- Daniel Santa Cruz
4 motivos para apostar num programa de voluntariado empresarial
Segundo a ONU, o voluntário é uma das principais peças para conseguirmos atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e melhorar a sociedade. Aproveitando o Dia do Voluntariado, comemorado em 28 de agosto, listamos alguns motivos para incentivar a sua empresa criar um programa de voluntariado empresarial, confira:
1. Mais aprendizado e desenvolvimento de competências
Fazer o bem ao próximo é um excelente motivo para exercitar competências como organização, trabalho em equipe, criatividade e empatia. Todas tão necessárias em qualquer ambiente organizacional.
Além disso, muitas vezes o grupo precisa se auto-organizar e definir metas e planos de ação. Isso contribui para a criação de mais visão de negócio, processos e habilidades de liderança.
2. Oportunidade de integração
A falta de integração entre áreas é um problema recorrente nas organizações e a união em prol de uma causa pode ser uma solução possível. A condução de trabalhos em conjunto cria afinidades e estreita as relações, extrapolando as ações do programa de voluntariado empresarial.
Em situações de trabalho remoto, realidade atual de muitas empresas, a importância deste tipo de programa pode ser ainda maior. Projetos em prol de uma causa nobre, especialmente na crise, podem ser motivadores e fundamentais para o senso de equipe.
3. Employer Branding
Ter um programa de voluntariado também reforça valores e propósitos da organização, tanto para os funcionários, quanto para potenciais talentos. De acordo com o estudo “Além do bem”, feito pela Santo Caos, 68% dos entrevistados dizem que um bom programa de voluntariado é um diferencial considerável na escolha de um emprego.
4. Mais engajamento com a organização
Ainda de acordo com o “Além do Bem”, funcionários ligados a um programa de voluntariado da empresa são 16% mais engajados com ela. Isso porque, ao dedicar-se a uma causa que acreditam, o senso de orgulho e pertencimento são fortemente reforçados. Além disso, como a relação entre as pessoas é beneficiada, o ambiente de trabalho se torna um lugar melhor para estar.
As vantagens são muitas e a possibilidade de se dedicar a uma causa pode ser relevante para a realização pessoal. No entanto, é essencial que, ao criar um programa, a empresa conheça seus colaboradores e escolha causas com as quais eles se identificam. Acima de tudo, é a causa que deve motivar o voluntário a dedicar o seu tempo e energia com compromisso. Nesse texto, demos algumas dicas de como engajar seus funcionários nestes programas.
E você, já participou de algum programa de voluntariado empresarial? Conte para nós nos comentários como foi a sua experiência!