• Daniel Santa Cruz

3 soluções para conseguir o apoio de outras áreas para as ações de RH

As ações de RH acabam sendo, na maioria das vezes,  mais solitárias do que as de outros setores. Confira as nossas dicas para melhorar isso na sua empresa!

Em nosso último artigo, mostramos algumas das razões pelas quais conseguir o apoio dos outros setores para a concretização dos projetos de RH pode ser tão desafiador. Seguindo neste mesmo assunto, nesta matéria elencamos 3 soluções para promover a participação de outras áreas dentro das ações de RH. Veja como é possível resolver essa questão!

1. Apresente os propósitos

Um ponto extremamente importante quando pensamos em ações de RH e na participação das outras áreas nestes projetos é deixar claro para os setores como e por que eles serão impactados por tais iniciativas. Este diálogo é fundamental, pois ele evidenciará os propósitos das ações e todo o trabalho e os esforços que a área dedica para apoiar, reconhecer e valorizar os colaboradores. Compreendendo tais objetivos e percebendo o quanto a companhia se engaja em cuidar de um ativo tão fundamental quanto o capital humano, será mais fácil encontrar a cooperação dos outros departamentos junto às ações de RH.

2. Mostre os objetivos estratégicos do setor de RH

Já citamos aqui no blog que não é raro as pessoas pensarem que as ações de RH se resumem somente a trâmites burocráticos como contratação, demissão, pagamento de salários, entrevistas de emprego etc. Porém, sabemos que o RH vai muito além disso, sendo encarregado por funções bastante estratégicas para uma companhia.

Por isso, é crucial que uma das ações de RH para engajar as equipes nos projetos seja justamente mostrar tudo pelo qual o setor é responsável, e como a área beneficia os colaboradores e contribui para os resultados alcançados pela empresa. Para esta promoção, o departamento pode, inclusive, se aproximar da área de comunicação interna, tendo-a como aliada.

3. Engaje líderes nas ações de RH

É fundamental que todos os colaboradores entendam os propósitos das ações de RH e compreendam o valor estratégico da área de Recursos Humanos. Mas é crucial contar com o engajamento dos líderes de cada equipe para de fato obter o apoio dos setores na efetivação das ações de RH.

Ao estabelecer proximidade e uma real parceria com os gestores dos departamentos, o RH contará com uma importante ajuda para engajar os funcionários da empresa como um todo em seus projetos. Os dirigentes das áreas são importantes conectores entre os Recursos Humanos e os funcionários, sendo disseminadores essenciais dos propósitos das ações de RH, também responsáveis por motivar as equipes na realização destas iniciativas.

Gostou de nossas dicas? Você já segue algumas dessas sugestões para melhor promover as ações de RH ? Conte aqui no campo de comentários.

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