• Daniel Santa Cruz

4 dicas para melhorar a qualidade de vida dos funcionários

O capital humano é, definitivamente, o bem mais valioso de uma corporação. Por isso, esteja atento a ele, e saiba como melhorar a qualidade de vida dos funcionários

No artigo Como mensurar a qualidade de vida dos meus funcionários, mostramos o quanto a qualidade de vida do funcionário pode impactar a produtividade e os resultados de uma organização. Investigando mais sobre este tema, nesta matéria vamos falar sobre 4 ações que podem contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos funcionários. Acompanhe!

1. Escutar atentamente

Saber ouvir e entender as reais necessidades e expectativas dos colaboradores é um ponto muito importante na melhoria da qualidade de vida do funcionário. Isto porque os gestores terão a chance de serem mais assertivos ao propor ações e soluções.

Muitas vezes, algumas decisões dentro das organizações são tomadas levando-se em consideração uma conduta geral do mercado ou da concorrência. No entanto, nem sempre as práticas mais comuns são as melhores em determinados contextos. Por exemplo: muitas empresas oferecem o plano de saúde com coparticipação. Agora, imagine este benefício em um negócio que tenha essencialmente jovens em seu quadro de funcionários. Talvez, este auxílio tão difundido nas organizações possa não ser atrativo para este público, já que boa parte destes colaboradores ainda se enquadra como dependente em planos de saúde familiares. Uma boa estratégia para empresas dentro deste cenário é, primeiramente, ouvir os funcionários, entendendo se o benefício proposto é realmente percebido como um benefício. Se não, ainda com base nesta investigação, redirecionar tais recursos. Possivelmente, ações como o convênio com academias, cursos de idiomas e outras especializações impactariam mais positivamente a qualidade de vida destes funcionários.

2. Incentivar um estilo de vida saudável

No ambiente de trabalho, e até mesmo fora dele, a empresa pode e deve incentivar e proporcionar um estilo de vida mais saudável aos seus funcionários. Muitas organizações promovem a Semana de Qualidade de Vida, momento no qual tratam de inúmeros temas de influência na Qualidade de Vida no Trabalho (QVT), como ergonomia, prática de exercícios físicos, nutrição, saúde psicológica etc. Além disso, há uma série de ações contínuas que podem ser muito benéficas para a qualidade de vida do funcionário, como a implantação de programas de ginástica laboral e de massagem e, como dito anteriormente, até o convênio com academias.

 3. Cuidar da infraestrutura da empresa

Para zelar pela qualidade de vida do funcionário, é imprescindível atenção ao ambiente de trabalho, mantendo-o sempre limpo, organizado e acolhedor. A infraestrutura da empresa também deve estar adequada, garantindo o bem-estar das pessoas enquanto elas executam as suas tarefas, e oferecendo os subsídios que necessitam para trabalharem com produtividade máxima.

4. Reconhecer os funcionários

Reconhecer o bom trabalho e as ótimas ações dos funcionários contribui não só para o aumento do engajamento dos colaboradores, como também para o crescimento da qualidade de vida deles no trabalho. Afinal, quem não se sente mais satisfeito e motivado ao perceber que sua dedicação é reconhecida, seja monetariamente, por meio de benefícios ou de outras formas?

Você, gestor, têm estratégias diferentes para melhorar a qualidade de vida dos funcionários de sua organização? Conte-nos aqui nos comentários.

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