• Daniel Santa Cruz

4 formas de enxugar custos no RH

Veja dicas para reduzir os custos no RH com estratégias simples, mas muito eficientes

Conseguir reduzir custos no RH, seja em épocas de crise ou em períodos de estabilidade, é sempre positivo para as empresas. A empreitada, muitas vezes encarada como um enorme desafio, na verdade pode não ser um “bicho de sete cabeças”. Neste artigo, elencamos quatro dicas de como diminuir os custos no RH com ações de fácil implementação e altamente efetivas. Acompanhe:

1.Esteja aberto à inovação

Nossa primeira sugestão é uma dica que já citamos anteriormente aqui no blog da Santo Caos: esteja disposto a inovar. A inovação é um ponto importante quando pensamos em maneiras de reduzir os custos no RH, já que ao testar novas formas de realizar funções burocráticas e estratégicas do setor é possível descobrir meios de otimizar a produtividade e os resultados da área.

2.Dê oportunidade a novos fornecedores.

Sabemos o quanto é comum os setores das organizações ficarem “presos” aos mesmos fornecedores, principalmente se eles forem fornecedores de longa data. Esta é uma condição pouco favorável para a redução dos custos no RH. Muitas destas empresas terceiras são marcas globais, que acabam cobrando não somente pelas entregas em si, mas também pelo renome que possuem dentro de seus mercados de atuação. Por isso, uma boa recomendação para as companhias que desejam minimizar os custos no RH é conhecer e se conectar ao trabalho de empresas menores e de startups, por exemplo. Estas organizações podem oferecer o mesmo serviço — ou até soluções novas e mais eficientes —, com um nível de excelência igual ou superior ao de suas concorrentes maiores, mas por um preço menor.

3.Certifique-se de que os benefícios oferecidos são efetivamente utilizados e vistos como  benefícios.

Sabemos que os olhos de todo talento brilham quando a empresa oferece benefícios. Mas, antes de oferecer este tipo de incentivo, é fundamental certificar-se de que ele será realmente útil para os funcionários, evitando que haja impactos negativos sobre os custos no RH. Não é estratégico, por exemplo, para uma empresa repleta de jovens, que ainda utilizam o plano de saúde familiar, oferecer aos seus talentos o benefício do convênio médico. O que supostamente seria um investimento nos funcionários, pode ser tornar um oneroso gasto, sem o retorno esperado para nenhuma das partes.

4.Terceirize atividades do RH

É indiscutível o quanto cada atividade do RH requer dedicação, tempo, empenho e, claro, pessoas devidamente qualificadas para realizá-las. Assim, outra dica para reduzir os custos no RH é terceirizar algumas atividades do setor. Mas, antes disso, é necessário fazer um minucioso mapeamento das atividades da área, procurando compreender o que prioritariamente deve ser realizado internamente e o que pode ser, de fato, terceirizado.

Como funcionam as questões de custos no RH em sua empresa? Você tem mais alguma ideia do que pode ser feito para reduzi-los? Conte-nos aqui no campo de comentários.

VEJA TAMBÉM EM NOSSO BLOG

Como gerar mais resultados com uma equipe de RH reduzida?

5 dicas para melhorar seu planejamento estratégico de RH

4 consequências da falta de inovação no RH

Indicadores de RH: 4 dicas para melhorar o desempenho da sua empresa

Compartilhe isso:

  1. Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)

  2. Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)

  3. Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)

  4. Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

0 visualização

©2020 por Santo Caos.