• Daniel Santa Cruz

5 principais erros no controle dos KPIs de RH

Saber escolher e controlar os KPIs de RH pode fazer toda a diferença no seu dia a dia. Confira as nossas dicas de como não errar nessas escolhas!

Os KPI´s de RH possuem três objetivos principais:  conhecer a situação atual da empresa, ajudar na definição de um objetivo futuro e, ainda,  auxiliar na avaliação dos resultados no momento futuro, focando no objetivo que a sua empresa pretende alcançar.

O KPI de RH pode, e deve, ser adaptado de acordo com os resultados que você pretende observar, mas os mais comuns são: absenteísmo, turnover, ROI em treinamentos e clima organizacional. Mas, lembre-se: você também pode incluir nesta lista uma série de novos KPIs para avaliar o seu negócio.

Com esta lista KPIs em mãos, é chegado o momento de acompanhá-los e monitorá-los. Por isso, buscando investigar mais sobre este tema, listamos abaixo os 5 principais erros no controle de KPIs de RH. Confira!

1. Não definir bem os KPIs de RH .

Um KPI de RH pode revelar uma série de dados referentes à satisfação dos funcionários, rotatividade na empresa, entre outros itens. Mas, para que isso seja bem interpretado e utilizado, é preciso saber qual o foco daquela análise ou pesquisa dentro de seu próprio negócio. É importante saber definir e entender qual a direção dos KPIs de RH, para que eles realmente possam trazer bons resultados a curto, médio e longo prazo.

2. Monitoramento lento e não contínuo.

Após definir qual o melhor direcionamento dos seus KPIs de RH, é importante ter em mente que eles precisam ser analisados continuamente, de maneira bem analítica e, ao mesmo tempo, de forma rápida, para que os resultados atuais sejam mostrados praticamente em tempo real. Assim, caso alguma ação precise ser tomada, ela não será tardia.

A boa notícia é que atualmente existem inúmeras tecnologias e ferramentas que vêm tornando esse monitoramento cada dia mais preciso e ágil.

3. Não conseguir monitorar todos os perfis de público.

Em empresas de grande porte, é bastante comum que os KPIs de RH tenham foco em somente uma parcela dos colaboradores. E isso não é nem de longe o que se espera para obter bons resultados. Quando se analisa qualquer dado proveniente de seus funcionários, é de extrema importância que esta amostragem represente todos os públicos da organização, para que, assim, se entenda melhor o que está acontecendo dentro da empresa, e uma solução efetiva possa ser encontrada.

4. Utilizar somente planilhas de Excel.

A utilização isolada de planilhas de Excel para mensurar os dados obtidos por meio dos KPIs de RH pode resultar na obtenção de análises pouco profundas, que impedem a empresa de alcançar a eficácia necessária. Ao examinar estas informações, use a tecnologia a seu favor. Existem hoje excelentes programas que compilam e cruzam dados, ajudando a compreender com agilidade e maior precisão o que está acontecendo/aconteceu dentro da empresa. Isso certamente contribuirá para o desenvolvimento de ações mais assertivas.

5. Falta de interatividade.

O resultado dos KPIs de RH de sua empresa é apresentado aos funcionários? Se sim, há espaço para eles refletirem e opinarem sobre estes dados e, até mesmo, proporem soluções para eventuais problemas? Um obstáculo dentro de uma organização pode ter uma série de razões diferentes que, às vezes, não ficam evidentes somente pelos números. Por isso, criar ações que permitam que funcionários interajam com os resultados dos KPIs de RH pode ser uma excelente medida para controlar e melhorar estes indicadores.

Gostou de nossa matéria sobre principais erros no controle dos KPIs de RH? Deixe suas impressões no campo de comentários.

VEJA TAMBÉM EM NOSSO BLOG

Indicadores de RH: 4 dicas para melhorar o desempenho da sua empresa

Questionário de clima organizacional: como fazer?

Como mensurar a felicidade dos meus funcionários?

Compartilhe isso:

  1. Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)

  2. Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)

  3. Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)

  4. Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

0 visualização

Posts recentes

Ver tudo

©2020 por Santo Caos.