• Daniel Santa Cruz

7 soluções de engajamento que já implementamos nas empresas

Atualizado: Nov 12

Muitas vezes, de forma direta ou indireta, os desafios de uma organização passam por engajamento. Por isso, dando continuidade aos posts comemorativos de 7 anos de Santo Caos, separamos sete soluções de engajamento que já ajudamos a diagnosticar e resolver, a partir de metodologias próprias, imersão e co-criação. Confira:


1. Ações de engajamento

As possibilidades são infinitas! Aqui falamos de engajamento dos colaboradores com alguma campanha específica, lançamento, sistema, cultura, liderança etc. Entendendo o público, pensamos em ações que envolvam as pessoas em alguma experiência.

Por exemplo, podemos citar um evento de engajamento de familiares, que fizemos com a BASF. Lá, o desafio era gerar uma conexão com as famílias e oferecer um dia de diversão e mais conhecimento dos negócios da empresa.

Outro exemplo foi a ação que fizemos com a Amaggi. Precisávamos envolver as pessoas com o programa de Compliance da companhia. O assunto, que muitas vezes não gera compromisso e interesse dos colaboradores, ganhou outra roupagem quando apresentamos por meio de sessões de stand up. Assim, a junção de temas tão sérios com humor, deu super certo e ampliou o conhecimento das pessoas acerca do assunto. Aqui damos mais algumas dicas sobre como engajar as pessoas com este tipo de campanha.


2. Transformação Cultural

Transformar a cultura de uma empresa é um desafio que a Santo Caos adora! Isso porque trabalhar a cultura requer uma imersão profunda, envolve pessoas, processos, propósito e uma série de detalhes que fazem parte do dia a dia e que parecem pequenos, mas impactam no resultado final.

Em geral, nosso trabalho se inicia no diagnóstico: como é a cultura atual da empresa? Como é a cultura desejada? Por que a mudança precisa acontecer? Como as pessoas enxergam esta mudança?

Uma série de questões são analisadas, a partir de pesquisas quanti e qualitativas, muitas conversas e visitas até chegarmos num panorama amplo que nos permite, junto com o cliente, vislumbrar o que precisa ser mexido para que a transformação aconteça. Neste momento surgem as equipes de desenvolvimento e implantação de planos de ação. Entendemos o panorama e pensamos em iniciativas que facilitam que essa cultura desejada saia do papel e vá para a prática. Treinamentos, workshops, eventos e muita troca costumam caracterizar esta etapa do trabalho.

Já enfrentamos esse desafio com o Grupo Águia Branca e Venturus e, atualmente, estamos neste processo com Sabesp e Fleetcor.

3. Engajamento com Comunicação interna

A falta de comunicação é um desafio comum nas empresas. E aqui a questão é ampla: pode ser cultural, que envolve distanciamento dos líderes, falta de integração entre as áreas ou falta de transparência, até questões mais específicas, como utilização de canais inadequados, excesso de informações sem foco ou conteúdo desinteressante. O fato é que quando as informações não fluem de maneira adequada, tanto empresa quanto colaboradores perdem.

Para auxiliar nesta questão, gostamos de aprofundar e entender como os colaboradores enxergam os canais existentes e quais demandas estes canais não atendem. Acreditamos numa comunicação humanizada e próxima, que envolve e escuta os colaboradores. A partir daí, o céu é o limite: uma boa comunicação reforça a cultura da empresa, promove soluções de engajamento com campanhas e assuntos que precisam ter atenção, melhora a troca de informações entre as pessoas, fortalece o senso de pertencimento e muito mais.

Neste processo já contribuímos com empresas como Jalles Machado, Pepsico, Edenred e Claro. Neste artigo falamos um pouco mais sobre isso.


4. Compartilhamento de histórias

Um componente é fundamental quando desejamos quebrar barreiras entre as pessoas e aproximar a empresa dos colaboradores: as histórias. O compartilhamento de histórias pessoais e da organização, com seus sucessos e fracassos, é algo que fortalece a empatia, a integração e a união entre as pessoas. Um time, quando vê o seu gestor, por exemplo, abrindo mais sobre a sua vida e relatando situações difíceis, possivelmente se sentirá mais próximo e se identificará em alguma situação ou sentimento.

O Talk Para Engajar é um formato que se aplica a diferentes desafios porque quebra barreiras. Trata-se de um evento criado para que as pessoas dividam estas histórias, tendo como plano de fundo algum objetivo estratégico. Por aqui, já usamos com a Bimbo e com Venturus, e nos dois casos o objetivo foi reforçar componentes relacionados às competências da liderança e valores da cultura.

Neste artigo falamos um pouco mais sobre esta iniciativa e sobre a importância do líder na cultura organizacional.


5. Propósito e marca empregadora

Quem e como são as pessoas que estão se candidatando às vagas na empresa? Por que eles querem trabalhar aqui?

Revisar a Marca Empregadora é uma estratégia que pode impactar fortemente nos objetivos da empresa. Isso porque, além de ser um trabalho muito alinhado com cultura organizacional e propósito, é algo que se reflete externamente, a partir da construção da imagem e reputação da empresa como um bom lugar, ou não, para se trabalhar. Com definições e objetivos claros, é possível identificar que tipo de profissionais a organização precisa neste momento e ser muito mais assertivo em processos de seleção.

Dessa maneira, já auxiliamos McDonald’s e Sabesp com suas marcas empregadoras, entre outras empresas.

6. Diversidade e inclusão

Como as pessoas se sentem na organização? Elas são livres para serem quem são? Quanto os grupos minorizados se expõem, participam e são ouvidos? Podem crescer na hierarquia da empresa?

Estes são alguns dos desafios, dos vários, que as empresas enfrentam quando falamos em diversidade e inclusão. Aqui na Santo Caos, além de reforçarmos a importância deste tema e sabermos que ele está intimamente relacionado com engajamento, também ajudamos as organizações com estratégias para enfrentar.

Assim, criamos metodologias para identificar o cenário atual e apoiamos na construção de comitês e políticas de diversidade, campanhas e sensibilizações que dêem a importância devida ao tema para soluções de engajamento. Passamos por isso com empresas como GPA, Bank of America Merrill Lynch, Ortho Clinical, Portocel e MRV.


7. Integração das equipes

Este é mais um desafio famoso nas empresas, independente do tamanho. A falta de integração dificulta a inovação, a fluidez da comunicação e o clima de trabalho em si. Neste artigo sugerimos algumas iniciativas para minimizar estas questões.

A criação de um programa de embaixadores, por exemplo, é algo que estamos construindo junto dos clientes Eldorado e República.org.

Ficou curioso e quer saber mais? Navegue pelo nosso blog e pelas redes sociais da Santo Caos, onde sempre trazemos diversas soluções de engajamento que podem ser aplicadas à sua empresa.

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