• Daniel Santa Cruz

5 formas de motivar funcionários

Uma lista com dicas de como motivar funcionários no dia a dia da empresa. Confira!

Não é segredo para ninguém que um funcionário feliz com o trabalho tem maior produtividade e se mantém mais conectado com a marca, se comparado a um colaborador que não está satisfeito com a empresa em que trabalha. Mas como realmente motivar funcionários no dia a dia de trabalho? Veja a seguir 5 dicas que preparamos para você.

1. Líder como mentor

O líder da equipe precisa ser muito mais do que apenas um chefe: é muito importante que ele seja o mentor de cada um de seus subordinados. Por ter um contato direto e muito próximo com sua equipe, ele tem grande influência sobre a motivação dos funcionários e pode ser uma importante ponte entre os colaboradores e o RH.

2. RH como parceiro

Ao desenvolver estratégias para motivar funcionários dentro da empresa, é importante que o RH pense em conjunto com o líder de cada equipe. Isso auxiliará para que os planos de ação da companhia sejam mais efetivos e, de fato, possam ser difundidos e colocados em prática dentro da companhia.

Neste ponto, também é importante frisar que o propósito de motivar funcionários precisa emanar  da própria empresa, como uma política organizacional.

3. Protagonismo e autonomia como forma de motivar funcionários

Estimular o protagonismo do funcionário e oferecer autonomia são dois aspectos fundamentais para os funcionários se sentirem cada vez mais engajados, motivados e convictos de que fazem parte da empresa. Por isso, é essencial comunicar aos colaboradores a importância das tarefas e das atividades que eles realizam, demonstrando como elas são essenciais para o bom trabalho das equipes e para o funcionamento da empresa no geral.

Apresentar os propósitos da atuação de cada um e reconhecer a dedicação e o desempenho dos talentos são ótimos aliados no momento de motivar funcionários.

Outro aspecto muito importante sobre o protagonismo é a influência que ele exerce, não somente na motivação dos funcionários, mas também na automotivação dos colaboradores. Ele é um elemento essencial para estimular nos talentos a capacidade de autodirecionarem o engajamento e o foco no alcance de um objetivo.

4. Realização de treinamentos

Mostrar o quanto a empresa acredita nos colaboradores é uma excelente forma de motivar funcionários. Para isso, uma ação que pode ser muito relevante é oferecer treinamentos e investir na capacitação dos talentos, tornando-os profissionais cada vez mais habilitados para as funções que exercem dentro de suas equipes. E não estamos falando apenas de palestras, workshops ou atividades de cunho motivacional. A ideia é mais ampla e envolve o investimento em qualificação técnica, como estudos   em faculdades, especializações etc.

5. Reais oportunidades de crescimento dentro da empresa

É muito comum, ao entrar em um novo emprego, que o funcionário deseje permanecer o maior tempo possível na companhia e que, futuramente, possa ser promovido ou tenha um plano de carreira sólido. Mas, para que isso aconteça ou para evitar que o colaborador se sinta frustrado em estar ali dentro, é importante que a empresa seja transparente, esclarecendo quais são as reais oportunidades de crescimento que ele poderá vir a ter na equipe ou na organização como um todo. Esta é mais uma ação crucial para motivar funcionários.

E você, como se dispõe a motivar funcionários em sua empresa? Conte para nós no campo de comentários.

VEJA TAMBÉM EM NOSSO BLOG

Como engajar meus funcionários em torno de políticas de sustentabilidade?

Campanha motivacional para funcionários: por onde começar?

Questionário de clima organizacional: como fazer?

Indicadores de RH: 4 dicas para melhorar o desempenho da sua empresa

Compartilhe isso:

  1. Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)

  2. Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)

  3. Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)

  4. Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

#motivasfuncionários

0 visualização

Posts recentes

Ver tudo

©2020 por Santo Caos.