• Daniel Santa Cruz

4 formas de reconhecer seu time remotamente

A falta de reconhecimento da equipe frequentemente surge como uma razão de desengajamento. Para solucionar este problema, existem caminhos mais elaborados, como programas de bonificação, presentes e premiações. Outro caminho, no entanto, é simples e efetivo, e se resume em atitudes básicas que podem partir, principalmente, de uma liderança presente.

Considerando o contexto atual de incertezas e trabalho remoto em boa parte das empresas, investir no reconhecimento da equipe apresenta-se como uma saída importante para estimular o engajamento. E quando falamos em investir não estamos nos referindo a grandes recursos financeiros. Inspire-se com algumas ideias que separamos:

1. Celebre pequenas conquistas

Em situações de readaptação, insegurança e incerteza, às vezes uma atividade anteriormente simples pode exigir o dobro de esforço. Por isso, reconhecer pequenos resultados é muito importante para dar o gás que as pessoas podem estar precisando agora. Elogios genuínos a um bom relatório, a uma colocação pertinente na reunião, a uma solução encontrada, por exemplo, podem fazer a diferença.  

2. Faça-se presente na casa do colaborador

Os “recebidos” ficaram famosos na quarentena como forma de reconhecimento da equipe. Para driblar o distanciamento social, as pessoas se fazem presentes com um bolo que chega de surpresa no delivery, uma pizza depois de um dia puxado de trabalho etc. Essa pode ser uma forma muito interessante de surpreender o colaborador e reconhecê-lo por sua dedicação. Além de ser uma surpresa, também é um jeito de fortalecer o senso de pertencimento – essencial para o engajamento. As possibilidades vão desde kits personalizados da empresa, até itens de escritório para facilitar o home office, materiais de boas-vindas para novos funcionários, carta da presidência, dentre outros. Também pode ser usado para reconhecer os aniversariantes do mês.

3. Dê visibilidade às pessoas e conte suas histórias

O compartilhamento de histórias é um modo eficiente de gerar conexão. Ouvindo experiências, as pessoas se identificam e ampliam o sentimento de empatia. Assim, podemos convidar as pessoas a dividirem suas histórias com os colegas. Como alcançou tal resultado, o que mudou na sua rotina, como os momentos de crise foram importantes em sua carreira… São alguns exemplos que podem inspirar as equipes, ao mesmo tempo que fazem com que o colaborador se sinta prestigiado. Isso pode ser feito por meio de lives, vídeos, depoimentos na intranet ou no jornal interno. Muitas empresas têm pedido aos colaboradores para enviar fotos do seu ambiente de trabalho para serem compartilhadas. Essa é uma forma bem simples de fortalecer o senso de time e reconhecê-lo como pessoas que estão se reinventando neste momento delicado.

4. Atenção extra com os funcionários que seguem trabalhando de forma presencial

As empresas que possuem parte do time trabalhando presencialmente precisam ter um olhar especial para estes funcionários. É o momento em que eles precisam ganhar destaque e ser exaltados como o motor da organização. Uma ideia é fazer isso com vídeos de agradecimento, mostrando quem são essas pessoas, sua rotina e a importância do seu trabalho, além de reforçar cuidados com segurança. Isso fortalece o orgulho, aumenta o compartilhamento e, consequentemente, o engajamento.

O que mais você tem visto como uma forma eficiente de reconhecer o time à distância? Conta pra gente!

Compartilhe isso:

  1. Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)

  2. Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)

  3. Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)

  4. Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

#homeoffice #reconhecimento

Posts recentes

Ver tudo

©2020 por Santo Caos.