• Daniel Santa Cruz

5 dicas para ter um ambiente saudável de trabalho

Pequenas ações podem fazer a diferença e trazer grandes benefícios para o clima organizacional da empresa.

Estar num ambiente saudável de trabalho é fundamental para a qualidade de vida do funcionário. Afinal, em média, ele passa oito horas do dia neste cenário.

Quando se pensa em ambiente saudável de trabalho, é comum relacionar esta ideia a questões de ergonomia, como luminosidade, ventilação, adequação dos móveis etc. No entanto, este conceito extrapola as noções de bem-estar físico, abrangendo fatores psicológicos e emocionais.

A falta de um ambiente saudável na empresa pode provocar problemas físicos, mas também uma série de transtornos mentais, como ansiedade, depressão e estresse. Recentemente, a Organização Mundial de Saúde (OMS) incluiu a síndrome de burnout, mais conhecida como síndrome do esgotamento físico e mental, em sua lista de Classificação Internacional de Doenças, descrevendo-a como um “fenômeno” ligado ao trabalho que afeta a saúde, devido ao significativo aumento de casos diagnosticados.

Veja neste artigo 5 dicas simples, mas muito eficientes, para a construção de um ambiente de trabalho saudável nas organizações:

1. Saiba ouvir.

Um ambiente saudável de trabalho tem como premissa acolher e escutar os funcionários. É fundamental que os colaboradores percebam que podem somar ao projeto da empresa, sentindo-se parte contribuinte do propósito da organização. Isto favorece o engajamento da equipe e o estabelecimento de relações mais coesas entre os colaboradores.

Assim, tenha um canal seguro através do qual os funcionários possam se comunicar e dar as suas ideias para a empresa, de maneira transparente e confortável.

2. Capacite os líderes.

Estudos mostram que 27% dos trabalhadores pedem demissão por causa do mau relacionamento com o chefe. O líder direto é a imagem e a voz da empresa aos olhos do funcionário. Quem está à frente dos demais precisa de outras qualidades, além de conhecimento técnico sobre uma determinada área. Uma boa ferramenta para desenvolver a habilidade de relacionamento dos líderes é a Inteligência Emocional. Ela pode ser uma grande aliada na resolução de conflitos diários, contribuindo para que se mantenha um ambiente saudável de trabalho.

3. Dê feedbacks com assertividade.

Estabelecer um bom relacionamento com a equipe também significa pensar na forma como a comunicação acontece. O feedback é essencial para o aprimoramento do desempenho do colaborador. Planejar quando e o que será dito pode diferenciar um ambiente saudável de trabalho de um nocivo, que acumula problemas mal resolvidos. Um discurso assertivo, praticado com respeito e periodicamente trará benefícios a todos e à empresa.

4. Faça o mapeamento do clima organizacional e do engajamento dos seus funcionários.

O capital humano é o bem mais valioso de um negócio. Por isso, realizar o mapeamento do clima organizacional da empresa regularmente, a partir de critérios que estejam claros para todos, significa ter em mãos um termômetro eficiente. Este recurso pode ser capaz de medir com profundidade o nível de motivação dos colaboradores, os pontos críticos e ajudar no desenvolvimento de estratégias para recuperar ou manter o ambiente saudável de trabalho.

5. Tenha um ambiente inclusivo.

Empresas que têm a diversidade em pauta e estão engajadas com a inclusão das minorias ─ mulheres, negros, PcDs e comunidade LGBTQ+s ─ em seu quadro de funcionários, em geral, apresentam um ambiente de trabalho mais saudável e são mais lucrativas. Além disso, equipes diversas são importantes fomentadoras de inovação dentro das organizações e reduzem a incidência de conflitos nas empresas. Segundo uma pesquisa feita pelo Hay Group em 2015, companhias nas quais a diversidade é reconhecida e praticada apresentam 50% menos desentendimentos se comparada às demais.

Como é o clima em sua empresa? Você acredita que a sua organização tem um ambiente saudável de trabalho? Compartilhe com a gente no campo de comentários.

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