, não pode ser visto como a única medida. O benefício para funcionários será mais eficiente se combinado a uma série de outras estratégias.

2. Ouça e entenda o que os seus funcionários querem.

Existem modalidades de benefício para funcionários que são como “coringas” e acabam sendo oferecidos por quase todas as empresas. Mas isso não quer dizer que, por serem comuns, eles serão de fato benéficos para os colaboradores. Por isso, ao realizar o levantamento de possíveis benefícios para funcionários, faça primeiro uma pesquisa dentro da empresa e ouça os profissionais. Procure entender o que realmente pode ser bom e vantajoso para eles e, somente depois disso, decida quais os benefícios serão oferecidos.

3. Avalie se os benefícios para funcionários oferecidos pela empresa são compatíveis com os oferecidos pelo mercado.

Como dissemos no tópico anterior, não é porque um benefício é comum no mercado que ele será adequado ao seu público. Porém, é importante verificar os benefícios para funcionários que são oferecidos pelo mercado e, principalmente, pela concorrência. Assim, você poderá ter um comparativo, entendendo se o que a sua organização disponibiliza é menos, mais ou equivalente às outras companhias.

Saber a “posição” da empresa neste quesito poderá ajudar você a melhorar os benefícios para funcionários que são oferecidos pela sua organização, tornando-se mais competitivo na retenção de pessoas e aumentando o engajamento do talentos junto à sua marca.

Como funciona a questão do benefício para funcionários aí na sua empresa? Conte para a gente aqui no campo de comentários.

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