• Daniel Santa Cruz

5 sinais de que seu time não sabe quais os objetivos da empresa

Saiba identificar quando os seus colaboradores não estão apropriados dos propósitos e das metas da organização.

O que as empresas de sucesso têm em comum? Especialistas afirmam que, para se destacar no mercado, um dos fatores é criar um planejamento estratégico a partir dos objetivos. Os objetivos da empresa são os resultados que ela busca em um determinado prazo e, geralmente, são facilmente encontrados na Missão, Visão e Valores. Essas três definições são muito importantes porque formam os pilares que sustentam a organização, já que definem a cultura da empresa, como ela se vê hoje e aonde ela quer chegar.

Mas será que seu time sabe quais são os objetivos da empresa? Para não ficar com “a pulga atrás da orelha”, selecionamos os principais sinais indicadores. Acompanhe nosso artigo!

  1. Excesso de conflitos internos.

Quando o time não sabe os objetivos da empresa, cada um vai para um lado. E quando um vai para um lado, é comum surgirem percepções de que “só eu estou me esforçando”. Neste contexto, as cobranças aumentam e, naturalmente, surgem conflitos que não levam a lugar algum.

  1. Falta de engajamento.

Como já vimos aqui no blog, o engajamento de funcionário (ou a falta dele) causa grande impacto na produtividade e no crescimento da empresa. O time que não sabe os objetivos da empresa muito provavelmente estará pouco engajado. Isso acontece porque os colaboradores não entendem o propósito de fazer o que estão fazendo e, assim, não cultivam dentro de si o sentimento de pertencimento e relevância no trabalho.

  1. Falta de foco e dispersão.

Como diz Lewis Carroll, autor do clássico Alice no País das Maravilhas: “Se você não sabe onde quer ir, qualquer caminho serve”.

Um time que não sabe os objetivos da empresa fica à deriva, perdido, não consegue levar os projetos adiante ou até os finaliza, porém numa qualidade aquém do esperado. Sem uma unidade de pensamento e ação, tudo permanece no limbo, prejudicando em efeito cascata o profissional, a equipe e a empresa.

  1. Dificuldade nas tomadas de decisão.

Sem um objetivo devidamente formalizado entre os colaboradores, fica difícil tomar iniciativas e decisões. Afinal, se você não sabe o que precisa ser feito e o porquê, não há como ter uma boa performance, tampouco ser cobrado por isso depois.

É claro que, dentro desse campo, há algumas variáveis que influenciam, tais como a própria personalidade do colaborador, seu nível de liderança e autonomia. Contudo, não há como negar que, com um propósito, é bem mais natural assumir o protagonismo das ações.

  1. Insegurança

Um time que não sabe os objetivos da empresa fica “patinando”. Os funcionários tendem a se sentirem inseguros e baixam as expectativas com relação a construir uma história dentro da organização. O profissional não vê perspectiva de crescimento e, na primeira oportunidade, ele pode sair da companhia, trazendo uma série de complicações, como o enfraquecimento da marca empregadora e o aumento do turnover.

Gostou do nosso artigo? Que outros sinais você acredita que denunciam quando o time não sabe quais são os objetivos da empresa? Deixe nos comentários.

VEJA TAMBÉM EM NOSSO BLOG

Retenção de talentos: fique por dentro do assunto e traga sua empresa para o século XXI

Marca empregadora

3 problemas que uma marca enfrenta para contratar

Compartilhe isso:

  1. Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)

  2. Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)

  3. Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)

  4. Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

0 visualização

Posts recentes

Ver tudo

©2020 por Santo Caos.