• Daniel Santa Cruz

5 problemas que uma marca enfrenta na contratação de funcionários

Entenda por que preencher as vagas de emprego está mais difícil para as empresas.

Não importa o segmento ou o porte do negócio: um dos maiores desafios que os departamentos de Recursos Humanos (RH) das empresas têm enfrentado nos dias de hoje é a contratação de funcionários. Segundo pesquisa realizada pela Fundação Dom Cabral, 91% das companhias brasileiras têm problemas para preencher suas vagas abertas.

Para que você possa entender melhor as razões deste fenômeno, listamos neste artigo as cinco principais dificuldades que as companhias encaram no momento de recrutar talentos. Veja:

1. FALTA DE PROFISSIONAIS QUALIFICADOS

De acordo com uma pesquisa divulgada em 2016 pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o Brasil é terceiro país com maior dificuldade em encontrar trabalhadores qualificados para suas vagas de emprego, empatando com a Turquia e perdendo apenas para a Índia e o Japão, que aparecem em segundo e em primeiro lugar no ranking, respectivamente.

2. MITO DA FALTA DE CAPACITAÇÃO

Se por um lado a escassez de pessoal qualificado é inquestionável, por outro, em boa parte das empresas as expectativas estão fora da realidade do mercado de trabalho brasileiro. Muitas companhias querem contratar apenas os profissionais “prontos”. Isto torna o processo de recrutamento e seleção muito mais penoso, uma vez que este perfil profissional é reduzido e, normalmente, contempla pessoas já empregadas ou que demandam propostas de trabalho bem mais atrativas. É muito importante que as empresas se conscientizem de seu papel na capacitação dos talentos e reflitam se os requisitos esperados no momento de contratar um funcionário não são excessivamente rigorosos ou incompatíveis com a mão de obra disponível no mercado.

3. PERFIS TÉCNICO E COMPORTAMENTAL IDEAIS NO MESMO PROFISSIONAL

Além da capacitação técnica, cada vez mais as empresas têm considerado o perfil comportamental como um importante critério a ser avaliado na contratação de um funcionário. Este novo panorama torna o trabalho dos RHs das empresas ainda mais desafiador, já que o potencial talento deve apresentar qualificação profissional e estilo de comportamento ideais para ocupar a vaga de emprego.

4. MARCA EMPREGADORA FRACA

Imagine que um profissional tenha recebido propostas de trabalho de duas empresas concorrentes e, em termos de funções e de remuneração, estas ofertas sejam equivalentes. Quais aspectos o potencial talento levará em conta para fazer a sua escolha? Certamente, fatores como identificar-se com os valores, os propósitos e os benefícios intangíveis que a companhia oferece serão importantes e grandes influenciadores nesta tomada de decisão. Por isso, se a empresa possui uma marca empregadora fraca, ela terá mais obstáculos e sentirá de maneira acentuada o peso da concorrência ao contratar funcionários.

5. MODELO DE NEGÓCIO “TRADICIONAL”

Empresas com modelos de negócio mais “tradicionais” têm se deparado com grandes barreiras para contratar funcionários. Isto porque elas estão disputando talentos com companhias que possuem estruturas de trabalho, geralmente, mais flexíveis e informais, tais como as startups. Estes modelos de negócios “inovadores” se tornaram os preferidos de uma significativa parte dos profissionais que tem ingressado no mercado de trabalho nos últimos anos.

QUERENDO SABER MAIS SOBRE O ASSUNTO? Baixe o nosso Guia do Recrutamento de Excelência. Lá te damos dicas de como atrair bons candidatos e não perder talentos para a concorrência.

Gostou do nosso artigo sobre os desafios das empresas para contratar funcionários? Compartilhe sua opinião com a gente conosco no campo de comentários!

VEJA TAMBÉM NO NOSSO BLOG

O que fazer para estimular o intraempreendedorismo na sua empresa?

A sua empresa não é o Google. Entenda por que copiar ações de engajamento nas empresas não funciona.

Inclusão racial: o que as empresas podem fazer para mudar o status quo.

Compartilhe isso:

  1. Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)

  2. Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)

  3. Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)

  4. Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

#contratarfuncionários #dificuldadesparacontratar

0 visualização

Posts recentes

Ver tudo

©2020 por Santo Caos.