• Daniel Santa Cruz

4 ideias para aumentar o engajamento de funcionários

Conheça algumas ações de engajamento de funcionários essenciais para as empresas que desejam melhorar a conexão com os seus talentos

Como já dissemos em outro artigo, o engajamento é um conjunto de conexões racionais e emocionais estabelecidas entre pessoas e instituições, com resultado positivo para ambos os lados.

O conceito é complexo; colocá-lo em prática, mais ainda. Por isso, neste artigo você vai conhecer quatro ideias para promover o engajamento dos funcionários de sua empresa. Acompanhe!

 1. ENTENDA O SEU PÚBLICO

Conhecer e entender o comportamento dos funcionários é essencial para criar ações para engajá-los. Somente com as informações obtidas por meio deste contato mais próximo será possível desenvolver estratégias efetivas para criar conscientização, aumentar o comprometimento, estimular o pertencimento, despertar o orgulho e criar um grupo de colaboradores-embaixadores da marca, que ajudarão a compartilhar ações positivas da empresa com os outros funcionários.

2. DESENVOLVA UM PLANO PERSONALIZADO PARA A SUA EMPRESA

Quando se pensa em engajamento de funcionários, a primeira regra é que não existe receita pronta. As mesmas ações de engajamento realizadas na empresa A, com resultados muito efetivos, não serão necessariamente produtivas na empresa B. Cada organização possui uma cultura e contextos muito particulares, e por isso suas estratégias de engajamento de funcionários devem ser desenvolvidas de maneira exclusiva, para atender de fato às demandas específicas de sua companhia.

3. ENGAJE OS LÍDERES DA EMPRESA

Os líderes são os espelhos das organizações e inspiram o comportamento dos colaboradores. Por isso, o engajamento de funcionários está diretamente relacionado à conduta dos líderes. Se uma empresa enxerga o engajamento como ponto crucial em sua realidade organizacional, é fundamental que os seus gestores estejam alinhados e comprometidos com esta ação. Afinal, a atuação dos funcionários é reflexo da atuação de seus líderes.

4. CONTRATE UMA EMPRESA ESPECIALIZADA EM ENGAJAMENTO

A rotina dos departamentos de Recursos Humanos (RHs) da maioria das empresas é bastante atribulada, repleta de tarefas para uma equipe enxuta. Por isso, é comum que a área não tenha tempo hábil para desenvolver e implantar um programa de engajamento de funcionários efetivo.

Quando o setor consegue viabilizar ações voltadas para este tema, as pesquisas pouco profundas, a falta de customização nas campanhas e a criação de uma série de hipóteses “viciadas” sobre a empresa são condições bastante recorrentes.

É por essas e por outras boas razões que a contratação de uma consultoria em engajamento de funcionários é bastante recomendada. Empresas com esta especialidade se dedicam apenas a este assunto. Por isso, possuem vasta experiência, conhecem diversas metodologias e estão aptas a desenvolver e implantar estratégias personalizadas, que atendam às necessidades únicas de cada cliente e que de fato tragam os resultados de engajamento de funcionários desejados pelas organizações.

E aí, este artigo foi útil? Quer compartilhar suas reflexões sobre o engajamento de funcionários conosco? Deixe o seu recado no campo de comentários!

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