• Daniel Santa Cruz

5 ideias para melhorar seu plano de RH

Sugestões para aperfeiçoar o plano de RH de sua empresa e fazê-lo funcionar da melhor maneira possível.

O setor de RH tem grande importância dentro de uma empresa, uma vez que é responsável por uma série de funções e atividades essenciais para o bom funcionamento das organizações. Por isto, o seu plano de RH precisa estar bem estruturado e organizado, garantindo que tudo ocorra da melhor maneira possível, e que eventuais desvios de rota não prejudiquem o alcance dos objetivos traçados. Pensando nisto, selecionamos 5 dicas de como melhorar o plano de RH e assegurar o seu pleno funcionamento. Acompanhe:

  1. Conheça bem a área

O primeiro passo para elaborar e aprimorar o seu plano de RH é entender detalhadamente o funcionamento atual do setor. Cada companhia tem um departamento de RH único, já que cada uma atribui diferentes responsabilidades e rotinas para a área. Assim, reúna-se com seus funcionários, elenque os processos, mensure o tempo gasto em cada atividade, determine os capitais material e humano necessários para a execução de cada uma delas e, é claro, entenda a importância de cada uma destas tarefas e qual a prioridade que elas possuem para o setor.

  1. Reveja os processos

Após o levantamento destas informações, melhore o seu plano de RH fazendo as revisões de processos que julgar necessárias para tornar as rotinas da área mais dinâmicas e menos burocráticas. Entre outros benefícios para a área, isto reduzirá a sobrecarga dos colaboradores e possibilitará a melhoria dos resultados do departamento.

  1. Trabalhe com metas

Uma ótima tática para melhorar o seu plano de RH é estabelecer metas. Existem diversas técnicas para isso, e uma delas é a SMART, um conceito fácil e eficaz. Esta sigla, em inglês, é composta pelas iniciais de cinco palavras que ajudarão você a definir bem uma meta. Veja:

1.(S) Específica: a meta definida deve ser bem específica e de fácil entendimento, possibilitando que qualquer pessoa saiba onde se quer chegar com o plano de RH traçado;

2.(M) Mensurável: a meta definida precisa poder ser mensurada, ou seja, acompanhada em números;

3.(A) Atingível: a meta definida deve ter concretização possível, embora também deva ser desafiadora;

4.(R) Relevante: a importância da meta definida deve estar evidente para todos; e

5.(T) Temporal: a meta definida deve ter um prazo para ser atingida.

  1. Considere terceirizar algumas atividades do setor

Para aperfeiçoar o seu plano de RH e o funcionamento do setor, considere a possibilidade de terceirizar algumas atividades da área. Este tipo de inovação pode ser crucial para desafogar o departamento, permitindo que a equipe se empenhe com mais dedicação às atividades que realmente precisam ser executadas dentro da empresa.

  1. Converse com líderes de outras áreas

O plano de RH, normalmente, estabelece ações que não são restritas à própria área, e podem envolver toda a empresa. Por isto, é fundamental que, no momento de elaboração do plano de RH, os líderes das demais áreas sejam ouvidos, afinal, eles serão importantes apoiadores e engajadores das equipes ao longo da realização de boa parte destes projetos.

Como é o plano de RH de sua empresa? Você acredita que ele possa melhorar? Conte-nos aqui, no campo de comentários.

VEJA TAMBÉM EM NOSSO BLOG

4 formas de enxugar custos no RH

Como gerar mais resultados com uma equipe de RH reduzida?

Indicadores de RH: o que são e como usar?

4 ideias inovadoras para o RH

Compartilhe isso:

  1. Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)

  2. Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)

  3. Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)

  4. Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

0 visualização

©2020 por Santo Caos.