- Daniel Santa Cruz
5 ideias para melhorar seu plano de RH
Sugestões para aperfeiçoar o plano de RH de sua empresa e fazê-lo funcionar da melhor maneira possível.
O setor de RH tem grande importância dentro de uma empresa, uma vez que é responsável por uma série de funções e atividades essenciais para o bom funcionamento das organizações. Por isto, o seu plano de RH precisa estar bem estruturado e organizado, garantindo que tudo ocorra da melhor maneira possível, e que eventuais desvios de rota não prejudiquem o alcance dos objetivos traçados. Pensando nisto, selecionamos 5 dicas de como melhorar o plano de RH e assegurar o seu pleno funcionamento. Acompanhe:
Conheça bem a área
O primeiro passo para elaborar e aprimorar o seu plano de RH é entender detalhadamente o funcionamento atual do setor. Cada companhia tem um departamento de RH único, já que cada uma atribui diferentes responsabilidades e rotinas para a área. Assim, reúna-se com seus funcionários, elenque os processos, mensure o tempo gasto em cada atividade, determine os capitais material e humano necessários para a execução de cada uma delas e, é claro, entenda a importância de cada uma destas tarefas e qual a prioridade que elas possuem para o setor.
Reveja os processos
Após o levantamento destas informações, melhore o seu plano de RH fazendo as revisões de processos que julgar necessárias para tornar as rotinas da área mais dinâmicas e menos burocráticas. Entre outros benefícios para a área, isto reduzirá a sobrecarga dos colaboradores e possibilitará a melhoria dos resultados do departamento.
Trabalhe com metas
Uma ótima tática para melhorar o seu plano de RH é estabelecer metas. Existem diversas técnicas para isso, e uma delas é a SMART, um conceito fácil e eficaz. Esta sigla, em inglês, é composta pelas iniciais de cinco palavras que ajudarão você a definir bem uma meta. Veja:
1.(S) Específica: a meta definida deve ser bem específica e de fácil entendimento, possibilitando que qualquer pessoa saiba onde se quer chegar com o plano de RH traçado;
2.(M) Mensurável: a meta definida precisa poder ser mensurada, ou seja, acompanhada em números;
3.(A) Atingível: a meta definida deve ter concretização possível, embora também deva ser desafiadora;
4.(R) Relevante: a importância da meta definida deve estar evidente para todos; e
5.(T) Temporal: a meta definida deve ter um prazo para ser atingida.
Considere terceirizar algumas atividades do setor
Para aperfeiçoar o seu plano de RH e o funcionamento do setor, considere a possibilidade de terceirizar algumas atividades da área. Este tipo de inovação pode ser crucial para desafogar o departamento, permitindo que a equipe se empenhe com mais dedicação às atividades que realmente precisam ser executadas dentro da empresa.
Converse com líderes de outras áreas
O plano de RH, normalmente, estabelece ações que não são restritas à própria área, e podem envolver toda a empresa. Por isto, é fundamental que, no momento de elaboração do plano de RH, os líderes das demais áreas sejam ouvidos, afinal, eles serão importantes apoiadores e engajadores das equipes ao longo da realização de boa parte destes projetos.
Como é o plano de RH de sua empresa? Você acredita que ele possa melhorar? Conte-nos aqui, no campo de comentários.
VEJA TAMBÉM EM NOSSO BLOG
4 formas de enxugar custos no RH
Como gerar mais resultados com uma equipe de RH reduzida?
Indicadores de RH: o que são e como usar?