• Daniel Santa Cruz

4 motivos para apostar num programa de voluntariado empresarial

Segundo a ONU, o voluntário é uma das principais peças para conseguirmos atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e melhorar a sociedade. Aproveitando o Dia do Voluntariado, comemorado em 28 de agosto, listamos alguns motivos para incentivar a sua empresa criar um programa de voluntariado empresarial, confira:

1. Mais aprendizado e desenvolvimento de competências

Fazer o bem ao próximo é um excelente motivo para exercitar competências como organização, trabalho em equipe, criatividade e empatia. Todas tão necessárias em qualquer ambiente organizacional.

Além disso, muitas vezes o grupo precisa se auto-organizar e definir metas e planos de ação. Isso contribui para a criação de mais visão de negócio, processos e habilidades de liderança. 

2. Oportunidade de integração

A falta de integração entre áreas é um problema recorrente nas organizações e a união em prol de uma causa pode ser uma solução possível. A condução de trabalhos em conjunto cria afinidades e estreita as relações, extrapolando as ações do programa de voluntariado empresarial. 

Em situações de trabalho remoto, realidade atual de muitas empresas, a importância deste tipo de programa pode ser ainda maior. Projetos em prol de uma causa nobre, especialmente na crise, podem ser motivadores e fundamentais para o senso de equipe. 

3. Employer Branding

Ter um programa de voluntariado também reforça valores e propósitos da organização, tanto para os funcionários, quanto para potenciais talentos. De acordo com o estudo “Além do bem”, feito pela Santo Caos, 68% dos entrevistados dizem que um bom programa de voluntariado é um diferencial considerável na escolha de um emprego. 

4. Mais engajamento com a organização

Ainda de acordo com o “Além do Bem”, funcionários ligados a um programa de voluntariado da empresa são 16% mais engajados com ela. Isso porque, ao dedicar-se a uma causa que acreditam, o senso de orgulho e pertencimento são fortemente reforçados. Além disso, como a relação entre as pessoas é beneficiada, o ambiente de trabalho se torna um lugar melhor para estar.

As vantagens são muitas e a possibilidade de se dedicar a uma causa pode ser relevante para a realização pessoal. No entanto, é essencial que, ao criar um programa, a empresa conheça seus colaboradores e escolha causas com as quais eles se identificam. Acima de tudo, é a causa que deve motivar o voluntário a dedicar o seu tempo e energia com compromisso. Nesse texto, demos algumas dicas de como engajar seus funcionários nestes programas.

E você, já participou de algum programa de voluntariado empresarial? Conte para nós nos comentários como foi a sua experiência!

Compartilhe isso:

  1. Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)

  2. Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)

  3. Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)

  4. Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

#engajamento #voluntariado

0 visualização

Posts recentes

Ver tudo

©2020 por Santo Caos.