• Daniel Santa Cruz

5 dicas para melhorar seu planejamento estratégico de RH

Sugestões simples e eficazes para aperfeiçoar o planejamento de RH.

O departamento de RH é responsável por diversas funções e atividades essenciais dentro das empresas, e precisa estar organizado e bem estruturado para realizá-las. Em um contexto de mudanças cada dia mais rápidas no mercado, o planejamento estratégico de RH deve acompanhar este ritmo a fim de contribuir para o alcance das metas da organização.

Leia o nosso artigo e melhore o planejamento estratégico de RH de sua empresa com cinco dicas:

1.ENTENDA A ÁREA

O primeiro passo para desenvolver e aperfeiçoar o planejamento estratégico de RH é compreender detalhadamente o funcionamento atual da área. Cada empresa tem um departamento de RH muito singular, já que cada organização possui uma estrutura de responsabilidades e rotinas para o setor. Assim, mapeie os processos, o tempo gasto nas atividades, os capitais material e humano necessários para a execução de cada uma delas, bem como a relevância das tarefas.

2.REVISE OS PROCESSOS

Com as informações levantadas no mapeamento, melhore o planejamento estratégico de RH fazendo as revisões de processo necessárias para: tornar o dia a dia da área mais prático, ágil e menos burocrático; reduzir a sobrecarga dos funcionários; expandir os resultados do setor etc.

3.ESTABELEÇA METAS

Uma sugestão para melhorar o planejamento estratégico de RH é estabelecer metas. Existem diversas metodologias para isso. Uma delas é o SMART, um conceito simples e bastante eficiente. Esta sigla, em inglês, é composta pelas iniciais de cinco palavras que definem uma meta bem estipulada. São elas:

  1. (S) Específica: a meta estabelecida deve ser específica e facilmente entendida, isto é, todos sabem onde se deseja chegar.

  2. (M) Mensurável: a meta estabelecida deve poder ser medida e acompanhada em números.

  3. (A) Atingível: a meta estabelecida deve ser alcançável.

  4. (R) Relevante: a importância da meta estabelecida deve estar clara para todos.

  5. (T) Temporal: a meta estabelecida deve ter um prazo para ser alcançada.

4.AVALIE A POSSIBILIDADE DE TERCEIRIZAÇÕES

Durante o processo de melhorias do planejamento estratégico de RH você pode descobrir que há muitas atribuições para um departamento enxuto ou até mesmo que os profissionais não estão aptos para realizar alguns processos. Assim, considere terceirizar algumas atividades do setor, principalmente aquelas de cunho mais burocrático ou eventual.

5.CONTE COM OS LÍDERES DE OUTRAS ÁREAS

O planejamento estratégico do RH normalmente prevê ações que não se restringem apenas aos profissionais da área, mas atingem toda a empresa. Por isso, é muito importante contar com o engajamento dos líderes das outras equipes. Eles são multiplicadores e influenciadores, que auxiliarão na realização de diversas atividades e motivarão o seu time a participar também.

O planejamento estratégico de RH, essencial para o pleno funcionamento de toda uma organização, não precisa ser um transtorno. O que você acha? Dê a sua opinião no campo de comentários.

VEJA TAMBÉM EM NOSSO BLOG

Questionário de clima organizacional: como fazer?

Como gerar mais resultados numa equipe de RH reduzida?

Compartilhe isso:

  1. Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)

  2. Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)

  3. Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)

  4. Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

#comofazeroplanejamentoderh #planejamentoderh

1 visualização

©2020 por Santo Caos.