• Daniel Santa Cruz

4 sinais de que a sua equipe está desengajada

Nesse texto, comentamos sobre os sinais que um time demonstra quando está altamente engajado. Hoje, vamos falar sobre os sintomas de uma equipe desengajada: o que acontece quando não há conexão genuína com a empresa? Confira a seguir.

Desejo de deixar a empresa

A rotatividade é um dos principais indicadores que podem demonstrar a falta de engajamento. Porém, num momento de crise esse dado pode ficar “mascarado”, pois as pessoas tendem a permanecer num trabalho, mesmo que infelizes, por medo de não conseguir outro. Por isso, é importante mensurar e analisar não somente as pessoas que saem voluntariamente da organização, mas também as que demonstram desejo de fazê-lo.

A perspectiva de permanência na empresa é uma das variáveis que nós analisamos aqui na Santo Caos, para mensurar engajamento. É importante entender e acompanhar esse dado, pois as pessoas desengajadas tendem a sair se tiverem a oportunidade. Ou até pior, ficar e “contaminar” o ambiente, deixando toda a equipe desengajada.

Desempenho abaixo do normal

Existem diversas variáveis que impactam o desempenho de um profissional, e é natural que este oscile ao longo do tempo. Porém, se a equipe demonstra desempenho consistentemente inferior quando comparado a outros períodos, isso pode ser um sinal de desengajamento.

Nesse caso, será necessário ir a fundo para entender as causas dessa queda. Se houver alguma insatisfação específica, a empresa pode ouvir e analisar para ver se é viável resolvê-la. Caso seja algum fator não relacionado ao trabalho que esteja impactando nisso, ao menos o profissional sentirá a preocupação da organização com seu bem-estar. E essa, por si só, já é uma forma de apoio.

Migué rolando solto

Em nosso estudo realizado em 2018, vimos que as pessoas que dão migué são em média 10% mais desengajadas. Ou seja, o migué é também uma consequência da falta de engajamento. Seja por atrasos, enrolação, não cumprimento de prazos ou entregas, o migué impacta diretamente os resultados de toda a empresa se não tiver suas causas entendidas e minimizadas.

Frequentemente, o migué se deve à falta de transparência e comunicação ineficiente, o que leva a quebra de expectativa e frustração. Vale analisar se a empresa está cumprindo o que promete, para depois poder avaliar as causas desse comportamento. E seja por alguma falha da organização ou do próprio colaborador, deverá tomar as medidas necessárias.

Falta de produtividade e desperdício

É fato que a produtividade no Brasil é baixa se comparada à de outros países. Isso se deve ao nosso nível de tecnologia aplicada, processos ineficientes e até mesmo à educação básica, entre outros fatores. Para além disso, a baixa produtividade também pode ser sinal de equipe desengajada.

Para entender se a causa disso é mesmo o desengajamento, é preciso analisar se a organização oferece o necessário para o desenvolvimento de um trabalho com a qualidade esperada. Ter que dar o famoso “jeitinho” por falta de recursos o tempo todo pode desmotivar a equipe, que passa a exigir menos de si mesma por não ter tudo o que precisa. Além disso, sem a estrutura necessária, fica naturalmente mais difícil produzir 100% da capacidade.

Em alguns setores como a indústria, é possível entender também esse fator através do desperdício. Se há muito material sendo descartado sem necessidade, pode ser um sinal de que o colaborador foi mal treinado, não entendeu direito os processos e padrões ou até mesmo que ele não se importa com os recursos e indicadores da companhia. Cada uma dessas razões demanda ações diferentes.

Como sabemos, o engajamento é uma via de mão dupla, e só ocorre quando empresa e colaborador se empenham em fazer essa relação funcionar. Portanto, culpar somente o colaborador desengajado pode ser uma atitude ineficaz e injusta. Mensurar o engajamento, suas causas e consequências com consistência, ajuda a entender tudo isso para poder agir estrategicamente.

Como anda o engajamento aí na sua equipe? Tem visto algum sinal desses acontecendo no dia a dia? Conta para nós nos comentários.

Compartilhe isso:

  1. Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)

  2. Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)

  3. Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)

  4. Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

#desengajamento #equipedesengajada

Posts recentes

Ver tudo

©2020 por Santo Caos.