• Daniel Santa Cruz

5 sinais de que seu time está engajado

O engajamento não é algo estático e fixo. Ele é uma onda, variando de acordo com as experiências e motivações específicas do nosso dia a dia. Alguns comportamentos, no entanto, podem refletir como anda o engajamento do time naquele momento.

Mas antes de conhecer estes comportamentos, é importante entender o que é engajamento para a Santo Caos. Para nós, trata-se de um conjunto de conexões racionais e emocionais entre pessoa e empresa, que é positivo para os dois. Ou seja, quando dissemos que alguns comportamentos revelam o nível de engajamento do time, queremos dizer que estas atitudes expressam o quão fortes estão essas conexões. Quanto mais fortes, maior o engajamento, e vice-versa.

E quais são estes comportamentos? Veja se a sua equipe está demonstrando um ou mais deles:

 1.  Entendimento de metas, processos e papeis

Se a sua equipe demonstra ter conhecimentos gerais sobre a empresa e sabe o papel que é esperado, o nível de Conscientização possivelmente está alto. Espere desta equipe muita participação, autonomia e também uma visão crítica e questionadora, já que opinar de forma relevante só é possível quando se tem informação suficiente. São funcionários curiosos e a comunicação, tanto institucional, quanto com o gestor, é fundamental para mantê-los engajados e participativos. 

2. Dedicação acima da média

Sua equipe demonstra alto comprometimento com entregas, resultados e atingimento de metas, exibindo alta produtividade? Isso quer dizer que os seus funcionários estão com um alto nível de Compromisso. Mas tome cuidado: se a empresa não oferecer condições adequadas e uma contrapartida justa, toda essa dedicação pode se transformar em frustração.

3. Espírito de equipe e sentimento de dono

A equipe que vibra a cada conquista da empresa e compartilha também das frustrações está com o nível de Pertencimento bem trabalhado. Ela tem forte o “sentimento de dono”, se identifica com os valores e se sente à vontade no ambiente de trabalho para se expressar. São pessoas com visão de time, que criam relações, têm voz ativa, e são ávidas por buscar soluções.

4. Propósito compartilhado

Sua equipe defende o negócio, divide experiências positivas, enche o peito para falar do trabalho e se sente reconhecida? Este é o retrato típico de um time orgulhoso do que faz. São funcionários que estão sempre ressaltando as iniciativas e os impactos positivos do trabalho, por exemplo. Pessoas motivadas, que enxergam um propósito no que fazem e percebem a importância dele tanto para elas próprias, quando para a sociedade.

5. Disposição em inovar

Um time que vai além do que é esperado da sua função é um time com a conexão “compartilhamento” alta. É uma equipe proativa, inovadora, que pensa em melhorias e atua espontaneamente como defensora da empresa. Participa de ações voluntárias, compartilha conteúdos nas redes sociais, indica amigos para processos seletivos, ou seja, é embaixadora da empresa dentro e fora dela.

E aí, o seu time tem essas características? Alguma conexão precisa ser reforçada? Conte para nós nos comentários.

Compartilhe isso:

  1. Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)

  2. Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)

  3. Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)

  4. Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

#equipeengajada

0 visualização

Posts recentes

Ver tudo

©2020 por Santo Caos.