• Daniel Santa Cruz

4 maiores erros no treinamento de funcionários

Os treinamentos que você vem oferecendo para os seus colaboradores não estão sendo bem aproveitados? Conheças os erros mais comuns que podem estar prejudicando suas ações

A oferta de treinamentos dentro das organizações é cada vez maior. Isto porque as empresas já perceberam os benefícios destas ações, tais como a melhoria na qualificação dos funcionários, o crescimento da produtividade, o aumento do engajamento, entre outros proveitos.

No entanto, também são frequentes alguns erros nos treinamentos oferecidos pelas corporações. Pensando nisso, neste artigo listamos os principais equívocos para que você possa evitá-los. Acompanhe na matéria:

1. Não conhecer o estilo de aprendizagem dos funcionários

Antes de propor qualquer tipo de treinamento, pense em algo bem simples: como você tem maior facilidade para aprender? Por meio de um vídeo; com alguém ministrando presencialmente um conteúdo; apenas ouvindo, sem necessariamente o apoio de um material visual? Agora, pergunte para o seu colega ao lado como ele prefere aprender algo novo. A  resposta, na maioria das vezes, é diferente, e se atentar a isso é o primeiro passo para evitar erros no treinamento. Assim, antes de iniciar qualquer projeto de treinamento, tente identificar qual o estilo de aprendizagem da maioria dos funcionários. Ao compreender este perfil, você poderá desenvolver ações mais efetivas para a capacitação dos colaboradores.

2. Oferecer treinamentos que beneficiam apenas a empresa ou apenas os funcionários

Nossa segunda dica para evitar erros no treinamento também envolve uma certa “pesquisa” por parte do RH dentro da empresa. Dessa vez, ela se refere ao que pode beneficiar as áreas versus o interesse dos funcionários. Não adianta oferecer um treinamento que atenda apenas aos objetivos da organização ou apenas aos anseios dos colaboradores, pois, claramente, ele não será aproveitado por alguma das partes. Por isso, avalie as demandas das áreas e, ao mesmo tempo, procure balancear estas necessidades com os interesses dos talentos.

3. Não aproveitar as oportunidades de treinamento já disponíveis

É comum que empresas e colaboradores participem de associações de classe por conta da área de atuação e da profissão. Mas você sabia que a maioria delas oferecem uma série de treinamentos gratuitos que muitas vezes acabam não sendo aproveitados? Assim, procure se informar sobre as capacitações oferecidas por estas entidades e engaje os funcionários a participarem.

4. Não receber feedbacks dos seus funcionários

Uma maneira muito simples e eficiente de evitar erros no treinamento é ouvir o que os funcionários têm a dizer, como já citamos em um artigo anterior. Para saber a real efetividade de um treinamento é indispensável conhecer a opinião dos colaboradores que participaram da intervenção e o que, de fato, foi aprendido ou não. Essas respostas poderão ser muito úteis para aperfeiçoamentos nestas ações, evitando assim possíveis erros em treinamentos futuros.

Você tem mais alguma dica de como evitar erros nos treinamentos oferecidos para os seus funcionários? Conte para gente aqui no campo de comentários.

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